terça-feira, 13 de novembro de 2012

Esquadrilha da fumaça encanta durante apresentação na orla de Petrolina


Quem passou pela Orla Fluvial, na Porta do Rio, de Petrolina, na tarde desta terça-feira (12), se deparou com um verdadeiro espetáculo no céu. Como parte dos festejos pela semana da Proclamação da República, comemorado no dia 15 de novembro, a Esquadrilha da Fumaça realizou uma bela apresentação para a multidão que lotou a orla da cidade.
O evento da Força Aérea Brasileira (FAB), contou com todo o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina (PMP), que ajudou a organizar o evento. “É sempre importante mostrar ao público, fazendo com que conheçam as atividades da FAB. É o momento de estreitar a relação com toda a sociedade e tudo feito com muita segurança, com movimentos precisos e muita técnica. Além disso, estamos também atraindo jovens para a Força Aérea”, comentou o capitão da Aeronáutica, Capitão Marcos Conrado Veiga.
A apresentação durou em média 1h e foi muito aplaudido por todos os presentes. “É um espetáculo a parte. São pessoas treinadas, que passam horas fazendo isso para depois nos proporcionar tudo isso. Sem contar que as crianças adoram e ficam encantadas. Trouxe meus três filhos e eles não tiram os olhos do céu, acompanham cada movimento” relatou o analista de sistemas Marcelo Falcão.
A Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) de um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira, que fazem demonstrações de acrobacias aéreas. Segundo a EDA, o grande intuito é aproximar os meios aeronáuticos, civil e militar. A primeira demonstração oficial do grupo foi feita em 14 de maio de 1952, para uma comitiva estrangeira, em visita a Escola de Aeronáutica. Em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada a época, um tanque de óleo, exclusivo para a produção de fumaça.

Fonte: Blog do Banana

Nenhum comentário:

Postar um comentário