quinta-feira, 26 de novembro de 2015

AV 1 - ADM - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR - UNOPAR



  Questão 1 Nota: Não gerada
Na WEB AULA – Unidade 1 são destacadas algumas mudanças que têm impacto direto na atuação do Administrador. Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que NÃO foi citada no texto como mudanças na sociedade:
  Alternativas 1 - A inversão e algumas nações antes detentoras de maior parte do poder estão perdendo Forças para países emergentes; 2 - O crescimento de um mercado consumidor muito mais informado e exigente;
Nota: Não gerada
3 - A rapidez da informação e o acesso a novas tecnologias; 4 - A preocupação ambiental tem sido alvo de discussões em todo o planeta 5 - Novas estruturas organizacionais; Sua resposta 5 - Novas estruturas organizacionais; Questão 2
   Alguns seguimentos apresentam mudanças que têm impacto na área de Administração na era da globalização, as afirmativas abaixo indicam alguns destes seguimentos que foram destacados no texto: I) Mudança na Sociedade; II) Mudança na Educação;
5 - Nenhuma afirmativa é correta;
III) Mudança nas Empresas; Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA: Alternativas 1 - Apenas a afirmativa I é correta; 2 - Apenas a afirmativa II é correta; 3 - Apenas a afirmativa III é correta; 4 - Todas as afirmativas são corretas;
   Sua resposta 4 - Todas as afirmativas são corretas; Questão 3 Nota: Não gerada
1 - Administração e seleção de pessoal/RH;
3) No site do CFA - Conselho Federal de Administração (indicado na página 3 – WA Unidade 1) são destacados alguns campos de atuação do administrador. Assinale a alternativa abaixo que NÃO corresponde a nenhum destes campos: Alternativas
   2 - Orçamento; 3 - Medicina do trabalho; 4 - Administração de materiais e logística; 5 - Administração da produção; Sua resposta 3 - Medicina do trabalho; Questão 4 Nota: Não gerada
Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:
Segundo o site do CFA (Conselho Federal de Administração), na área de recursos humanos (RH) a atuação do profissional de Administração destaca-se em: I) Controle e coordenação de pessoal; II) Controle e custo orçamentário; III) Interpretação de performance e recrutamento;
   Alternativas 1 - As afirmativas I e III são corretas; 2 - Apenas a afirmativa II é correta; 3 - Apenas a afirmativa III é correta; 4 - Apenas as afirmativas II e III são corretas; 5 - Apenas a afirmativa I é correta; Sua resposta 1 - As afirmativas I e III são corretas; Questão 5 Nota: Não gerada
II) A falta do pagamento da anuidade torna ilegal e punível o exercício da profissão de Administrador;
Segundo o site do CFA (Conselho Federal de Administração), conforme previsão do §1º, do art. 14, da Lei nº 4.769/65 e art. 51 do Regulamento Aprovado pelo Decreto 61.934/67: I) É obrigatório o registro no CRA (Conselho Regional de Administração) a todo profissional bacharel em Administração para atuar de forma legalizada;
   III) O registro no CRA é facultativo para o profissional bacharel em Administração; Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA: Alternativas 1 - Apenas a afirmativa I é correta; 2 - As afirmativas I e II são corretas; 3 - Apenas a afirmativa II é correta; 4 - Apenas as afirmativas I e III são corretas; 5 - Apenas a afirmativa III é correta; Sua resposta
2 - As afirmativas I e II são corretas




1-A 2-B 3-C 4-A 5-D TODAS FORAM CORRETAS

terça-feira, 24 de novembro de 2015

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - PROVA FINAL

Questão 1

Nota: Não gerada
(UNICAMP) Em qual das alternativas abaixo há apenas palavras grafadas de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa?

Alternativas

  • 1 - Pára-choque, ultrassonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arquirrival, saúde
  • 2 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saude
  • 3 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde
  • 4 - Parachoque, ultra-sonografia, releem, União Européia, inconsequente, arqui-rival, saúde
  • 5 - Pára-choque, ultra-sonografia, relêem, União Européia, inconseqüente, arqui-rival, saúde

Sua resposta

3 - Para-choque, ultrassonografia, releem, União Europeia, inconsequente, arquirrival, saúde

Questão 2

Nota: Não gerada
Considere as seguintes frases e, a seguir, preencha os espaços pontilhados com o “porquê” adequado.
  1. Marcela não fez a pesquisa ................ estava doente.
  2. ............ João não conta a verdade?
  3. Não quis ir ao cinema ..................?
  4. Nem imagino o ............... de tanta alegria.

Os “porquês” retirados são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    porque, Por que, por quê, porquê.
  • 2 -
    por que, Por que, porquê, porquê.
  • 3 -
    porque, Porque, por quê, por quê.
  • 4 -
    por que, porque, porquê, por quê.
  • 5 -
    porquê, Por quê, por que, porque.

Sua resposta

1 -
porque, Por que, por quê, porquê.

Questão 3

Nota: Não gerada
(UNICAMP) Qual das alternativas abaixo apresenta todas as palavras grafadas corretamente:

Alternativas

  • 1 - bússola, império, platéia, cajú, Panamá
  • 2 - bussola, imperio, plateia, caju, Panama
  • 3 - bússola, imperio, plateia, caju, Panamá
  • 4 -
    bússola, império, plateia, caju, Panamá
  • 5 - bussola, imperio, plateia, cajú, Panamá

Sua resposta

4 -
bússola, império, plateia, caju, Panamá

Questão 4

Nota: Não gerada
(FAL) “Apesar de bons os resultados obtidos, os alunos queriam ainda mais”.
As palavras destacadas na frase acima funcionam, respectivamente, como:

Alternativas

  • 1 -
    Locução prepositiva, adjetivo, advérbio.
  • 2 -
    Locução adverbial, adjetivo, conjunção.
  • 3 -
    Locução adverbial, verbo, conjunção.
  • 4 -
    Locução conjuntiva, adjetivo, advérbio.
  • 5 -
    Locução prepositiva, verbo, conjunção.

Sua resposta

5 -
Locução prepositiva, verbo, conjunção.

Questão 5

Nota: Não gerada
(FUVEST) Nas frases abaixo, cada espaço pontilhado corresponde a uma conjunção retirada.

  1. "Porém já cinco sóis eram passados ....... dali nós partíramos..."
  2. ....... estivesse doente faltei à escola.                       
  3. ....... haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.                                   
  4. Pedro será aprovado ....... estude.                            
  5. ....... chova sairei de casa.

As conjunções retiradas são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - quando, ainda que, sempre que, desde que, como
  • 2 - que, como, embora, desde que, ainda que
  • 3 - como, que, porque, ainda que, desde que
  • 4 - que, ainda que, embora, como, logo que
  • 5 - que, quando, embora, desde que, já que

Sua resposta

2 - que, como, embora, desde que, ainda que

Questão 6

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa em que haja erro de concordância:

Alternativas

  • 1 -
    Hoje são quatorze de junho.
  • 2 -
    É zero hora em São Paulo.
  • 3 -
    Tudo eram memórias de infância.
  • 4 -
    Esta maçã está meia podre.
  • 5 -
    Ajudaram no trabalho amigos e parentes.

Sua resposta

4 -
Esta maçã está meia podre.

Questão 7

Nota: Não gerada
(PUCC-SP) Identifique a frase em que o uso da forma verbal é incorreto:

Alternativas

  • 1 -
    Já fazem três semanas que não a vejo.
  • 2 -
    Naquelas férias ficou ventando muitos dias.
  • 3 -
    Haverá comemorações na sala ao lado?
  • 4 -
    Não será por deslizes pequenos que iremos
    condená-lo.
  • 5 -
    Não constam em nossos arquivos os nomes que
    você procura.

Sua resposta

1 -
Já fazem três semanas que não a vejo.

Questão 8

Nota: Não gerada
(Unirio) Assinale a opção em que a concordância nominal contraria a norma culta da língua:

Alternativas

  • 1 -
    Uso louça e copo velhos.
  • 2 -
    Uso louça e copo velho.
  • 3 -
    Uso copo e louça velhos.
  • 4 -
    Uso copo e louça velha.
  • 5 -
    Uso copo e louça velhas.

Sua resposta

5 -
Uso copo e louça velhas.

Questão 9

Nota: Não gerada
(Unesp–SP) Considere as seguintes frases:
“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno. ”
“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por uma outra pessoa qualquer. ”
“E, às vezes, me julgava importante. ”
Assinalar a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática.

Alternativas

  • 1 -
    predicativo, sujeito, objeto direto.
  • 2 -
    objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial.
  • 3 -
    aposto, agente da passiva, predicativo.
  • 4 -
    complemento nominal, adjunto adverbial, aposto.
  • 5 -
    vocativo, adjunto adnominal, predicativo.

Sua resposta

2 -
objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial.

Questão 10

Nota: Não gerada
A análise sintática é definida pela relação que se estabelece entre palavras ou grupos de palavras dentro de um contexto. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando a correta classificação dos termos destacados. A seguir, assinale a alternativa CORRETA:

1. Objeto direto
2. Objeto indireto
3. Complemento nominal
4. Agente da passiva

(  ) “A fome pode determinar a supressão de uma delas.”
(  ) “A destruição não atinge o princípio universal e comum.”
(  ) “Uma das tribos será exterminada pela outra.”
(  ) “... e morrem de inanição.”

Alternativas

  • 1 - 3, 1, 4, 2
  • 2 - 1, 2, 3, 4
  • 3 - 2, 4, 1, 3
  • 4 - 4, 3, 2, 1

  • 5 - 3, 4, 1, 2

Sua resposta

1 - 3, 1, 4, 2

Questão 11

Nota: Não gerada
Leia com atenção o quadrinho a seguir:
Figura 1 – Tira Garfield
A análise sintática está correta em todas as alternativas, exceto em:

Alternativas

  • 1 -
    No 1º quadrinho você é o sujeito da oração.
  • 2 -
    Comeu é VTD e meu irmão é OD.
  • 3 -
    A forma verbal é (verbo ser) é um VTI.
  • 4 -
    Essa família, no último quadrinho, tem a mesma função sintática de meu irmão, no 1º quadrinho.
  • 5 -
    A forma verbal é pertence ao grupo dos verbos de ligação.

Sua resposta

3 -
A forma verbal é (verbo ser) é um VTI.

Questão 12

Nota: Não gerada
"Não quero aparelhos
para navegar
Ando naufragando,
Ando sem destino.
Pelo voo dos pássaros
quero me guiar..."
(Jorge de Lima)
Os verbos destacados no poema classificam-se, quanto à predicação, como:

Alternativas

  • 1 -
    Transitivo direto - verbo de ligação.
  • 2 -
    Transitivo indireto – intransitivo.
  • 3 -
    Transitivo direto – intransitivo.
  • 4 -
    Transitivo indireto -  verbo de ligação.
  • 5 -
    Transitivo direto e indireto – verbo de ligação.

Sua resposta

3 -
Transitivo direto – intransitivo.

Questão 13

Nota: Não gerada
Leia com atenção a história em quadrinhos abaixo:
Figura 2 – Charge Brown - Schulz
Fonte: Disponível em: < http://fatimalp.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html >. Acesso em: 15 mai. 2015.
Todas as alternativas estão corretas, exceto:

Alternativas

  • 1 -
    Charlie Brown, no primeiro quadrinho, é vocativo.
  • 2 -
    O verbo andar, no segundo quadrinho, é verbo intransitivo.
  • 3 -
    No terceiro quadrinho, o verbo arrancar é um VTD.
  • 4 -
    O sujeito da oração “não sei”, no segundo quadrinho, é desinencial.
  • 5 -
    “De uma mulher”, no último quadrinho, é complemento nominal.

Sua resposta

5 -
“De uma mulher”, no último quadrinho, é complemento nominal.

Questão 14

Nota: Não gerada
Figura 3 – Charge Menino Maluquinho - Ziraldo Fonte: Disponível em:
É correto afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    As palavras “maluca”, “C.D.F.” e “tapado” atuam como sujeitos das orações.
  • 2 -
    A expressão “A Carolina é verde radical” não é uma oração, pois não possui verbo.
  • 3 -
    Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é o amigo do Menino Maluquinho.
  • 4 -
    Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é “você”.
  • 5 -
    A oração “O Junim é “cri-cri”” é uma oração sem sujeito.

Sua resposta

4 -
Na frase “Você não tem nenhum amigo normal?” o sujeito é “você”.

Questão 15

Nota: Não gerada
“Nunca deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.” Na voz passiva ficaria:

Alternativas

  • 1 -
    Nunca deixara sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 2 -
    Nunca foi deixado sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 3 -
    Nunca se deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.
  • 4 -
    Nunca deixaram a esperança de um dia revê-lo.
  • 5 -
    Nunca se deixaram a esperança de um dia revê-lo.

Sua resposta

3 -
Nunca se deixou sequer a esperança de um dia revê-lo.

Questão 16

Nota: Não gerada
Assinale a alternativa incorreta quanto à classificação do termo em destaque na frase:

Alternativas

  • 1 -
    “Compra-se todas as propriedades desta região.” – Partícula apassivadora.
  • 2 -
    “Por onde se vai ao estádio?” – Partícula de indeterminação do sujeito.
  • 3 -
    “Os inimigos olham-se agora como amigos.” – objeto direto.
  • 4 -
    “Os fugitivos se morriam de sede e de fome.” – objeto direto.
  • 5 -
    “A lua se elevava nos céus.” – objeto direto.

Sua resposta

4 -
“Os fugitivos se morriam de sede e de fome.” – objeto direto.

Questão 17

Nota: Não gerada
(Centec-BA) Há erro de colocação de vírgula em:

Alternativas

  • 1 -
    É linda a igreja, mas sua beleza é realmente muito triste.
  • 2 -
    Oh! Não, disse a menina, eu te ensinei a conhecer Deus.
  • 3 -
    Ele prometeu fazer alguma coisa, e eu creio que o fará.
  • 4 -
    Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.
  • 5 -
    Abaixou-se, examinou o solo, recusou continuar com os outros.

Sua resposta

4 -
Os sentimentos de Madalena, sempre esbarravam na minha brutalidade.

Questão 18

Nota: Não gerada
(Unesp- Marília) Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva:

Alternativas

  • 1 -
    Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.
  • 2 -
    Os meninos ora brigavam, ora brincavam.
  • 3 -
    Jaime trabalha depressa, contudo produz pouco.
  • 4 -
    Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver.
  • 5 -
    Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.

Sua resposta

1 -
Sérgio foi bom filho; logo será um bom pai.

Questão 19

Nota: Não gerada
EFOMM - “Depois que o velho morresse, não teria mais graça saltar o muro para roubar fruta na sua horta.” As duas últimas orações do período são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 -
    subordinada substantiva subjetiva / subordinada substantiva completiva nominal;
  • 2 -
    subordinada substantiva objetiva direta / subordinada adverbial final;
  • 3 -
    subordinada substantiva objetiva indireta / subordinada substantiva completiva nominal;
  • 4 -
    subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;
  • 5 -
    subordinada substantiva predicativa / subordinada completiva nominal.

Sua resposta

4 -
subordinada substantiva subjetiva / subordinada adverbial final;

Questão 20

Nota: Não gerada
UNIRIO - Em “Entende-se bem que D. Tonica observasse a contemplação dos dois”, à oração principal segue-se uma oração subordinada:

Alternativas

  • 1 -
    substantiva subjetiva;
  • 2 -
    substantiva objetiva direta;
  • 3 -
    adjetiva restritiva;
  • 4 -
    adverbial causal;
  • 5 -
    adverbial concessiva.

Sua resposta

1 -
substantiva subjetiva;

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 6

Questão 1

Nota: Não gerada
(FCMSC- SP - modificada) Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando os períodos seguintes:

I - Não caía um galho, não balançava uma folha.
II - O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame.
III -  O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou.

Nota-se que existe coordenação assindética:

Alternativas

  • 1 - apenas em I.
  • 2 -
    apenas em II.
  • 3 -
    apenas em III.
  • 4 -
    em I, II, III.
  • 5 - em nenhum deles.

Sua resposta

2 -
apenas em II.

Questão 2

Nota: Não gerada
(FUVEST) Dentre os períodos abaixo, um é composto por coordenação e contém uma oração coordenada sindética adversativa. Assinalar a alternativa correspondente a este período:  

Alternativas

  • 1 -
    A frustração cresce e a desesperança não cede. 
  • 2 - O que dizer sem resvalar para o pessimismo, a crítica pungente ou a autoabsolvição. 
  • 3 - É também ocioso pensar que nós, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir. 
  • 4 -
    Sejamos francos. 
  • 5 -
    Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população.

Sua resposta

5 -
Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população.

