sábado, 24 de setembro de 2016

AV 2 - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CURSOS LIVRES)

Questão 1

Nota: Não gerada
Na Constituição Federal Brasileira, datada de 1988, em seu Artigo 208, consta que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria". Na LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à educação de Jovens e Adultos, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A LDB 9394/96, desresponsabiliza os municípios no que diz respeito à gratuidade do Ensino Fundamental, aos jovens que não puderam efetuar seus estudos em tempo apropriado.
  • 2 -
    A LDB 9394/96, estabelece que; nem sempre cabe aos sistemas de ensino, garantir a gratuidade do ensino, aos jovens e adultos que não puderam concluir os seus estudos em idade regular.
  • 3 -
    A LDB 9394/96, mantém a EJA como ensino privado, e assegura sua obrigatoriedade disposta na Constituição Federal, inclusive àqueles sujeitos que não tiveram acesso à escola, em idade própria aos estudos.
  • 4 -
    Durante o Governo Collor houve maior valorização, de políticas de alfabetização, de jovens e adultos, a partir da extinção da Fundação Educar.
  • 5 -
    Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.

Sua resposta

5 -
Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.

Questão 2

Nota: Não gerada
Considere a alternativa INCORRETA:
Educação Formal, se caracteriza como:

Alternativas

  • 1 -
    Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial.
  • 2 -
    Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96).
  • 3 -
    Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.
  • 4 -
    Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.
  • 5 -
    Aprendizagem mais efetiva, que ao final do curso é coroada com êxito através de uma certificação, (boletim, histórico escolar, diploma), ou titulação que capacite o indivíduo a prosseguir graus mais avançados em seus estudos.

Sua resposta

3 -
Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.

Questão 3

Nota: Não gerada
Considere as afirmativas abaixo:
I)A Educação de Jovens e Adultos, caracterizada na LDB 9394/96, como uma modalidade de ensino, oportuniza as pessoas que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos em idade própria, a sequência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
II)Adolescentes e adultos, inclusive da 3ª Idade, através da modalidade de ensino – EJA, têm a oportunidade de iniciar ou regressar a instituições que desenvolvem atividades ligadas a educação formal, ou seja, a escola, para dar continuidade aos seus estudos na Educação Básica.
III)Algumas instituições ligadas ao contexto da educação não formal, como por exemplo os Movimentos Sociais, também podem ofertar a Educação de Jovens e Adultos, quando voltada apenas para Alfabetização.
IV)Seguindo inclusive a legislação, alguns entendem a EJA como processo compensatório, no qual muitas vezes se desqualificam seus frequentadores, alunos trabalhadores que trazem para o ambiente da escola a marca da destituição de direitos e luta pela vida.
V)Devemos considerar a EJA, respeitando sua história indicada pelas experiências de seus organizadores e participantes. A EJA, sempre mereceu destaque, apoio, elogios, além de condecoração do governo brasileiro principalmente na década de 1960.
Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:

Alternativas

  • 1 -
    A alternativa I e V apresenta dados incorretos.
  • 2 -
    A alternativa I, II, III e IV apresentam dados incorretos.
  • 3 -
    A alternativa II apresenta dados incorretos.
  • 4 -
    A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.
  • 5 -
    A alternativa V apresenta dados incorretos.

Sua resposta

5 -
A alternativa V apresenta dados incorretos.

Questão 4

Nota: Não gerada
A elaboração das Fichas de Cultura, a partir de desenhos e fotos; no momento da alfabetização eram representadas em cartazes ou projetadas em slides, partindo sempre de situações existenciais, provocando assim, os primeiros debates. Tais Fichas eram criadas:

Alternativas

  • 1 -
    pela própria comunidade.
  • 2 -
    pelo educador.
  • 3 -
    pelo Ministério da Educação.
  • 4 -
    por Paulo Freire.
  • 5 -
    Nenhuma das Anteriores.

Sua resposta

1 -
pela própria comunidade.

Questão 5

Nota: Não gerada
Atualmente podemos observar que, pautada em legislação; uma das principais funções da escola, centra-se em procurar a melhor forma de democratizar conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. Nessa perspectiva, é sugerido que o trabalho dos professores seja ressignificado, bem como sua forma de organizar as atividades em Sala de Aula, para tanto é Correto afirmar que o professor deve:

Alternativas

  • 1 -
    Buscar o entendimento de que alunos da EJA possuem ainda não experiências significativas que contribuem para sua aprendizagem.
  • 2 -
    A condição de analfabeto, quando adulto, implica em patologia tais como; déficit ou deficiência que não possibilitaram sua aprendizagem em tempo oportuno.
  • 3 -
    O analfabetismo deve ser entendido como expressão individual de fracasso, do aluno que não conseguiu se adequar as regras do espaço escolar.
  • 4 -
    Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.
  • 5 -
    O universo vocabular dos alunos (linguagem falada), não deve ser valorizado pelo professor, haja vista que os alunos pronunciam palavras erradas e nem sempre de fácil entendimento.

Sua resposta

4 -
Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.

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