quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Av2 - Pedagogia - Seminário VII - UNOPAR


1)A instituição de ensino básico infantil deveria ser o local mais apropriado para o desenvolvimento da criatividade como potencial humano. Sobre o contexto da escola, que exibe o fracasso no desenvolvimento da criatividade da criança, assinale a alternativa falsa.

Alternativas:

a)A criança não possui criatividade até o momento em que ingressa na escola, esse potencial deve ser desenvolvido pelo professor. Caso isso não aconteça na infância será impossível desenvolver na idade adulta.

b)A criança é criativa quando ingressa na escola, contudo a partir desse evento a escola dificulta a criatividade da criança, inibindo sua fantasia, tirando os seus sonhos e a levando a reproduzir coisas, falas, situações.

c)Ainda que o sistema de ensino seja engessado, nem mesmo isso tem a capacidade de tolher por completo a ação criativa de um professor comprometido com a formação de seu aluno.

d)Desenvolver esse potencial criativo a partir das condições de aprendizagem leva a criança a perceber de forma crítica os fenômenos sociais e científicos.

2)Outro aspecto que também é preocupante e influi no desenvolvimento do potencial criativo da criança é a ação de planejar ações inadequadas à idade. Isso ainda é muito comum acontecer nas instituições de ensino infantil. Sobre a formação de professores para atuação docente assinale F para Falso e V para Verdadeiro.

( ) A falta de condições em que os professores desempenham sua profissionalidade leva-os a verem somente a sua condição, a reivindicarem melhorias para si, leva-os a não perceberem a criança em sua trajetória individual.

( ) Quando o professor não tem capacidade de dominar aspectos básicos referente à docência, também não há intencionalidade na promoção de atividades que autorizem a criança a criar.

( ) Uma atividade simples, do dia a dia, bem compreendida pelo professor, pode se tornar uma excelente possibilidade para a criança criar, isso dependerá da forma como o professor conduz a mediação da aprendizagem.

( ) O planejamento de uma aula funciona da mesma forma, ainda que ministrado por professores diferentes, ou seja o mais importante é o planejamento, por isso é aconselhável utilizarmos modelos prontos.

Alternativas:

a)V, F, V, F
b) F, V, F, V
c)F, V, V, V
d)V, V, V, F

3)A estética infantil procede de uma intenção ética, do desejo de ser ético, de proporcionar a liberdade ao outro. Sobre a ética infantil, assinale a alternativa correta, a partir do texto de estudo disponibilizado na web aula.

Alternativas:

a)A criança não desenvolveu ainda sua sensibilidade, em momentos lúdicos, não percebe o outro e não interage eticamente com seus pares.

b)A criança, quando ouvida, sente-se participante, sua esperança é alimentada, passam a acreditar na possibilidade de um mundo melhor para todos.

c)A criança pelo seu egocentrismo, não possui atitude cidadã e somente na idade adulta possui capacidade de administrar e usar sua liberdade.

d)A criança, de forma geral, pensa somente no bem estar de si mesma. Dessa forma não precisamos ouvi-las, basta ditar as regras.

4)Na maioria das vezes, é possível constatar que os professores não experimentaram em suas trajetórias acadêmicas, momentos ou práticas escolares de cunho criativo em ambientes que favorecessem a criatividade. Referente a condição do potencial criativo do professor, assinale F para Falso e V para Verdadeiro:

( ) Não podemos atribuir unicamente ao professor a responsabilidade pela falta de criatividade no ambiente escolar. Embora o ambiente seja um dos elementos que favorece o trabalho criativo, devemos considerar outros fatores inibidores dessa ação.

( ) Promover um espaço democrático não faz parte das ações necessárias que nos levam a um caminho assertivo para o desenvolvimento do potencial criativo da criança.

( ) Enquanto professores comprometidos não podemos deixar-nos influenciar por fatores como a falta de recursos da escola, a ponto de nos acomodarmos e deixarmos de promover uma educação que desenvolve o potencial criativo.

( ) O respeito à individualidade, a liberdade, a disciplina, responsabilidade, segurança psicológica e tolerância, o reconhecimento e a valorização dos trabalhos e avanços de cada aluno, entre outros, são características peculiares ao ensino criativo.

Alternativas:

a)F, V, V, F

b)F, F, V, V

c)V, F, V, V

d)V, V, F, V

5)Quando propomos ações didáticas para a educação básica infantil deve ser levado em consideração que as crianças precisam do agora, pois amanhã já cresceram, sabem que a infância é ligeira e não espera. Ainda nesse contexto, considere e analise as 

afirmativas:

I – Quando a criança tem a palavra, ou seja, pode falar, isso deixa de ser apenas um direito, para o qual vale a pena levantar a mão, e se torna um dever;

II - Escutar significa ficar ao lado delas, estar disposto a defender suas posições e seus pedidos.

III – A configuração do ensino atual atende todas as necessidades da infância e ainda as levam a cultivar, durante toda a trajetória escolar o prazer de ir à escola e o desejo de aprender.

IV - O ensino didático no ambiente escolar é racional e engessado, contudo isso não interfere no desenvolvimento da capacidade criativa da criança.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)I e II

b)III e IV

c)I, II e III

d)II, III e IV


RESPOSTAS:  É 1-A... 2-C... 3-C... 4-D  E  5-B    CERTIFIQUE ANTES DO ENVIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário