quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Sucos de várias cores podem trazer benefícios à sua saúde

FOTO: MONTICELLLO/ISTOCK
Para deixar as refeições mais atraentes para os olhos é preciso adicionar um pouco de cor às receitas. Para tanto, as frutas são ingredientes ideais, pois além de serem donas de tons únicos, são essenciais para garantir que você tenha todos os nutrientes necessários para uma boa alimentação. Que tal utilizar destes poderes funcionais e visuais para turbinar seus sucos no DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, comemorado em 16 de outubro? Reconhecida em mais de 150 países, a data pretende conscientizar as pessoas em relação aos problemas de nutrição em todo mundo, com destaque à luta contra a fome.
Foto: Wojciech Kozielczyk/iStock
FOTO: WOJCIECH KOZIELCZYK/ISTOCK
SUCO VERMELHO
Você sabia que as frutas com cores avermelhadas possuem betacaroteno, que é uma substância antioxidante? De acordo com a nutricionista MARCELA MONTENEGRO, da Nutrirá, os antioxidantes agem nas células, diminuindo a PROBABILIDADE DO SEU ENVELHECIMENTO. “Contém também quantidades significativas de VITAMINA A, que auxilia na saúde da retina dos olhos”, afirma.
INGREDIENTES
(Receita das nutricionistas Marcela Montenegro e Renata Walter)
– 1 fatia de melancia;
– 5 morangos;
– 5 framboesas.
MODO DE PREPARO: Bata os ingredientes no liquidificador sem coar. Não há necessidade de acrescentar água por conta da presença melancia.
Foto: merc67/iStock
FOTO: MERC67/ISTOCK
SUCO LARANJA
Assim como os alimentos avermelhados, aqueles que possuem a cor laranja também são ricos em BETACAROTENO. “Eles têm altas quantidades de VITAMINA C, que participa de várias reações das nossas células, como na preservação da vida útil dos glóbulos brancos (nossas células de defesa), do processo de fabricação do colágeno”, comenta a nutricionista RENATA WALTER, também da Nutrirá. “A acerola é a fruta mais rica em vitamina C. Aposte nela para turbinar seu suco”, sugere Marcela.
INGREDIENTES
(Receita das nutricionistas Marcela Montenegro e Renata Walter)
– meia cenoura;
– 1 laranja;
– meia xícara de acerola;
– meio copo de água de coco
MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adoce, se necessário, com mel ou açúcar demerara.
Foto: utah778/iStock
FOTO: UTAH778/ISTOCK
SUCO ROXO
De acordo com Renata, a BETERRABA é rica em açúcares. “É uma das hortaliças mais ricas em ferro e, com o auxílio da vitamina C presente na laranja, tem sua absorção é potencializada. O ferro é essencial para a formação das nossas hemácias, que transportam oxigênio no sangue em nosso corpo”, fala.
INGREDIENTES
(Receita das nutricionistas Marcela Montenegro e Renata Walter)
– 1 laranja;
– 1 beterraba;
– 1 maçã sem casca;
– meio copo de água.
MODO DE PREPARO: Bater todos os ingredientes no liquidificador sem coar.
Foto: artisteer/iStock
FOTO: ARTISTEER/ISTOCK
SUCO AMARELO
As frutas de cor amarela são ricas em VITAMINAS C, A E DO COMPLEXO B. “Elas auxiliam o sistema imunológico e no fortalecimento dos ossos, devido ao magnésio presente no abacaxi e o boro (micronutriente que potencializa a absorção de cálcio) presente na pera”, afirma Marcela. Já o gengibre apresenta uma substância chamada GINGEROL, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. “Porém, sua qualidade mais reconhecida é a termogênica, por ser responsável por ativar o metabolismo e potencializar a queima de gordura”, aponta.
INGREDIENTES
(Receita das nutricionistas Marcela Montenegro e Renata Walter)
– 1 pera;
– meio abacaxi sem casca;
– 1 colher de chá de gengibre;
– 200ml de água gelada.
MODO DE PREPARO: Bata os ingredientes no liquidificador junto com água. Sirva sem coar.
Foto: pilipphoto/iStcok
FOTO: PILIPPHOTO/ISTCOK
SUCO VERDE
Ainda na moda, os sucos verdes devem continuar hits do verão. “A VITAMINA C está presente neste suco e isso melhora a imunidade. Ainda possui uma forte AÇÃO ANTIOXIDANTE, combatendo assim os radicais livres. Quando juntamos o limão e a couve potencializamos a ação cicatrizante presente nestes ingredientes”, diz Renata. Ao acrescentar a linhaça, o suco ganha uma propriedade funcional que traz benefícios para o coração, intestino e até mesmo previne alguns tipos de câncer. “Este suco é fonte de fibras solúveis e insolúveis presentes em todos os ingredientes”, fala.
INGREDIENTES
(Receita das nutricionistas Marcela Montenegro e Renata Walter)
– 1 maçã vermelha com casca
– Suco de ½ limão
– 1 folha de couve
– 1 colher de sopa de linhaça
– 1 copo de água de coco
MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.
Foto: Lecic/iStock
FOTO: LECIC/ISTOCK
SUCO AZUL
Segundo Marcela, o MIRTILO é uma fruta com um valor nutritivo indiscutível. “É a que mais contém ANTIOXIDANTE. Ainda auxilia na prevenção de infecções do trato urinário, protege o cérebro dos efeitos da deterioração associados ao mal de Alzheimer, além de auxiliar no funcionamento do intestino por ser rico em fibras”, aponta. Já a uva possui um PAPEL IMPORTANTE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER, por conter uma grande quantidade de compostos fenólicos e, por possuir uma grande quantidade de flavonoides, cuida da saúde do coração.
INGREDIENTES
(Receita das nutricionistas Marcela Montenegro e Renata Walter)
– 10 mirtilos;
– 6 bagos de uva roxa;
– 200ml de água de coco.
MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva sem coar.
Foto: keko64/iStock
FOTO: KEKO64/ISTOCK
SUCO ARCO-ÍRIS
Para deixar tudo ainda mais saboroso, você pode misturar as cores e preparar sucos deliciosos e nutritivos para as estações mais quentes do ano. Veja as receitas preparadas pela nutricionista ANDREIA BARROS.
OPÇÃO 1
INGREDIENTES
– 1 fatia de abacaxi;
– 1 pedaço de cenoura;
– 1 folha de couve;
– 4 morangos;
– 1 fatia de beterraba;
– 300 ml de água ou água de coco;
– raspas de gengibre;
– gelo.
MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador.
OPÇÃO 2
INGREDIENTES
– 3 acerolas;
– 1 kiwi;
– 1 xícara de melancia em pedaços;
– 300 ml de água;
– 2 folhas de hortelã;
– gelo.
MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário