sábado, 29 de abril de 2017

Av 1 - Didática na Educação Básica

1)
Uma concepção de Didática pressupõe uma concepção de sociedade. Assim, refletir a respeito das ações e estratégicas desenvolvidas no cotidiano escolar, tendo como referência as mudanças percebidas na sociedade, faz com que tenhamos melhores condições para a construção de um Projeto Político Pedagógico humanístico e eficaz.
Se a cultura está mudando rapidamente, toda a escola precisa ser repensada: sua estrutura, gestão, seu funcionamento, currículo e aula. Dessa forma, podemos afirmar que, ao discutir a sua proposta pedagógica e seu currículo, cada escola deve privilegiar, de acordo com a LDB 9394/96:

Alternativas:
  • a)
    Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino.
  • b)
    Formação do aluno que pensa individualmente, sem criticidade.
  • c)
    Minimizar as discriminações econômicas e sociais geradas fora da escola.
  • d)
    A pluralidade cultural, visando enfrentar as discriminações sociais e os conflitos dialeticamente.
    Alternativa assinalada
  • e)
    O desenvolvimento moral e intelectual do aluno a partir da transmissão da cultura acumulada passada de geração para geração.
2)
O trabalho sobre questões metodológicas do ensino demonstra a necessidade de o professor trabalhar com diversos tipos de métodos e técnicas de ensino a fim de formar cidadãos, leitores críticos, indivíduos participativos.
Em se tratando de tecnologia, o MEC disponibiliza um portal para apoiar o trabalho do professor através de aulas, vídeos, conteúdos multimídia, links e materiais didáticos, o PORTAL DO PROFESSOR.
Qual das alternativas abaixo contém o objetivo maior que justifica a criação desse portal?

Alternativas:
  • a)
    Favorecer a rapidez no planejamento das aulas.
  • b)
    Contribuir com o processo de formação continuada do professor.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Contribuir com a gestão dos diretores na investigação do trabalho dos professores.
  • d)
    Minimizar a desmotivação dos docentes.
  • e)
    Aprofundar os conhecimentos sobre informática dos docentes.
3)
Leia o trecho a seguir sobre Planejamento, um importante momento da organização do trabalho pedagógico na Educação Básica:
"O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30)".
Assinale a alternativa correta em relação ao planejamento:

Alternativas:
  • a)
    O planejamento ocorre no início do ano letivo e os professores são orientados a elaborar seus planos de ensino, porém isso deve ocorrer num único momento. Revisões e adaptações sempre que necessárias podem ser realizadas.
    Alternativa assinalada
  • b)
    O planejamento é um documento da escola e não dos professores, deve seguir todas as orientações da LDB e os PCNs.
  • c)
    O planejamento ocorre somente no início do ano letivo e os professores tem total liberdade para elaborar seus planos de ensino, porém sem que ocorram mudanças e alterações no decorrer do ano.
  • d)
    O planejamento é voltado somente para a organização dos conteúdos básicos do currículo adotado.
  • e)
    O planejamento é coletivo, realizado no início do ano, porém o registro dos planos de ensino é individual e segue à risca aquilo que o gestor/diretor determina.
4)
Assinale a alternativa que contêm os níveis de Planejamento de Ensino corretas:

Alternativas:
  • a)
    Plano de Ensino; Avaliação diagnóstica; Recuperação contínua e Recuperação final.
  • b)
    Planejamento do Sistema de Educação; Projeto Político-Pedagógico; Planejamento Curricular; Plano de Curso, Unidade e Aula; Projetos de Ensino; Planejamento Setorial.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Avaliação da Aprendizagem; Plano de Ação, Projeto Político-Pedagógico; Gestão de Pessoas.
  • d)
    Gestão de Recursos disponíveis; Planejamento do Sistema de Educação; Plano de Aula e Recuperação.
  • e)
    Projeto Político Pedagógico; Lei de Diretrizes e Bases; Parâmetros Curriculares Nacionais.
5)
Tendo como base a Taxonomia de Bloom, imagine uma atividade de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental que trabalhe com estudo de Ortografia. As habilidades que serão desenvolvidas nesta sequência didática são:
I. Inferir a partir do contexto as regras ortográficas;
II. Compreender as regularidades ortográficas e a existência de irregularidades ortográficas em Língua Portuguesa;
III. Identificar diferenças entre discurso direto e indireto;
IV. Recorrer às regras para resolução de dúvidas ortográficas.
Assinale a alternativa correta em relação às habilidades corretas:

Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    Somente III está correta.
  • c)
    I, III e IV estão corretas.
  • d)
    Somente IV está correta.
  • e)
    I, II e IV estão corretas.
    Alternativa assinalada

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