quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Segunda noite do Réveillon registra aumento de usuários do transporte público

Desde a última segunda-feira (28), quando aconteceu a abertura oficial do Réveillon Salvador 2016, na Praça Cairu, no Comércio, o Elevador Lacerda já transportou gratuitamente mais de 50 mil pessoas. O ascensor está funcionando de forma ininterrupta até às 22h do próximo desta sexta-feira (01) e com a tarifa gratuita das 18h às 6h, transportando baianos e turistas para a maior festa de final de ano do país.
Durante a segunda noite (29), a procura pelo transporte público em geral teve um aumento significativo. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) contou cerca de 266 ônibus da frota regular que tiveram horário e itinerários alterados para atender demanda, e 40 do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC). Além disso, foi montado um estoque dos ônibus de apoio no Vale do Nazaré, o que permitiu a boa fluidez do fluxo na Av. da França e Comércio. Os 6.216 usuários contaram com 2.220 táxis, que começaram a rodar às 18h. Durante este período, cinco veículos foram notificados por desrespeitar as determinações da fiscalização e invadir a fila nos pontos regulamentados.
De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), das 17h de ontem (29) até às 5h de hoje (30) foram registrados dois acidentes com dois feridos e seis carros foram removidos por estacionamento irregular. Durante a Blitz de Alcoolemia, que acontece diariamente, foram abordados 145 motoristas: 23 receberam notificações por se recusarem a realizar o teste do bafômetro, dois foram notificados por expelir até 0,29 miligrama de álcool por litro de ar, após soprar o bafômetro e um cometeu crime de trânsito por expelir quantidade maior que 0,30 miligrama, sendo conduzido à delegacia. Também foram recolhidas 27 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e seis veículos foram removidos ao pátio da Transalvador.
Saúde e social – Mesmo com o aumento do número de foliões de 150 para 210 mil pessoas, os atendimentos em saúde seguem tranquilos durante o Réveillon Salvador 2016. Foram 68 intervenções nos dois módulos assistenciais instalados pela Prefeitura. Desse total, 17 ocorrências foram ocasionadas por traumas ortopédicos, sendo um grave que resultou em transferência para unidade hospitalar. Outras 51 foram atendimentos clínicos como enjôo, cefaleia e intoxicação alcoólica.
A Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) realizou novas ações de abordagem social, com o objetivo de combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Oitenta e oito abordagens foram efetuadas, resultando em 34 cadastros e 21 encaminhamentos para os serviços socioassistenciais, ofertados através dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Limpeza e fiscalização – Já na área da limpeza, a Limpurb coletou 27 toneladas de resíduos e contou com atuação de 100 agentes e utilização de nove compactadores e 11 carros-pipa. Na área de fiscalização, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) já apreendeu, nessas duas noites, 1727 unidades de bebidas que estavam sendo comercializadas irregularmente durante o evento. Técnicos do órgão estão realizando, diariamente, ações de fiscalização para combater a poluição sonora, o desenvolvimento de atividade comercial sem autorização e a utilização de publicidade irregular.
Guarda Municipal – De acordo o Setor de Estatística da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), de ontem (29) até às 6h de hoje (30) foram registradas três ocorrências e 51 atendimentos, durante a festa na Praça Cairu. Entre as ocorrências estão um acidente com vítima, um por desacato, além um porte ilegal de arma de fogo. O meliante, que tentou subornar os guardas, foi detido e encaminhado para a 1ª Delegacia Territorial Centro/Barris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário