quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Miss Turquia 2006 é presa e processada por post no Instagram

A modelo e Miss Turquia 2006, Merve Buyuksarac (Foto: Reprodução/Instagram/mervebuyuksarac)A modelo e Miss Turquia 2006, Merve Buyuksarac 


A modelo e Miss Turquia 2006, Merve Buyuksarac, pode ser condenada a uma pena de até dois anos de prisão por ter publicado em sua conta do Instagram um poema satírico que, segundo as autoridades, insultou o presidente Recep Tayyip Erdogan.
Segundo advogado da modelo, Emre Telci, um promotor de Istambul demandou que a jovem seja processada por insultar um integrante do poder público. Uma corte local ainda vai decidir se o julgamento irá adiante.
Merve foi presa em janeiro após reproduzir em sua conta do Instagram um poema satírico. Ela nega ter insultado Erdogan.
A publicação foi apagada, mas segundo o jornal turco “Hurriyet Daily News”, tratava-se de um texto satírico nomeado “O poema do mestre”. Ele apareceu inicialmente em uma revista satírica turca que se orgulha de tirar sarro do poder político turco e de Erdogan em particular.
A miss se tornou a última figura a ser processada por insultar Erdogan, em meio a um medo de que o país esteja caminhando para um poder autoritário.
Nos anos recentes, a Turquia retirou liberdades de imprensa, perseguiu posts em redes sociais e processou centenas de pessoas envolvidas em protestos contra o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário