quinta-feira, 30 de abril de 2015

AV2 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO, CIDADANIA E DIVERSIDADE: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (unopar) 3º Semestre


Questão 1

Nota: Não gerada
Leia a seguinte notícia sobre uma escola: "Já no quesito estrutura física, as salas de aula não são forradas, possuem goteiras, e as infiltrações e mofos tomam conta dos espaços. Até mesmo pombos invadiram os ambientes. No ano passado, as aulas de informática tiveram de ser suspensas diante da infestação de piolhos das aves. A vigilância sanitária chegou a ser acionada, mas não tomou iniciativa porque o município não dispõe de condições para comprar repelentes. Os banheiros também não são adaptados dentro das normas de acessibilidade, e o pátio está cheio de entulhos, além da ausência de área recreativa." (POCONET. Justiça manda prefeitura de Rosário Oeste ampliar repasses a Apae, 13 de mar. de 2015. Disponível em: http://www.poconet.com.br/noticia/justica-manda-pr.... Acesso em 14 mar. 2015)
Diante de notícias como essa, podemos concluir que:

Alternativas

  • 1 -
    há inclusão nos espaços escolares e ela já foi plenamente realizada, por isso o edifício da escola citada no texto está sem manutenção.
  • 2 -
    existe uma grande diferença entre o discurso sobre a inclusão e a efetiva prática dessa inclusão nas escolas.
  • 3 -
    há escolas especializadas em inclusão e as demais não devem aceitar alunos que precisam de atendimento especializado.
  • 4 -
    existe uma reação de completa aceitação da inclusão nas escolas públicas, por isso as instituições especializadas como as Apaes deveriam ser fechadas.

Sua resposta

2 -
existe uma grande diferença entre o discurso sobre a inclusão e a efetiva prática dessa inclusão nas escolas.

Questão 2

Nota: Não gerada
Observe a imagem:
Imagem: escadas de uma escola pública com mais de 50 anos. Fonte: autor.
A existência de tantas escadas em uma escola pública pode ser, em parte, explicada pelo fato de:

Alternativas

  • 1 -
    as escadas serem muito mais acessíveis do que outros meios.
  • 2 -
    os professores preferirem escadas no lugar de elevadores.
  • 3 -
    o Estado ter uma grande preocupação com a inclusão desde muito antigamente.
  • 4 -
    a escola brasileira não ter sido, ao longo da história, pensada para incluir.

Sua resposta

4 -
a escola brasileira não ter sido, ao longo da história, pensada para incluir.

Questão 3

Nota: Não gerada
Observe:
Diversity means understanding that each individual is DIFFERENT in some way shape or form, but at the end of the day EVERYBODY is human. Diversity means understanding that each individual is DIFFERENT in some way shape or form, but at the end of the day EVERYBODY is human.

Imagem: Todo mundo é diferente. Todo mundo é humano. Fonte:https://www.pinterest.com/pin/336362665893706616/
A respeito da mensagem transmitida pela imagem, podemos afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    o autor da imagem pretende afirmar que a sociedade é heterogênea.
  • 2 -
    o autor defende a desigualdade social.
  • 3 -
    a imagem representa a superioridade branca.
  • 4 -
    a imagem demonstra a impossibilidade de convivência na sociedade.

Sua resposta

1 -
o autor da imagem pretende afirmar que a sociedade é heterogênea.

Questão 4

Nota: Não gerada
Observe:
Imagem: Olhe para além dos estereótipos. Fonte: https://www.pinterest.com/pin/53972895505144974/[adaptado].
Sobre os estereótipos sociais podemos afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    devem ser utilizados para classificar apropriadamente os indivíduos e grupos.
  • 2 -
    podem ser usados, desde que seja para outros povos que não àquele ao qual pertencemos.
  • 3 -
    são construídos a partir de rótulos pré-definidos, pelos quais julgamos os indivíduos ou grupos.
  • 4 -
    representam uma classificação científica e cultural dos grupos humanos e, deste ponto de vista, são justos.

Sua resposta

3 -
são construídos a partir de rótulos pré-definidos, pelos quais julgamos os indivíduos ou grupos.

Questão 5

Nota: Não gerada
Observe:
Imagem: Tentando comunicar-se. Fonte: https://www.pinterest.com/pin/461830136759758745/
Sobre a importância da comunicação nas relações humanas, podemos afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    o preconceito decorre do excesso de conhecimento que temos do outro.
  • 2 -
    a comunicação intensifica os estereótipos e o preconceito.
  • 3 -
    o preconceito somente pode ser combatido pelo isolamento dos diferentes.
  • 4 -
    a comunicação deve promover o conhecimento mútuo, diminuindo o preconceito.

Sua resposta

4 -
a comunicação deve promover o conhecimento mútuo, diminuindo o preconceito.
Enviado sem erros



Nenhum comentário:

Postar um comentário