segunda-feira, 14 de março de 2016

Justiça de SP encaminha denúncia contra Lula para Sérgio Moro julgar

Do G1 São Paulo











A Justiça de São Paulo encaminhou a denúncia do Ministério Público do estado contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Justiça Federal de Curitiba, mais precisamente para as mãos do juiz Sérgio Moro, informou a assessoria do Tribunal de Justiça (TJ) nesta segunda-feira (14).
A denúncia contra Lula e mais 15 pessoas pede a prisão preventiva do ex-presidente, que será analisada agora pelo juiz da Lava Jato na primeira instância.
A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga de Oliveira entendeu que:
– os crimes denunciados são federais, e não estaduais;
– já há uma investigação em curso sobre esses crimes na Justiça Federal;
– toda a denúncia vai para a análise do juiz Sérgio Moro, incluindo as denúncias contra outras 15 pessoas, entre elas a ex-primeira-dama Marisa Letícia e o filho de Lula, Fábio Luís Lula da Silva, além do pedido de prisão de Lula e mais seis envolvidos;
– caso Moro entenda que a denúncia é de âmbito estadual, ele pode desmembrar o processo e devolver o que achar pertinente;
– o caso deixa de estar em segredo de Justiça em São Paulo.

A defesa de Lula diz em nota publicada no site do Instituto Lula que vai recorrer da decisão e afirma que a competência do caso é da Justiça de São Paulo.
Os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins afirmam que:
- Lula e seus familiares não são proprietários do triplex do Edifício Solaris, em Guarujáx (SP);
- Não há qualquer elemento que possa vincular o triplex ou a suposta reforma no imóvel a 'desvios da Petrobrás';
- Mesmo que fosse possível cogitar-se de qualquer vínculo com “desvios da Petrobras”, isso não deslocaria o caso para a competência da Justiça Federal;
- O imóvel está localizado no Estado de São Paulo e nenhum ato foi praticado no Paraná (leia a íntegra da nota ao final dessa reportagem).

Os promotores do MP-SP também consideram que os crimes denunciados são de competência estadual e vão analisar a possibilidade de entrar com recurso contra a decisão da juíza.
Com a decisão da juíza, a denúncia e o pedido de prisão contra Lula agora serão encaminhadas da 4ª Vara Criminal da Justiça de São Paulo para a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde Moro atua.
A assessoria da Justiça Federal do Paraná informa que o processo ainda não chegou ao Paraná e que não tem data para que isso ocorra. Que, no momento em que chegar ao juiz Sérgio Moro, a praxe é ele abrir vista para o MPF se posicionar sobre o caso.
A juíza argumenta na decisão que os crimes denunciados pelo MP-SP têm caracteristicas de esfera federal e já são objetos de apuração da Justiça Federal.
A magistrada diz que “o pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘lavagem de dinheiro’, é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”.
“Como consequência lógica pela declinação da competência, absoluta, deixo de analisar os pedidos de cautelares formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência que justifique a análise por este Juízo, até porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MP-SP, sendo de conhecimento inclusive dos indiciados”, escreveu a juíza.
'Prejuízo à União'
Segundo a juíza, a denúncia do MP-SP não narra a origem do suposto favorecimento de Lula, Marisa Letícia e do filho Fábio por empreiteiras, mas a Lava Jato, sim. “[...] Não houve demonstração, nem mesmo menção na peça acusatória inicial, de que o ex-presidente tinha ciência dos estelionatos perpetrados pelos denunciados no chamado ‘Núcleo Bancoop’ pelos promotores denunciantes e que daí decorreria a lavagem de dinheiro”, afirmou a juíza Maria Priscilla na decisão.

Para a magistrada, está “demonstrado” que a suspeita é de que houve “prejuízo à União”.

Ainda de acordo com a magistrada, mesmo que se conclua que as benesses sejam decorrentes do esquema na Bancoop, a competência é da Justiça Federal. Isso porque a falsidade ideológica atribuída a Lula se deve por declaração falsa ao Fisco Federal, sendo este crime absorvido pelo delito de ordem tributária, que é de competência federal.

“Considerando que a declaração falsa foi prestada à Receita Federal, na declaração anual de imposto de renda, a competência para processamento é da Justiça Federal”, concluiu.

A juíza declinou de sua competência absoluta do caso, por isso, não vai analisar os pedidos de cautelares e prisão preventiva, “entendendo que não há urgência que justifique a análise”. Ela também decretou o fim do sigilo sobre o processo em São Paulo.

'Ainda bem que é o Moro', diz promotor
Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo, que fizeram a denúncia contra Lula e mais 15 pessoas à Justiça de São Paulo, estão reunidos na tarde desta segunda-feira no Ministério Público de São Paulo.

"Agora vamos nos reunir para saber o que vamos fazer", disse Blat ao G1. "Mais tarde a gente vai falar por meio de nota. Agora tem outro juiz no meio. Ainda bem que é o Moro. Ela [a juíza] levou tudo embora. Vamos avaliar o recurso direitinho."
Denúncia
O ex-presidente, a mulher dele, Marisa Letícia, e o filho foram denunciados pelo Ministério Público Estadual na quarta-feira (9) junto com outras 13 pessoas. O inquérito, que corre em São Paulo, não tem relação com as investigações da Operação Lava Jato.

ex-presidente foi denunciado pelos promotores por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro – por supostamente ter ocultado a propriedade de um triplex em Guarujá. Marisa Letícia foi denunciada por lavagem de dinheiro. O filho deles, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, foi denunciado por participação em lavagem de dinheiro.
Na quinta-feira (10), ao detalharem a denúncia em entrevista coletiva, os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo afirmaram que, no entendimento do MP-SP, os crimes denunciados são de esfera estadual.
As outras 13 pessoas foram denunciadas pelos crimes de estelionato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Entre elas estão: o ex-tesoureiro do PT e ex-presidente daBancoopJoão Vaccari Neto e o ex-presidente da construtora OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro.
Leia a íntegra da nota a defesa de Lula
"A decisão proferida nesta data (14/03/2016) pela Juíza MARIA PRISCILLA ERNANDES VEIGA OLIVEIRA, da 4ª. Vara Criminal de São Paulo, declinando a competência para a 13ª. Vara Federal de Curitiba (PR), será impugnada pelos advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares por meio de  recurso dirigido ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Os fundamentos utilizados pela Juíza foram os seguintes:
(a) “não houve demonstração, nem mesmo menção na peça acusatória inicial, de que o ex-Presidente tinha ciência dos estelionatos perpetrados pelos denunciados no chamado ‘Núcleo Bancoopx’ pelos promotores denunciantes e que daí decorreria a lavagem de dinheiro”;
(b) “nos processos da ‘Operação Lava Jato’ são investigadas tanto a cessão do triplex no Guarujá ao ex-Presidente e sua família, como as reformas de tal imóvel”;
(c) “a suspeita de acordo com o MPF nos processos daquela operação, é que tal benesse derive dos supostos benefícios obtidos pelas empreiteiras no esquema que vitimou a Petrobrás, que é da competência do Juízo da 13ª. Vara Federal de Curitiba/PR”.
A realidade, todavia, é que:
(a) o ex-Presidente Lula e seus familiares não são proprietários e não têm qualquer relação com o triplex do Edifício Solaris, do Guarujá (SP);
(b) os depoimentos opinativos colhidos pelos três promotores de justiça do Ministério Público de São Paulo que assinaram a denúncia contra o ex-Presidente Lula e seus familiares não podem se sobrepor ao título de propriedade, que goza de fé pública, e indica a empresa OAS como proprietária do imóvel;
(c) não há qualquer elemento concreto que possa vincular o triplex ou a suposta reforma realizada nesse imóvel a “desvios da Petrobras”, como afirma a decisão; o que existe é imputação de uma hipótese, insuficiente para motivar uma acusação criminal;
(d) mesmo que fosse possível cogitar-se de qualquer vínculo com “desvios da Petrobras”, isso não deslocaria o caso para a competência da Justiça Federal; a Petrobras é sociedade de economia mista e há posição pacífica dos Tribunais de que nessa hipótese a competência é da justiça estadual;
(e) mesmo que fosse possível cogitar-se, por absurdo, de qualquer tema da competência da Justiça Federal, não seria do Paraná (PR), pois o imóvel está localizado no Estado de São Paulo (SP) e nenhum ato foi praticado naquele outro Estado.
Assim, a competência para analisar o caso é da Justiça Estadual de São Paulo e não da 13ª. Vara Federal do Paraná, o que deverá ser reconhecido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, no julgamento do recurso que será interposto pelos advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus familiares.
Além disso, os advogados do ex-Presidente Lula também confiam que o Supremo Tribunal Federal irá decidir pela atribuição do Ministério Público do Estado de São Paulo, através de um promotor natural,  escolhido por livre distribuição, para conduzir o caso, conforme recurso já interposto na ACO 2.833/SP.
Com essas medidas, a defesa do ex-Presidente Lula busca que os fatos sejam analisados pelas instâncias corretas, de acordo com a Constituição Federal e a Lei. Não se pretende evitar qualquer investigação. Ao contrário, o que se busca é evitar que alguns vícios evidentes no processo venham a motivar, no futuro, a sua nulidade, como já ocorreu em outros casos de grande repercussão.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Entenda o que é e como tratar a Erisipela

A erisipela é uma doença de pele infecciosa que provoca feridas vermelhas, inflamadas e dolorosas na pele, especialmente nas pernas, rosto ou braços e que pode aparecer em todo o corpo. Esta doença é mais frequente em mulheres com mais de 50 anos de idade, obesas ou diabéticas e é causada por uma bactéria chamada Streptcoccus pyogenes, que também pode causar uma forma mais grave da doença chamada erisipela bolhosa, que provoca feridas mais profundas na pele com bolhas com líquido transparente, amarelo ou marrom.
A erisipela quando tratada desde cedo pode ser curada em 7 a 30 dias e o tratamento é feito com antibióticos e deve ser indicado e orientado por um dermatologista. Além disso, em alguns casos esta doença pode voltar a surgir ou pode mesmo ser crônica, ficando por toda a vida.
Erisipela no rostoErisipela no rosto
Erisipela bolhasaErisipela bolhasa

Tratamento para erisipela

O tratamento da erisipela é feito com antibióticos, como Penicilina, Amoxicilina ou Ciprofloxacino, que devem ser tomados durante cerca de 14 dias de acordo com as indicações dadas pelo dermatologista. Veja como pode fazer um excelente Tratamento caseiro para ajudar a tratar os sintomas desta doença em Tratamento da erisipela. 
Além disso, para uma melhor recuperação é também recomendado repousar e elevar o membro afetado, caso a doença surja nas pernas ou braços, e aplicar compressas frias molhadas em infusão preparada com chá de zimbro sobre as regiões a tratar. 
Caso o problema seja erisipela bolhosa, nestes casos além do tratamento com antibióticos pode também ser necessária a utilização de cremes para passar na pele afetada e melhorar os sintomas, que geralmente têm ácido fusídico ou sulfadiazina de prata em sua composição.

Sintomas e diagnóstico da Erisipela

Os principais sintomas de erisipela geralmente incluem:
  • Feridas vermelhas na pele, inflamadas e com dor;
  • Pequenas bolhas na pele.
  • Febre;
  • Náuseas e vômito;
  • Calafrios.
O diagnóstico da erisipela é feito pelo dermatologista através da observação dos sintomas da doença, não havendo geralmente a necessidade de realizar outros exames específicos. Assim que os primeiros sintomas surgem é importante ir o médico, para que a doença possa começar a ser rapidamente tratada para evitar complicações como linfedema ou elefantíase.

Erisipela é contagiosa?

A erisipela não passa de pessoa para pessoa e só acontece quando um ferimento, como micose de pé ou picada de inseto entra em contato com a bactéria causadora da doença, Streptcoccus pyogenes, que pode estar em qualquer local.

Tratamento da erisipela

O tratamento da erisipela é realizado através da ingestão dos antibióticos receitados pelo médico durante aproximadamente 14 dias, repouso e elevação do membro afetado.
Quando a erisipela não é grave o tratamento pode ser feito em casa, mas quando a erisipela é crônica, complicada ou de repetição, o tratamento é feito no hospital, através do internamento.
Os antibióticos prescritos pelo médico podem ser:
  • Penicilina, que é o mais usado;
  • Ampicilina;
  • Cefalexina;
  • Amoxicilina;
  • Cefradina;
  • Ciprofloxacino;
  • Eritromicina, Claritromicina ou Clindamicina para quem tem alergia à penicilina.
Em caso de erisipela bolhosa, o tratamento pode ser feito com cremes anti-microbianos, como o ácido fusídico a 2%, ou sulfadiazina argêntica a 1%.
A erisipela acontece quando a bactéria que causa a doença entra na pele através de um ferimento. No entanto, a erisipela não é contagiosa, não passa de pessoa para pessoa.
A erisipela é mais frequente em mulheres com mais de 50 anos de idade, obesas e com diabetes e quando é mal controlada pode ter consequências graves, como o linfedema pós-infeccioso, que é um inchaço duro que pode se tornar numa doença crônica, causando dor, sensação de peso e alteração na mobilidade.
É muito importante seguir o tratamento rigorosamente para evitar o aparecimento de complicações e de erisipelas de repetição.
Durante o tratamento não é aconselhado trabalhar ou ir para escola, porque apesar da erisipela não ser contagiosa, é preciso fazer repouso. Nota-se que a erisipela está melhorando quando a região fica menos vermelha e menos inchada, mas se o paciente notar que a região está ainda mais inchada e mais vermelha, deve-se voltar ao médico.

Tratamento caseiro para erisipela

Um bom tratamento caseiro da erisipela, além do consumo dos antibióticos, é aplicar compressas de água gelada na região afetada diariamente para diminuir a dor e a inflamação. No entanto, caso a ferida esteja com curativo, não se deve retirá-lo.
O tratamento da erisipela e celulite, que é uma infecção da pele, é feito também com antibióticos receitados pelo médico e repouso, sendo importante ficar deitado com almofadas por baixo das pernas.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Av2 - Administração - Fundamentos e Teoria Organizacional

GABARITO ABAIXO

1)
Henry Ford (1863 – 1947) iniciou sua carreira como mecânico e tomou os ensinamentos de Taylor e da Organização Racional do Trabalho para criar um modelo de produção automotivo baseado na linha de montagem, assim, pela primeira vez, promoveu o acesso ao automóvel a pessoas que não participavam da classe dos milionários. Quais são as principais características da linha de montagem que possibilitaram essa transformação no mercado automotivo?

Alternativas:
  • a)
    Diminuição do número de peças e padronização das peças; Diminuição do tempo de fabricação proporcionado pela esteira de montagem; Trabalhadores especializados; Padronização da qualidade do produto.
  • b)
    Diminuição do número de peças e padronização das peças; Diminuição do tempo de fabricação proporcionado pela esteira de montagem; Trabalhadores especializados; Modelos customizados.
  • c)
    Diminuição do número de peças e padronização das peças; Flexibilidade no processo de montagem; Trabalhadores especializados; Padronização da qualidade do produto.
  • d)
    Diminuição do número de peças e padronização das peças; Flexibilidade no processo de montagem; Modelos customizados; Trabalhadores especializados.
2)
Assim como a teoria científica, a teoria administrativa clássica direciona seus esforços para maximização da eficiência organizacional, porém com um enfoque diferente Fayol direciona seus estudos para a estrutura organizacional. Sobre as atividades ou funções administrativas, Fayol as estabeleceu e dividiu em grupos conforme descritos abaixo. Considerando as descrições abaixo, identifique a alternativa que contém as corretas funções administrativas respectivamente.
  • I - Está relacionada à produção de bens e serviços de uma organização;
  • II - Está ligada à administração do capital da organização;
  • III - Está relacionada ao controle e registro das despesas organizacionais;
  • IV - Relacionada com a integração de todas as operações da organização.

Alternativas:
  • a)
    Função técnica; Função contábil; Função financeira; Função administrativa.
  • b)
    Função técnica; Função financeira; Função contábil; Função administrativa.
  • c)
    Função administrativa; Função financeira; Função contábil; Função técnica.
  • d)
    Função contábil; Função financeira; Função técnica; Função administrativa.
3)
Max Weber avança nos estudos organizacionais buscando uma forma de coordenar as funções administrativas visando garantir a eficiência pelo planejamento das tarefas e relações organizacionais. Com este propósito a teoria burocrática contribui para as organizações propondo mudanças nas estruturas organizacionais. Considerando as propostas abaixo, identifique a alternativa que contém somente mudanças propostas pela teoria burocrática.
  • I - Formalização dos procedimentos, descrição dos cargos, políticas e regulamentos;
  • II – Identificação dos grupos informais de trabalho;
  • III - Especialização das atividades resultando em concentrações de especialidades e conhecimentos;
  • IV - Centralização do poder de decisão na alta administração das organizações.

Alternativas:
  • a)
    I, II e III
  • b)
    II, III e IV
  • c)
    I, II e IV
  • d)
    I, III e IV
4)
A Administração por Objetivos busca promover uma conciliação entre os objetivos individuais, departamentais e organizacionais, assim baseia-se no autocompromisso dos trabalhadores para garantir a eficácia organizacional. Considerando as ações descritas abaixo, identifique a alternativa que contém somente ações propostas pela APO.
  • I - Gerentes e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados;
  • II - O gerente se compromete a proporcionar apoio, direção e recursos para que o subordinado possa trabalhar eficazmente;
  • III - Gerente e subordinado se reúnem para avaliação conjunto;
  • IV – Propostas de mudanças no processo são realizadas pela alta administração.

Alternativas:
  • a)
    I, II e III
  • b)
    II, III e IV
  • c)
    I, III e IV
  • d)
    I, II e IV
5)
Segundo Chiavenato (2003, p.59): "A organização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto. As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente. As características ambientais funcionam como variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes." Esta citação de Chiavenato se refere a qual teoria organizacional?

Alternativas:
  • a)
    Teoria Clássica.
  • b)
    Teoria das Relações Humanas.
  • c)
    Teoria Contingencial.
  • d)
    Teoria Neoclássica.

GABARITO CONFERIR ANTES DO ENVIO

 1a 2b 3d 4a 5c 

Av1 - Administração - Fundamentos e Teoria Organizacional


1)
É imprescindível conhecer o que significa administração e, consequentemente, compreender o papel do gestor nas organizações. Para isso, considera-se que existe uma série de conceitos sobre esta realidade. São vários os autores que conceituam administração. Apesar de cada autor apresentar suas particularidades, apresentam ideias em comum.
Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
I) Administração é saber lidar com pessoas, com informações e tomar decisão.
II) O papel do administrador é fazer a gestão das pessoas e dos recursos para alcançar os objetivos da organização.
III) Os tipos de gestão podem ser os mais diversos, como: autoritário, participativo, democrático etc.
IV) O gestor toma a decisão dentro de uma organização.
Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa(s) correta(s):

Alternativas:
  • a)
    Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
  • b)
    Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • c)
    Apenas as afirmativas III estão corretas
  • d)
    Todas as afirmativas estão corretas
2)
Considere as duas definições a seguir:
"Relaciona-se com os fins e propósitos da organização, ou seja, significa atingir objetivos e resultados. É realizar as atividades em que foi proposto pelo gestor, com o melhor aproveitamento possível dos recursos, com foco em alcançar o resultado. Quanto menor o esforço para produzir um resultado, é claro, sem deixar de pensar na qualidade dos produtos e processos" (CHIAVENATO, 2005)
"Realizar as atividades ou tarefas de maneira certa; e realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos". É a forma que foi determinada para alcançar a meta, porém o resultado não é tão primordial, mas sim fazer certo (MAXIMIANO, 2004, p. 115).
As definições anteriores estão se referindo, respectivamente, a quais conceitos? Assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Missão e Valores
  • b)
    História e Memória
  • c)
    Eficácia e Eficiência
  • d)
    Estratégia e Tática
3)
Quando a organização é classificada quanto ao seu porte ou dimensão, ela pode ser denominada de que maneira?

Alternativas:
  • a)
    Como micro, pequena, média ou grande empresa
  • b)
    Como organização eficaz e eficiente
  • c)
    Como organização de primeiro, segundo ou terceiro setor
  • d)
    Como organização primária, secundária e terciária
4)
As organizações exercem grande influência na sociedade. As atividades realizadas pela organização influenciam e são influenciadas pelas pessoas. Assim, as organizações podem ser consideradas um sistema. Sendo assim, quais são as quatro palavras-chave que representam o modelo sistêmico da organização?

Alternativas:
  • a)
    Missão, Visão, Valores e ética
  • b)
    Cultura, Sociedade, Meio ambiente e Respeito
  • c)
    Entrada, Produção, Saída e Feedback
  • d)
    Missão, comunicação, valores e cultura 
5)
Entre os três tipos básicos de habilidades necessárias ao administrador, qual delas está relacionada com a sentença a seguir:
Consiste em usar os conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas por meio de experiência profissional.
Assinale a alternativa correta

Alternativas:
  • a)
    Habilidade Conceitual
  • b)
    Habilidade Humana
  • c)
    Habilidade Técnica
  • d)
    Habilidade Operacional


GABARITO CONFERIR ANTES DO ENVIO

1-D 
2-C 
3-A 
4-C 
5-C

Abertas inscrições para Congresso de Oncologia em Petrolina, no Sertão


Entre os dias 15 a 17 de abril será realizado em Petrulina, no Sertão de Pernambuco, o I Congresso de Oncologia do Hospital Dom Tomás. O evento, realizado pela Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e a Infância (Apami), acontece em um hotel, na Orla II da cidade, com profissionais de várias especialidades oncológicas.

As inscrições podem ser realizadas no Centro de Oncologia Dr. Muccini / Apami, entre os dias 1º a 14 de março, sempre no período da tarde. O valor deve ser pago à vista. A inscrição para estudantes custa R$ 25 e para profissionais R$ 50.

Durante o congresso serão realizadas palestras, quiz interativo e mesa redonda. Entre os temas que serão abordados estão: Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Hematologia, Oncologia Pediátrica e Transplante de Medula.


G1 Petrolina

HOMEM QUANDO ESTAVA INDO TRABALHO FOI MORTO A TIROS

Homem foi assassinado a caminho do trabalho (Foto: Amanda Franco/G1)
De acordo com testemunhas, o crime foi próximo a casa da vítima. O jovem saiu de casa para pegar o transporte para ir trabalhar em uma fábrica de pavimentação de asfalto quando foi surpreendido por dois homens em uma moto. Foram efetuados cerca de quatro tiros.

O pai da vítima foi avisado por um vizinho. O homem chegou a ver o corpo do filho ainda no local do crime. Segundo ele, o jovem consumia bebida alcoólica, mas não tinha envolvimento com crime. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML).Um homem de 25 anos, foi morto a tiros, nesta terça-feira (1º), entre os bairros Ipsep e Cosme Damião, Zona Norte de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com testemunhas, tudo ocorreu quando o jovem estava a caminho do trabalho.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Av2 - Pedagogia - Alfabetização e Letramento

RESPOSTAS GABARITO ABAIXO

1)
O significado duma palavra representa uma amálgama tão estreita de pensamento e linguagem que é difícil dizer se se trata de um fenômeno de pensamento, ou se se trata de um fenômeno de linguagem. Uma palavra sem significado é um som vazio; portanto, o significado é um critério da palavra e um seu componente indispensável (Vygotsky, s/d, p. 56)
De acordo com o que estudamos pensamento e linguagem se compõem por duas fontes:

Alternativas:
  • a)
    A fonte genética determinada pela própria estrutura do córtex frontal e a fonte social, determinada pelas mediações sociais e culturais.
  • b)
    A fonte genética determinada pelos gens do pai e a fonte social determinada pelas mediações sociais e culturais.
  • c)
    A fonte genética determinada pela própria estrutura do cérebro e a fonte social, determinada pelas riquezas de um povo.
  • d)
    A fonte genética determinada pela própria estrutura do cérebro e a fonte social, determinada pelas mediações sociais e culturais.
  • e)
    A fonte genética determinada pela própria estrutura do cérebro e a fonte intrapessoal, determinada pelas características pessoais.
2)
A descoberta de que o significado das palavras evolui tira o estudo do pensamento e da linguagem de um beco sem saída. Os significados das palavras passam a ser formações dinâmicas e não já estatísticas, transformam-se à medida que as crianças se desenvolvem e alteram-se também com as várias formas como o pensamento funciona. Se os significados das palavras se alteram na sua natureza interna, então a relação entre o pensamento e a palavra também se modifica. Para compreender a dinâmica dessa relação, teremos que complementar a abordagem genética do nosso estudo principal com a análise funcional e examinar o papel do significado da palavra no processo de pensamento. (Vygotsky, s/d, p. 56)
Uma possibilidade de compreender esse movimento dialético do pensamento, pode ser entendido com as contribuições de Smith (2003). Para tanto complete a lacunas no texto abaixo de acordo com os conceitos trabalhados pela autora:
Aprendemos com Smith (2003) que o pensamento para se estruturar necessita de três condições. O _______________ diz respeito ao fato de que a linguagem e o pensamento sempre têm um tema, ou seja, o sujeito traz informações prévias que possibilitam a linguagem e o pensamento. A ______________ refere-se às propensões do sujeito. A ______________ é o engajamento do sujeito em ato de pensamentos de natureza significativa.

Alternativas:
  • a)
    disposição – autoridade - conhecimento prévio
  • b)
    conhecimento prévio – disposição – autoridade
  • c)
    conhecimento prévio – autoridade – disposição
  • d)
    disposição – conhecimento prévio - autoridade
  • e)
    autoridade - disposição – conhecimento prévio
3)
Observe a imagem:
http://www.upf.br/comarte/?p=4208
Tendo como base a leitura da imagem acima e os estudos dessa WEB aula, responda qual é o papel social da leitura e da escrita para os sujeitos de uma sociedade grafocêntrica?

Alternativas:
  • a)
    A linguagem (oral e escrita) na sua inter-relação com o pensamento modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, bem como também o mundo em relação ao sujeito.
  • b)
    A linguagem (oral e escrita) na sua inter-relação com o pensamento não modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, bem como também o mundo em relação ao sujeito.
  • c)
    A linguagem (oral e escrita) na sua inter-relação com o pensamento modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, mas não modifica o mundo em relação ao sujeito.
  • d)
    A linguagem (oral e escrita) na sua inter-relação com os gostos pessoais modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, bem como também o mundo em relação ao sujeito.
  • e)
    A linguagem (oral e escrita) na sua sobreposição ao pensamento modifica os comportamentos do sujeito com o mundo, bem como também o mundo em relação ao sujeito.
4)
Em nossas web aulas percebemos que o ato de ler e escrever podem ser representados da seguinte forma
Pela leitura e escrita serem atos objetivos, estes sempre são carregados de intencionalidade, por isso são atividades seletivas, pois direcionamos nossos atos ao que nos interessa. Sendo também antecipatórios, determinados por nossos objetivos e expectativas. A compreensão é mais um ato dessa cadeia de processos, e está ligada ao

Alternativas:
  • a)
    Processamento da informação no cérebro, entendendo que a leitura e a escrita são ações com finalidades em si mesmas, elas são meios, formas do cérebro sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
  • b)
    Processamento da informação no cérebro, entendendo que a leitura e a escrita tem finalidades em si mesmas, formas do cérebro sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
  • c)
    Processamento da informação no cerebelo, entendendo que a leitura e a escrita são ações com finalidades em si mesmas, elas são meios, formas do cérebro sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
  • d)
    Processamento da informação no cérebro, entendendo que a leitura e a escrita não são ações com finalidades em si mesmas, elas são meios, formas do cérebro sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
  • e)
    Processamento da informação no cérebro, entendendo que a leitura e a escrita não são ações com finalidades em si mesmas, elas não são meios para sistematizar e dar sentido à linguagem nas suas diferentes modalidades.
5)
Aprendemos na WEB aula 2 que para realizar a leitura é necessário dois fatores importantes, pois sem a articulação desses dois fatores não é possível uma leitura competente. Assinale a alternativa que apresenta esses dois fatores:

Alternativas:
  • a)
    A informação visual e a informação oral.
  • b)
    A informação não visual e a informação textual.
  • c)
    A informação não visual e a informação oral.
  • d)
    A informação visual e a informação não visual.
  • e)
    A informação oral e a informação textual.


CONFERIR ANTES DE ENVIAR


AV 2:  1- D, 2-  B, 3- A, 4 - D  e 5- D

Av1 - Pedagogia - Alfabetização e Letramento

RESPOSTAS GABARITO ABAIXO

1) Letramento é palavra e conceito recentes, introduzidos na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. Seu surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico. (SOARES, M. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2004)
Segundo esta autora já não basta apenas alfabetizar, entretanto é necessário entender que:

Alternativas:
  • a)
    Esses dois processos são não complementares e dissociáveis.
  • b)
    Esses dois processos são complementares e independentes.
  • c)
    Esses dois processos são complementares e indissociáveis.
  • d)
    Esses dois processos são não complementares e indissociáveis.
  • e)
    Esses dois processos não são complementares e indissociáveis.
2)
Alfabetização e Letramento na escola dentro do contexto dessa disciplina podem ser definidos assim:

