sábado, 23 de abril de 2016

Família denuncia que HDM não libera cirurgia de bebê com três hérnias

Hospital Dom Malan IMIP Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)

Do G1 Petrolina

Um bebês de três meses de vida aguarda por uma cirurgia de três hérnias. A criança nasceu prematura e pesando menos de um quilo. No nascimento foi percebida uma hérnia umbilical. O bebês passou dois meses internado no Hospital Imip Dom Malan em Petrolina, no Sertão Pernambuco e, com o passar dos dias, desenvolveu outras duas hérnias na região do testículo. Segundo familiares, os médicos teriam indicado cirurgia de urgência, mas o hospital não estaria autorizando a realização do procedimento.
A tia da criança, Maria Alice de Sales, teme que o sobrinho seja prejudicado com a demora para a realização do procedimento.“A médica falou para a gente que não podia fazer nada por ele, que é caso de urgência e que pode fazer cirurgia. Na terça-feira ele chegou com a hérnia encarcerada. Eles colocaram de volta para o lugar e não fizeram a cirurgia. O pessoal pede que a criança venha com a hérnia encarcerada só que já veio. Porque não fizeram a cirurgia? Estão esperando que meu sobrinho perca parte do intestino dele?”, questionou a tia da criança.
Ainda segundo a família, o hospital não estaria reconhecendo a situação como de urgência. Com isso não apenas o bebês, mas os familiares sofrem com tudo isso. “O pai não trabalha mais. A mãe não almoça, nem janta porque não tem tempo. É 24 horas com ele no braço, porque ele não pode ficar chorando que perde peso. A gente quer alguma providência e que eles deem uma solução do caso pra gente”, disse a tia.
Em nota, o Hospital Imip Dom Malan informou que foram identificadas hérnia inguinal bilateral e hérnia umbilical, entretanto, sem indicação de cirurgia de urgência. A nota disse ainda que no momento da alta hospitalar, a mãe foi esclarecida de que deveria providenciar realização de cirurgia eletiva para correção das hérnias, junto à Secretaria de Saúde do seu município de origem.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro-BA pediu que os pais do bebês procurem o setor de regulação da Sesau na próxima segunda-feira (25) para que seja feito o encaminhamento da criança com um cirurgião pediátrico da rede SUS do município. Após a avaliação com o profissional, a cirurgia da criança deverá ser agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário