Visualizador de Visitas

OBRIGADA

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Av 2 - Políticas Públicas da Educação de Surdos no Contexto da Inclusão

1) O Brasil, a partir deste documento, reforça sua adoção ao paradigma da inclusão e confirma os instrumentos normativos internos e internacionais, para efetivação dos direitos educacionais constitucionalmente consagrados. À qual documento o texto se refere?

Alternativas:
  • a)
    Ordem Nacional da Educação Inclusiva e Educação Especial na Educação Infantil.
  • b)
    Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Política de Reabilitação para Surdos e Mudos do Brasil.
  • d)
    Decreto de Lei para Educação Especial.
  • e)
    Política Nacional de Inclusão Educacional.
2)
Leia e analise as afirmações abaixo e indique (V) verdadeiro ou (F) falso:
( ) Seguindo a lógica da inclusão, o aluno surdo deve "correr" para se homogeneizar aos alunos ditos normais.
( ) Os sistemas educacionais, neles compreendido todo ambiente de formação e educação do aluno surdo, não devem atender às especificidades de cada um no desenvolvimento do processo educacional.
( ) O currículo da escola inclusiva, para além do uso e ensino da língua de sinais e da língua portuguesa, precisa contemplar também as experiências visuais e a disponibilidade de livros didáticos acessíveis.
( ) Na escola inclusiva, garante-se o oferecimento da Libras para a comunidade escolar, favorecendo a interação entre alunos surdos e ouvintes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta

Alternativas:
  • a)
    V – V – V – V.
  • b)
    V – V – F – V.
  • c)
    V – F – V – F.
  • d)
    F – F – V – V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    V – V – F – F.
3)
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve, além de integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família, atender às necessidades específicas das pessoas do público-alvo da educação especial, bem como, ser realizado em articulação com as demais políticas públicas. Sobre o AEE, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Consiste em uma série de atividades multiprofissionais e multidisciplinares que visam atender as demandas de toda a comunidade estudantil e garantir o melhor desempenho daquele alunado.
  • b)
    O AEE ocorre somente com o custeio de ONG"s ou em escolas particulares, por isso, representa, ainda, uma forma desigual de tratamento entre alunos com dificuldades de aprendizagem, pois não garantem inclusão.
  • c)
    Consistente no conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucional e continuamente e prestados de forma complementar à formação dos alunos no ensino regular.
    Alternativa assinalada
  • d)
    O AEE é um serviço prestado às escolas por empresas de consultoria, visando tornar a escola mais acessível, porém tal serviço foca-se apenas nas estruturas físicas e não garante mudanças pedagógicas.
  • e)
    O AEE consiste no conjunto de atividades direcionadas aos não surdos. Tais atividades objetivam proporcionar uma gama diferenciada de experiências e vivências que sensibilize os não surdos para a inclusão dos surdos.
4)
Como é conhecido o Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Língua Brasileira de Sinais e para Certificação de Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa, delegado pelo MEC, nos termos da Portaria Normativa de 08/10/2010?

Alternativas:
  • a)
    PROLIBRAS.
    Alternativa assinalada
  • b)
    ENAC.
  • c)
    ENALIBRAS.
  • d)
    CPTI.
  • e)
    Pro-ENAC.
5)
Complete as lacunas a seguir:
Para os fins do Atendimento Educacional Especializado é mister ainda a introdução de conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas ________________ e o desenvolvimento de aprendizagem _______________ e ________________ necessária para que possam ocorrer mudanças neste atendimento.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Ações; continuada; progressiva.
  • b)
    Intensões; focada; orientada.
  • c)
    Falas; especial; inclusiva.
  • d)
    Práticas; participativa; colaborativa.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Turmas; coletiva; individual.