quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Av2 - PED - Lic - Gestão Educacional e Avaliação Institucional

CONFERI ANTES DO ENVIO

1)
As instâncias colegiadas constituem-se em um dos mais importantes mecanismos de democratização da Gestão de uma escola. O Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Associação de Pais Mestres e Funcionários, são instâncias colegiadas na qual seus eleitos representam a comunidade educativa. Dentre as instâncias colegiadas que contribuem para a dinâmica do processo educativo no espaço escolar, é Correto afirmar, que o Grêmio Estudantil:

Alternativas:
  • a)
    Possibilita aos alunos da escola, participação de maneira organizada e compreensão sobre as adversidades da vida.
  • b)
    Assegura defesa dos interesses e das necessidades ligadas especificamente à direção do espaço educativo.
  • c)
    Desarticula-se das demais instâncias colegiadas por reivindicar benefícios próprios, ligados aos alunos.
  • d)
    Instrumentaliza os alunos à reproduzirem o "controle social e político, através do movimento estudantil.
  • e)
    Pode contribuir para o fortalecimento das decisões orçamentárias na escola, com responsabilidade sobre os gastos financeiros.
2)
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, foi criado em 2007 pelo MEC, por meio do INEP. No que se refere à avaliação; o IDEB combina dois indicadores:
I)Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, indicando sua relação com o Ensino Médio,
II) Sistema de Avaliação indicada pelos professores de cada escola para seus alunos da Educação Básica,
III)Desempenho dos estudantes – avaliado pela Prova Brasil, nas áreas de língua portuguesa e matemática,
IV)Programa Internacional de Avaliação de alunos – PISA, padronizada e aplicada anualmente pelo MEC,
V)Fluxo escolar que consiste em passagem dos alunos pelas séries/ano, sem reprovação por meio do Programa Educacenso,
Após análise, pode ser considerado que:

Alternativas:
  • a)
    Apenas a proposição I e II estão Corretas,
  • b)
    Apenas as proposições II e III, estão Corretas,
  • c)
    Apenas as proposições I, II, III e IV, estão Corretas,
  • d)
    Apenas as proposições III e V, estão Corretas,
  • e)
    Apenas as proposições IV e V, estão Corretas,
3)
Para o pedagogo é considerado pertinente saber diferenciar Conselho Escolar do Conselho de Classe. Dentre as atribuições do Conselho Escolar destaca-se a aprovação, acompanhamento e efetivação do Projeto Político-Pedagógico da escola. Consta que, uma das funções avaliativas, do Conselho Escolar, consiste em identificar os problemas e as possíveis alternativas de solução ou minimização de conflitos. Ainda sobre o Conselho Escolar é importante considerar que:

Alternativas:
  • a)
    Seus membros, indicados em assembleia, recebem remuneração e benefícios condizentes com o cargo que ocupam. 
  • b)
    A representação comunitária, expressada pelos participantes, possui caráter político partidário e religioso. 
  • c)
    O assistencialismo é o compromisso maior dessa instância colegiada, indicada pela comunidade.
  • d)
    A representatividade amplia a possibilidade de fortalecimento do mecanismo de decisão coletiva. 
  • e)
    Os membros do conselho são eleitos para manipular, pois tornam-se instrumento de legitimação de decisões autoritárias.
4)
A Avaliação institucional, bem como a avaliação educacional, quando bem empregadas, contribuem para o redirecionamento da prática. Dando sequência, realize a leitura do enunciado indicado logo abaixo e, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Denominada Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, surgiu da necessidade de se analisar _____________do processo de avaliação nacional, bem como ____________ligadas à educação básica. A cada dois anos,________ é aplicada aos alunos de escolas da rede pública que frequentam do 5º ao 9º ano. Além de avaliar o processo de construção do __________; consegue detectar _____________de aprendizagem, considerando o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pela educação básica. 

Alternativas:
  • a)
    especificidades,dificuldades,conhecimento,Prova Brasil,resultados,
  • b)
    Prova Brasil,resultados, dificuldades, especificidades, conhecimento,
  • c)
    Prova Brasil,dificuldades, especificidades, conhecimento, resultados,
  • d)
    resultados, especificidades, Prova Brasil, conhecimento, dificuldades,
  • e)
    dificuldades, especificidades, conhecimento, Prova Brasil,resultados,
5)
Com a implantação de um sistema de avaliação em larga escala no Brasil a partir de 1985, começou-se a pensar na elaboração de pesquisas que conseguissem apresentar através de dados estatísticos o desempenho dos alunos, além de oferecer subsídios para o monitoramento das políticas públicas ligadas à educação. Nessa perspectiva, um dos grandes equívocos sobre avaliação é utilizar-se da mesma para punir os desinteressados ou beneficiar os "bons" alunos ao classificá-los. Ainda sobre avaliação torna-se incoerente afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A nota ou conceito deve ser o único objetivo da avaliação, por expressar apenas o nível de aproveitamento escolar do aluno.
  • b)
    A avaliação cumpre papel pedagógico e didático, de diagnóstico e de controle frente à instrumentos de verificação do rendimento escolar.
  • c)
    A nota ou conceito de uma avaliação acaba por se traduzir em resultado/produto, diante do processo de ensino e aprendizagem.
  • d)
    A avaliação serve para descobrir quem sabe tudo o que foi ensinado ou apenas expor publicamente quem nada aprendeu.
  • e)
    A avaliação ajuda a analisar os processos que fazem parte da ação docente, bem como identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.

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