Alternativas:
  • a)
    Alfabetização compreende o domínio da tecnologia que envolve a leitura e a escrita, com suas características e usos dos instrumentos necessários. Enquanto letramento é a imersão dos alunos nas práticas sociais de leitura e escrita.
  • b)
    Alfabetização é o resultado da memorização do alfabeto em vários contextos e letramento é a possibilidade de utilizar a leitura e escrita na escola.
  • c)
    Alfabetização compreende o domínio da tecnologia que envolve somente a leitura, com suas normas e instrumentos, enquanto o letramento é a imersão dos alunos nas práticas sociais de escrita.
  • d)
    Alfabetização compreende o domínio das técnicas de escrita, suas normas e instrumentos. Enquanto letramentos é a imersão dos alunos em práticas sociais de leitura.
  • e)
    Alfabetização compreende o domínio da tecnologia que envolve a leitura e a escrita, com suas características e usos dos instrumentos necessários. Enquanto letramento não precisa dessas técnicas, pois só visa as práticas sociais de leitura e escrita.
3)
Os métodos tradicionais sempre estiveram no palco das discussões sobre métodos de alfabetização, sobre os métodos sintéticos podemos afirmar que:
As primeiras cartilhas são datadas partir da metade do século XIX, em que a alfabetização foi marcada pelos métodos de marcha sintética (da "parte" para o "todo"): da ___________ (alfabético), partindo do nome das letras; ___________ (partindo dos sons correspondentes às letras); e da _________(emissão de sons), partindo das sílabas. Dever-se-ia, naquele tempo, iniciar o ensino da leitura com a apresentação das letras e seus nomes, ou de seus sons, ou das famílias silábicas, sempre de acordo com certa ordem crescente de dificuldade.
De acordo com o contexto da discussão complete os espaços com a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    silabação – fônico – soletração
  • b)
    fônico – soletração – silabação
  • c)
    silabação – fônico – soletração
  • d)
    fônico – silabação – soletração
  • e)
    soletração – fônico - silabação
4)
Diferentemente dos métodos de marcha sintética até então utilizados, o método analítico, sob forte influência da pedagogia norte-americana, baseava-se em princípios didáticos derivados de uma nova concepção — de caráter biopsicofisiológico — da criança, cuja forma de apreensão do mundo era entendida como sincrética. A despeito das disputas sobre as diferentes formas de processuação do método analítico, o ponto em comum entre seus defensores consistia na necessidade de se adaptar o ensino da leitura a essa nova concepção de criança. (MORTATTI, 2004, p. 7)
Os métodos analíticos, ao contrário dos sintéticos, partiam do todo (palavras, frases e textos) para as unidades menores (grafemas e fonemas). Nesse período encontramos os métodos:

Alternativas:
  • a)
    palavração – oração – conto/estória
  • b)
    palavração – sentenciação – conto/estória
  • c)
    setenciação – palavração – história
  • d)
    sentenciação – textos – conto/história
  • e)
    conto/história – textos – oração
5)
Na instituição de educação infantil, as crianças podem aprender a escrever produzindo oralmente textos com destino escrito. Nessas situações o professor é o escriba. A criança também aprende a escrever, fazendo-o da forma como sabe, escrevendo de próprio punho. Em ambos os casos, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, considerando as condições nas quais é produzida: para que, para quem, onde e como. (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 134)
Refletindo sobre o que o RCN orienta acima, podemos compreender a importância do planejamento do professor, pois a ação docente na educação Infantil não pode ser vista de maneira espontânea, mas como uma ação intencional. Sendo assim o planejamento:

Alternativas:
  • a)
    Permite prever as condições mais adequadas para alcançar os objetivos propostos, pois tem critérios para regular parte do processo.
  • b)
    Permite desconsiderar as condições mais adequadas para alcançar os objetivos propostos, pois não tem critérios para regular o processo.
  • c)
    Permite prever as condições mais adequadas para alcançar os objetivos propostos, pois dispõe de critérios para regular todo o processo.
  • d)
    Permite prever as condições menos adequadas para alcançar os objetivos propostos, pois dispõe de critérios para regular todo o processo.
  • e)
    Permite prever as condições mais adequadas sem objetivos propostos, pois dispõe de critérios para regular somente uma parte do processo.


AV 1 - , 2-  A, 3-  E, 4-  B  e 5 C.

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