terça-feira, 27 de setembro de 2016

AV1 - PEDAGOGIA - ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E SAÚDE INFANTIL

Questão 1

Nota: Não gerada
Um conceito bastante enfatizado em Didática das Ciências é o conceito de "transposição didática". Esse conceito foi introduzido pelo sociólogo Michel Verret em 1975 e em 1980 foi desenvolvido  por Yves Chevallard em Didática da Matemática. Esse é um importante conceito relacionado ao ensino. Quanto à transposição didática é possível afirmar que: 

Alternativas

  • 1 -
    É a apropriação do conhecimento cotidiano pelo aluno  que deve ser priorizado pelo professor
  • 2 -
    É a transformação do conhecimento popular em científico com intuito de favorecer a aprendizagem 
  • 3 -
    É uma adaptação feita ao  conhecimento científico para que possa ser ministrado em sala de aula de maneira apropriada
  • 4 -
    É apresentar o conhecimento científico exatamente como foi produzido na academia, caso contrário não teria nenhuma confiabilidade para ser ensinado
  • 5 -
    A transposição didática só é feita para os alunos da Educação Infantil por serem menores e não compreenderem o conhecimento científico

Sua resposta

3 -
É uma adaptação feita ao  conhecimento científico para que possa ser ministrado em sala de aula de maneira apropriada

Questão 2

Nota: Não gerada
O estudo sobre as diferentes práticas pedagógicas vem sendo bastante discutido nas últimas décadas. Dentre elas, destaca-se o uso das atividades experimentais, considerada por muitos professores, como indispensável para o bom desenvolvimento do ensino ( REGINALDO, SHEID, GULICH, 2012). Sabemos que as atividades de experimentação despertam bastante o interesse dos alunos. Para que estas atividades possam ser mais proveitosas elas devem ser ministradas:
REGINALDO, C. C; SHEID, U. N. J; GUILICH, R. I. C. O Ensino de Ciências e a experimentação. IX ANPED. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012

Alternativas

  • 1 -
    Sempre a partir do quinto ano, por ser uma fase em que os estudantes apresentam melhor compreensão dos conceitos científicos. 
  • 2 -
    A partir  de uma problemática inicial para que os alunos aprendam a refletir e não apenas desenvolver mecanicamente as etapas propostas no experimento
  • 3 -
    Com a finalidade de comprovar o que o professor ministrou em sala referente as teorias científicas
  • 4 -
    A partir de um roteiro que oriente os estudantes nos passos a serem desenvolvidos no decorrer da atividade
  • 5 -
    Por um professor especialista na área referente ao conhecimento em que a atividade será desenvolvida

Sua resposta

2 -
A partir  de uma problemática inicial para que os alunos aprendam a refletir e não apenas desenvolver mecanicamente as etapas propostas no experimento

Questão 3

Nota: Não gerada
  • No  artigo indicado na web aula 1 "O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental" , o autor faz referência a um estudo de Mizukami et. al. (2002). Nesse estudo a autora aponta um importante resultado sobre a atuação de professores nos anos iniciais. Assinale a alternativa que apresenta essa afirmação:

Alternativas

  • 1 -
    Os professores dos anos iniciais têm pleno domínio dos conteúdos das áreas de Ciências Naturais
  • 2 -
    Os professores dedicam-se a duas áreas específicas: Português e Matemática
  • 3 -
    Os cursos de Pedagogia têm formado satisfatoriamente os professores para ministrarem diferentes áreas do conhecimento
  • 4 -
    Os cursos de Pedagogia têm formado os professores com muitas deficiências nas questões metodológicas e de conteúdo disciplinares
  • 5 -
    Os professores não se interessam pela área de Ciências da Natureza e sim por Matemática

Sua resposta

2 -
Os professores dedicam-se a duas áreas específicas: Português e Matemática

Questão 4

Nota: Não gerada
Em relação aos conteúdos a serem ministrados em Ciências Naturais, os mesmos não podem ser estanques sem contextualização. Nesse caso, pode-se afirmar que os conteúdos devem:

Alternativas

  • 1 -
    Abordar principalmente aspectos biológicos por serem necessários ao aluno para a compreensão das relações entre os seres vivos
  • 2 -
    Dar menor ênfase às relações que se estabelecem entre ciências,  tecnologia e sociedade
  • 3 -
    Promover maior integração entre os conceitos físicos, químicos e biológicos para contemplar o currículo para os Anos Iniciais
  • 4 -
    Abordar preferencialmente o eixo sobre corpo humano para os alunos conhecerem o funcionamento do organismo
  • 5 -
    Proporcionar apenas conhecimentos de conceitos por serem prioritários nessa fase de escolaridade

Sua resposta

3 -
Promover maior integração entre os conceitos físicos, químicos e biológicos para contemplar o currículo para os Anos Iniciais

Questão 5

Nota: Não gerada
Analise a afirmação abaixo:
" Os alunos são construtores de seus conhecimentos, o professor é considerado um mediador nas atividades de ensino e não transmissor de conhecimentos." Nesta perspectiva de ensino pode-se afirmar corretamente que:

Alternativas

  • 1 -
     É uma proposta interacionista.Os alunos têm papel ativo na aprendizagem  e o  professor é  mediador  das atividades de ensino . 
  • 2 -
    É uma proposta behaviorista. O professor tem papel de transmissor, mas entende que os alunos podem também construir seus conhecimentos
  • 3 -
    É uma proposta interacionista.  O aluno é uma tabula rasa , mas seus conhecimentos prévios devem ser considerados
  • 4 -
    É uma proposta behaviorista. Dentro dos fundamentos construtivistas o conhecimento é considerado totalmente pronto e dificilmente construído
  • 5 -
    É uma proposta interacionista. Os alunos são construtores de seus conhecimentos, o professor é considerado um transmissor nas atividades de ensino e não um mediador de conhecimentos

Sua resposta

1 -
 É uma proposta interacionista.Os alunos têm papel ativo na aprendizagem  e o  professor é  mediador  das atividades de ensino . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário