quinta-feira, 21 de julho de 2016

Dieta Branda


Em uma situação hospitalar, o paciente deve consumir uma dieta que garanta o aporte de nutrientes, levando em consideração seu estado nutricional, fisiológico e clínico. Por isso existem dietas padronizadas, para além de manter um atendimento nutricional seguro, facilitar o trabalho na produção e distribuição de refeições. Veja agora um exemplo de dieta muito indicada para pessoas com alterações e perturbações orgânicas e funcionais do trato gastrointestinal, a Dieta Branda.

A dieta Branda deve ter de 5 a 6 refeições diárias com alimentos como saladas cozidas, carnes frescas cozidas, assadas ou grelhadas, vegetais cozidos no forno, água, vapor e refogados, ovo frutas, torradas, biscoitos e sopas. Porém, é necessário evitar alimentos como cereais e derivados integrais, frituras em gera, doces concentrados, condimentos fortes e picantes, queijos duros e fortes.

Resultado de imagem para dieta branda alimentos cozidos



O que pode ser ingerido e o que não pode

Estão permitidos: chás, leite desnatado, pães moles (pão de forma, por exemplo), cereais (como o arroz), massas bem cozidas, vegetais picados e cozidos, frutas cruas se forem cozidas, sucos, carnes (aves e peixes também) devem passar pelo processo de cozimento, alimentos amassados, molhos, sopas, cereais amaciados, iogurtes, queijo cottage, manteiga de amendoim, etc.

Não estão permitidos: frituras em geral, temperos picantes, hortaliças e frutas cruas, grão de feijão, couve-flor, brócolis, cebola crua, batata-doce, queijos gordurosos, carnes gordas, refrigerantes, água com gás, sucos artificiais, alimentos difíceis de mastigar, etc.

Ressalva: Existem casos especiais, dependendo da operação realizada existem alimentos que podem fazer parte da dieta branda, mas o paciente não deve ingerir. Por isso, é sempre bom perguntar ao médico se esse é o seu caso.



Exemplo de cardápio da Dieta Branda 

Dejejum: 
- café com leite
- pão com margarina

Lanche: 
- frutas

Almoço: 
- sopa
- arroz
- caldo de feijão
- carne assada ou cozida
- salada cozida
- gelatina

Lanche:
- café com leite
- pão com geleia

Jantar:
- sopa
- macarrão
- caldo de feijão
- carne
- creme

Ceia:
- leite puro
- bolacha doce ou salgada

Nenhum comentário:

Postar um comentário