sábado, 25 de março de 2017

Av1 - PED - Lic - Ensino de Língua Portuguesa

1)
Ao longo dos anos, a discussão entre alfabetização e letramento tem sido cada vez maior e mais efetiva na educação.
Com base nesta comparação, assinale a alternativa que apresenta a diferença entre os dois processos:

Alternativas:
  • a)
    Alfabetização é o domínio da leitura e letramento o domínio da escrita.
  • b)
    Alfabetização é o domínio da norma padrão da língua portuguesa, enquanto o letramento absorve as práticas de variação de informalidade.
  • c)
    Alfabetização é saber escrever, enquanto o letramento consiste na prática de escrever de forma crítica e dentro das normas da língua portuguesa.
  • d)
    Alfabetização é o processo de construção de elementos textuais, enquanto o letramento é a construção de saberes linguísticos formais.
  • e)
    Alfabetização é a aquisição do sistema linguístico e letramento é o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita socialmente construídas.
    Alternativa assinalada
2)
Observe o texto:
Letramento é uma palavra "recém-chegada ao vocabulário da Educação e das Ciências Lingüísticas" (SOARES, 2004, p. 15)
Dessa forma, observe as afirmações a seguir e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO:
(   ) Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever.
(   ) Alfabetização consiste na prática de ensinar o sistema de códigos da língua.
(   ) Letrado é aquele indivíduo que reconhece as letras e sílabas.
(   ) Letrado é aquele indivíduo que, além de saber ler e escrever, usa socialmente a leitura e a escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    F-F-F-V.
  • b)
    V-V-F-F.
  • c)
    F-V-V-F.
  • d)
    V-F-V-F.
  • e)
    V-V-F-V.
    Alternativa assinalada
3)
Leia o fragmento abaixo:
"Vivemos em uma sociedade grafocêntrica onde se dá grande importância às habilidades de ler e escrever. Mas, de acordo com Soares (1998), adquirir a leitura e a escrita, ou ser alfabetizado somente, não basta, é necessário fazer o uso dessas linguagens, envolver-se com as práticas sociais de escrita".
(MARTINS, Kelly Cristina Costa; ESPÍNDOLA, Ana Lucia. Alfabetização e letramento na escola: práticas possíveis? COLE – Congresso de Leitura do Brasil. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss09_03.pdf Acesso em 29 de setembro de 2015)
Dessa forma é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    o conhecimento que deve ser considerado é o da escrita, baseado em norma padrão e presente na sala de aula.
  • b)
    o conhecimento que deve ser considerado é o exclusivamente verbal, sem a necessidade das demais linguagens serem abordadas.
  • c)
    o conhecimento adquirido deve relacionar-se às práticas sociais reais que necessitam do uso da leitura, da escrita e da linguagem.
    Alternativa assinalada
  • d)
    o conhecimento adquirido deve relacionar-se às práticas pedagógicas que circulam exclusivamente no ambiente escolar.
  • e)
    o conhecimento adquirido deve relacionar-se às novas tecnologias, visto que a linguagem escrita não é mais utilizada.
4)
"A expressão letramento escolar refere-se aos usos, às práticas e aos significados da língua escrita no contexto escolar. Tal designação decorre da compreensão de que o letramento varia de acordo com o contexto em que ocorrem eventos de letramento. Ler e escrever na escola são processos que se diferenciam de ler e escrever fora da escola, pois o quê, como, quando, para que se lê ou se escreve na escola são aspectos definidos a partir das especificidades dessa instituição, que visa, em última instância, ao ensino e à aprendizagem. A expressão letramento escolar, portanto, aponta para diferenças entre práticas de leitura e escrita desenvolvidas dentro e fora da escola".
(CASTANHEIRA, Maria Lucia. Verbete: Letramento Escolar. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceal... Acesso em 28 de setembro de 2015)
Dessa forma, é correto afirmar que o professor que deseja propiciar um ensino alicerçado no letramento deve:

Alternativas:
  • a)
    propiciar práticas relacionadas ao uso da forma padrão da língua materna, de forma a desenvolver a competência gramatical de seus alunos;
  • b)
    propiciar um ambiente rico em materiais variados, adequados e relevantes, no qual a criança tenha condições de ler e escrever relacionado às práticas sociais;
    Alternativa assinalada
  • c)
    propiciar práticas de alfabetização baseadas em conhecimentos descontextualizados e que não se relacionam às práticas sociais;
  • d)
    propiciar um ambiente de mediação, onde o aluno irá receber as informações e conhecimentos e reproduzi-las sem pensamento crítico ou discussões.
  • e)
    propiciar práticas de leitura e escrita num contexto exclusivamente formal, uma vez que os letramentos devem ser realizados na norma culta da Língua.
5)
Observe o texto abaixo:
"Cada pessoa é importante e possui sua forma peculiar de ser. Na escola, com crianças e adolescentes, não é diferente, pois cada um traz consigo uma bagagem cultural adquirida através do contato com a família, bem como com outras pessoas do seu meio social".
Dessa forma é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Todas as crianças possuem bagagens culturais e linguísticas que devem ser consideradas e inseridas no contexto do ensino.
    Alternativa assinalada
  • b)
    As crianças possuem bagagens linguísticas, contudo, tratam-se das variações linguísticas e, estas, não são ensináveis na escola.
  • c)
    As crianças possuem bagagens culturais, contudo, no que concerne à aquisição da língua, elas ainda não possuem construções.
  • d)
    Todas as crianças, devido à inexperiência relativa à faixa etária, possuem bagagens, mas isto deve ser desconsiderado nas práticas pedagógicas.
  • e)
    As crianças possuem bagagens importantes para seu convívio com as demais crianças, mas isso não reflete no seu processo de ensino-aprendizagem.

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