Questão 3

Nota: Não gerada
(PUC - modificada) A conjunção "e" não tem valor aditivo na frase:

Alternativas

  • 1 -
    Cheguei, vi e venci.
  • 2 -
    Deitei-me exausto e não consegui dormir.
  • 3 -
    Arrumou as malas e despediu-se.
  • 4 -
    Analise os dados restantes e envie-os ao diretor.
  • 5 -
    Comprei uma blusa e uma calça.

Sua resposta

2 -
Deitei-me exausto e não consegui dormir.

Questão 4

Nota: Não gerada
(FGV) Compare as duas frases, observando sua pontuação.

Nesta festa, só beijarei as meninas, que são feias.
Nesta festa, só beijarei as meninas que são feias.

Assinale a alternativa correta quanto ao sentido dessas frases.

Alternativas

  • 1 -
    A primeira afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.
  • 2 -
    A primeira afirma que somente as meninas feias serão beijadas; as bonitas não.
  • 3 -
    A segunda afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.
  • 4 - A segunda afirma que somente as meninas bonitas serão beijadas; as feias não.
  • 5 -
    As duas frases afirmam que as meninas bonitas serão beijadas.

Sua resposta

1 -
A primeira afirma que todas as meninas da festa são feias — e serão beijadas.

Questão 5

Nota: Não gerada
(UFMG - modificado) A oração sublinhada está corretamente classificada, EXCETO em:

Alternativas

  • 1 - O menino que brinca desenvolve-se / oração subordinada adjetiva restritiva. 
  • 2 - Via-se muito que D. Glória era alcoviteira / oração subordinada substantiva subjetiva.
  • 3 -
    Tudo que possuímos vem desses cem mil réis / oração subordinada adjetiva restritiva. 
  • 4 -
    Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / oração subordinada substantiva objetiva indireta. 
  • 5 - A ideia é tão santa que não está mal no santuário / oração subordinada adverbial consecutiva. 

Sua resposta

4 -
Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / oração subordinada substantiva objetiva indireta. 

Questão 6

Nota: Não gerada
(FUVEST) Classifique as orações em destaque do período seguinte: "Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresários afirmaram que os resultados eram bastante razoáveis, uma vez que a produção não aumentou, mas também não caiu."

Alternativas

  • 1 - principal, subordinada adverbial final.
  • 2 -
    principal, subordinada substantiva objetiva direta. 
  • 3 - subordinada adverbial temporal, subordinada adjetiva restritiva. 
  • 4 -
    subordinada adverbial temporal, subordinada objetiva direta. 
  • 5 -
    subordinada adverbial temporal, principal.  

Sua resposta

4 -
subordinada adverbial temporal, subordinada objetiva direta. 

Questão 7

Nota: Não gerada
  1. “Ficava-me a certeza de que havia ali vários trabalhos” (Graciliano Ramos).  

A oração destacada é:

Alternativas

  • 1 - subordinada adverbial condicional. 
  • 2 - subordinada substantiva completiva nominal. 
  • 3 - subordinada substantiva subjetiva.
  • 4 - coordenada sindética adversativa.
  • 5 -
    subordinada adjetiva restritiva.

Sua resposta

2 - subordinada substantiva completiva nominal. 

Questão 8

Nota: Não gerada
  1. (PUC) As orações subordinadas desempenham funções sintáticas nas orações principais. Considerando, no terceiro trecho, os períodos:


I. "Conheci que Madelena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez."

II. "A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste."


Pode-se dizer que as orações em destaque simples desempenham, respectivamente, funções sintáticas de:

Alternativas

  • 1 - objeto direto e adjunto adnominal.
  • 2 - adjunto adverbial e sujeito.
  • 3 - objeto indireto e adjunto adverbial.
  • 4 - sujeito e adjunto adverbial.
  • 5 - adjunto adnominal e sujeito.

Sua resposta

1 - objeto direto e adjunto adnominal.

Questão 9

Nota: Não gerada
Leia, com atenção, os períodos abaixo:

I – Se eu pudesse estudar mais, me sairia melhor no concurso.
II – Coma, meu filho, nem que seja um pouquinho.
III – Não acreditas em amor à primeira vista porque nunca amaste.
     
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações sublinhadas:

Alternativas

  • 1 - condição, concessão, causa. 
  • 2 -
    tempo, causa, concessão.
  • 3 - condição, consequência, comparação.
  • 4 - condição, consequência, comparação.
  • 5 -
    concessão, causa, conformidade.

