sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Av2 - PED - Lic - Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II

1)
A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBN 9394/96, assegura a oferta da Educação do Campo, a Resolução do CNE/CEB 1, de 03/04/2002, instituiu diretrizes operacionais para as escolas de campo.
Complete as lacunas e em seguida marque a alternativa que as completa corretamente: 
A Educação do Campo, além de se preocupar com o cultivo da ________________ cultural camponesa, precisa recuperar os veios da educação dos grandes valores humanos e sociais: emancipação, justiça, igualdade, liberdade, respeito à diversidade, bem como reconstruir nas novas gerações o valor da utopia e do ___________________ pessoal a causas coletivas, humanas (PARANÁ, 2005, p. 24).
(PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Cadernos temáticos: educação do campo. Curitiba: SEED-PR, 2005.)

Alternativas:
  • a)
    identidade – engajamento.
    Alternativa assinalada
  • b)
    separação – engajamento.
  • c)
    separação – desrespeito.
  • d)
    exclusão – engajamento. 
  • e)
    identidade – aspecto. 
2)
A educação é um direito de todos, segundo a Constituição Federal de 1988. O Conselho Nacional de Educação através da Resolução n.02/01, determina e orienta que deve ser oportunizado aos alunos o atendimento educacional especializado, caso esteja impossibilitado de frequentar à escola por motivo de saúde.
A Pedagogia Hospitalar tem como objetivo: 

Alternativas:
  • a)
    Distrair a criança enquanto passa por uma situação de doença complexa, estando em internação hospitalar. 
  • b)
    Acompanhamento pedagógica da criança doente em sua residência. 
  • c)
    Integrar a criança doente, em situação de internação hospitalar a partir de brincadeiras,apenas. 
  • d)
    Acompanhamento psicológico da família enquanto a criança passa por doença e internação hospitalar.
  • e)
    Integrar a criança doente mantendo contado através do atendimento pedagógico- educacional durante período de internação hospitalar.
    Alternativa assinalada
3)
A Pedagogia Hospitalar tem ampliado seu atendimento a partir da conscientização dos profissionais em relação à prestação deste serviço em todos os espaços de saúde em que se faz necessário.
Sobre a organização e oferta dos serviços da Pedagogia Hospitalar, marque V para verdadeiro e F para falso, e em seguida assinale a alternativa correta:
( ) Compete às Secretarias de Educação o atendimento pedagógico hospitalar, a contração e capacitação dos professores.
( ) Compete à família do aluno em situação de internação hospitalar a contratação de professor especializado para atendimento pedagógico.
( ) Compete apenas ao hospital a contratação de professor especializado para atender alunos em situação de internação hospitalar. 

Alternativas:
  • a)
    V, V, V.
  • b)
    V, F, F. 
    Alternativa assinalada
  • c)
    V, V, F. 
  • d)
    F, F, V
  • e)
    F, V, F. 
4)
O trabalho do professor que atua na Pedagogia Hospitalar possui especificidades, e este deve ter uma formação peculiar quanto à sua atuação pedagógica.
Sobre o trabalho do professor na Pedagogia Hospitalar é correto afirmar: 

Alternativas:
  • a)
    O professor deve apenas tornar o ambiente acolhedor ao aluno dentro do hospital, devido sua situação de internação hospitalar. 
  • b)
    O professor deve respeitar o currículo da escola do aluno em situação de internação, não é possível adaptar o currículo.
  • c)
    O professor deve desenvolver as mesmas atividades a todos os alunos que estão em situação de internação hospitalar, não há especificidades. 
  • d)
    O professor deve sendo necessário, inserir adaptações curriculares para o processo de ensino e aprendizagem ao aluno em situação de internação hospitalar.
    Alternativa assinalada
  • e)
    O hospital deve construir um currículo que atenda alunos que encontram-se em situação de internação hospitalar.
5)
Na Educação do Campo, é necessário que o professor tenha um preparo para atuar neste espaço educativo a partir da formação inicial e formação continuada de professores.
Neste sentido, os currículos das escolas do campo:

Alternativas:
  • a)
    Devem estar desvinculados de qualquer proposta pedagógica.
  • b)
    Devem estar iguais aos currículos das escolas urbana, visto que a lei nacional é para as escolas, independe de especificidade.
  • c)
    Devem superar o currículo das escolas urbanas, pois cada um possui sua especificidade. 
    Alternativa assinalada
  • d)
    Devem ser organizados pelos Sistemas de Educação, pois possuem maior conhecimento de organizar um currículo para a escola do campo. 
  • e)
    Devem se pautar apenas nos conteúdos, pois não há especificidade que altere o currículo para esta modalidade de ensino.

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