Sua resposta

1 - condição, concessão, causa. 

Questão 10

Nota: Não gerada
(AFTN) Indique o período em que as vírgulas não isolam oração subordinada adjetiva:

Alternativas

  • 1 - Entre a história romanceada, que teve nova voga entre 1920 e 1940, situa-se parte da obra do escritor.
  • 2 -
    Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da França, não há nenhum que, desde o início da Idade Média, tenha adquirido importância decisiva como língua literária. 
  • 3 -
    No fim do século XI constituiu-se uma língua de civilização, cujo o berço é a França Meridional, hoje denominada "provençal clássico." 
  • 4 -
    Os comediantes italianos, que vinham com frequência a Paris, representavam a comédia improvisada em torno de um esquema: a "commedia dell’arte." 
  • 5 -
    Como consequência de tudo isso os gramáticos, que eram senhores absolutos da língua, impunham arbitrariamente regras cerebrinas. 

Sua resposta

2 -
Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da França, não há nenhum que, desde o início da Idade Média, tenha adquirido importância decisiva como língua literária. 

ED LÍNGUA PORTUGUESA 1 - LISTA 5

Questão 1

Nota: Não gerada
(PUC – Campinas) Observe as frases:

 I – Ele foi, logo eu não fui.
II –O menino, disse ele, não vai.
III – Deus, que é pai, não nos abandona.
IV – Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.

Assinale a afirmativa correta:

Alternativas

  • 1 - Em I há erro de pontuação.
  • 2 -
    Na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase.
  • 3 -
    Em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro.
  • 4 - Na II, faltam dois pontos depois de disse.
  • 5 -
    N.d.a.

Sua resposta

2 -
Na I, se se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase.

Questão 2

Nota: Não gerada
(FAU/Santos) Terminada a aula, o professor Jacinto, dirigindo-se à classe, disse: “Todos deverão trazer dicionário na próxima aula”.
No texto, as aspas foram colocadas:

Alternativas

  • 1 - para enfatizar a necessidade do dicionário.
  • 2 - porque a oração entre aspas vem depois dos dois pontos.
  • 3 - porque os componentes da frase estão em ordem inversa.
  • 4 - para sugerir que a falta do dicionário será prejudicial aos alunos.
  • 5 -
    para indicar uma citação.

Sua resposta

5 -
para indicar uma citação.

Questão 3

Nota: Não gerada
(Mack-SP) Os trechos a seguir tiveram sinais de pontuação suprimidos e alterados. Aponte aquele cuja pontuação permaneceu gramaticalmente correta.

Alternativas

  • 1 -
    "A pesquisa, descrita na edição de hoje da revista científica britânica 'Nature', é mais um dado na busca pelos cientistas de compreender os mecanismos moleculares da embriogênese, ou seja, a formação e desenvolvimento dos seres vivos."
  • 2 -
    "Parece que, o Pelé do milésimo gol, que pedia escola para 'esses meninos,' também era bem mais sábio do que o que hoje lhes propõe 'cadeia'."
  • 3 -
    "Os otimistas olham e dizem: Ah, está meio cheio. Mas os pessimistas, veem o mesmo copo, a mesma quantidade de água e acham que está meio vazio."
  • 4 -
    "A ideia do ministro extraordinário dos Esportes, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé de colocar na cadeia 'os meninos' que participam de brigas entre torcidas organizadas é para ficar no jargão esportivo, uma 'bola fora'."
  • 5 -
    "Como os bens públicos não podem ser penhorados os precatórios entram em ordem cronológica no orçamento do governo."

Sua resposta

1 -
"A pesquisa, descrita na edição de hoje da revista científica britânica 'Nature', é mais um dado na busca pelos cientistas de compreender os mecanismos moleculares da embriogênese, ou seja, a formação e desenvolvimento dos seres vivos."

Questão 4

Nota: Não gerada
(E.S. Propaganda e Marketing) “Continental 2001 Grand Prix II: Nossa homenagem ao bom gosto da mulher brasileira

Alternativas

  • 1 -
    Complemento nominal, sujeito.
  • 2 - Adjunto adnominal, objeto direto.
  • 3 -
    Complemento nominal, adjunto adnominal.
  • 4 -
    Sujeito, complemento nominal.
  • 5 - Complemento nominal, complemento nominal.

Sua resposta

3 -
Complemento nominal, adjunto adnominal.

Questão 5

Nota: Não gerada
(ESPM-SP) O vocativo, quando no meio da frase (como acontece com o aposto), deve vir entre vírgulas? Identifique a alternativa certa:

Alternativas

  • 1 -
    Entre vírgulas.
  • 2 -
    Não necessariamente.
  • 3 -
    Pode variar.
  • 4 -
    O vocativo nunca vem acompanhado por vírgulas, pois trata-se de um termo independente da oração.
  • 5 - Utiliza-se ponto final.

Sua resposta

1 -
Entre vírgulas.

Questão 6

Nota: Não gerada
(UFPI) “Jatene está convicto de suas ideias”.

“ Os setores do governo discordam do modelo proposto”.

Os termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente:

Alternativas

  • 1 - Complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal.
  • 2 - Objeto indireto - adjunto adnominal – complemento nominal.
  • 3 - Complemento nominal - adjunto adnominal – objeto indireto.
  • 4 - Adjunto adnominal – adjunto adnominal – objeto indireto.
  • 5 - Complemento nominal - complemento nominal - objeto indireto.

Sua resposta

3 - Complemento nominal - adjunto adnominal – objeto indireto.

Questão 7

Nota: Não gerada
(ESPM-SP) Observe os termos destacados das opções que se seguem e identifique a alternativa que apresenta a classificação correta da função sintática.
Sempre esteve acostumada ao luxo.
Naquela época ainda obedecia aos pais.
Esta roupa não está adequada à ocasião.
Os velhos soldadinhos de chumbo foram esquecidos.

Alternativas

  • 1 -
    Complemento nominal - complemento nominal – objeto indireto - complemento nominal.
  • 2 -
    Complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal - adjunto adnominal.
  • 3 -
    Objeto indireto – complemento nominal – complemento nominal – adjunto adnominal.
  • 4 -
    Objeto indireto - objeto indireto - objeto indireto – complemento nominal.
  • 5 -
    Adjunto adnominal – objeto indireto – complemento nominal – adjunto adnominal.

Sua resposta

2 -
Complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal - adjunto adnominal.

Questão 8

Nota: Não gerada
“Em homenagem aos pais, eles executaram uma bonita canção”. O termo em destaque exerce a mesma função de qual dessas opções?

Alternativas

  • 1 -
    O médico assistiu o paciente até o último suspiro.
  • 2 -
    O médico mostrava-se atencioso para com os idosos.
  • 3 -
    O cofre foi arrombado pelos bandidos.
  • 4 -
    O estranho homem deu dinheiro às crianças aos montes.
  • 5 - A casa foi a leilão no mês passado.

Sua resposta

2 -
O médico mostrava-se atencioso para com os idosos.

Questão 9

Nota: Não gerada
Classifique os termos em destaque nas orações que se seguem, de acordo com o seguinte código: 1 – Complemento Nominal; 2 – Adjunto Adnominal

(   ) O poeta bêbado caminhou pela praça.
(   ) Nossa história é cheia de reviravoltas.
(   ) Minha confiança em você não tem limites.
(   ) A dor que se simula dói mais. (Machado de Assis)
(   ) Os alunos desconfiados deixaram o colégio.
A alternativa que corresponde à sequência correta é:

Alternativas

  • 1 -
    1;2;1;2;2.
  • 2 -
    1;1;1;2;1.
  • 3 -
    2;1;2;1;1.
  • 4 -
    2;1;1;2;2.
  • 5 -
    2;1;2;1;2

Sua resposta

4 -
2;1;1;2;2.

Questão 10

Nota: Não gerada
(FMU) Leia as expressões destacadas na seguinte passagem: “E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada – o meu jeito de querer bem.
Tais expressões exercem, respectivamente, a função sintática de:

Alternativas

  • 1 -
    Complemento nominal e aposto.
  • 2 -
    Objeto indireto e aposto.
  • 3 -
    Adjunto adnominal e adjunto adverbial de modo.
  • 4 -
    Objeto indireto e predicativo do sujeito.
  • 5 - Complemento nominal e adjunto adverbial de modo.

Sua resposta

1 -
Complemento nominal e aposto.