quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Escola em Petrolina faz festa de aniversário para aluno com modelo inclusivo

A Escola Eduardo Coelho em Petrolina-PE faz festa de aniversário para aluno com modelo inclusivo.

O aluno Cleiton foi o protagonista neste dia (20), os professores e gestores, reuniram - se para homenagear o aluno, todo o corpo docente do período vespertino e alunos cantaram os parabéns para o aluno.

A Escola Eduardo Coelho, tem uma excelente estrutura organizacional para atender todos os alunos, com acessibilidade, com rapas, salas arejadas, e professores capacitados.






segunda-feira, 19 de setembro de 2016

AV1 - LICENCIATURAS - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Questão 1

Nota: Não gerada
Assinale V para verdadeiro e F para falso.
Cada uma das teorias do desenvolvimento: inatista ou ambientalista, apoiam-se em diferentes concepções de homem e do modo como ele aprende. Essas teorias dependem, também, da visão de mundo existente em determinada situação.As expressões a seguir apresentam, na sua origem, concepções de desenvolvimento humano e a abordagem teórica de desenvolvimento correspondente:
I. (  ) "A criança é como uma folha de papel em branco." - Ambientalista
II. (  ) "Pau que nasce torto, não tem jeito, morre torto." - Inatista
III. (  ) "José é muito inteligente, puxou ao pai." – Ambientalista
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

  • 1 -
    apenas a I é verdadeira.
  • 2 -
    I e II apenas são verdadeiras.
  • 3 -
     I e III apenas são verdadeiras.
  • 4 -
    II e III apenas são verdadeiras.
  • 5 -
    apenas a III é verdadeira.

Sua resposta

2 -
I e II apenas são verdadeiras.

Questão 2

Nota: Não gerada
A Psicologia contribui para a compreensão do desenvolvimento e dos processos de aprendizagem do ser humano. A Psicologia da Educação é uma área de atuação da Psicologia e tem a finalidade de

Alternativas

  • 1 -
    compreender que o pensamento humano é formado pelas aptidões geneticamente determinadas.
  • 2 -
    explicar porque, como e para que o ser humano desenvolve e manifesta seus comportamentos baseados em intuições.
  • 3 -
    utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da Psicologia para a análise e o estudo dos fenômenos educativos.
  • 4 -
    planejar programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança, relativos à educação sexual  e da mulher, nos cuidados com a gravidez e com os filhos.
  • 5 -
    organizar atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.

Sua resposta

3 -
utilizar e aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da Psicologia para a análise e o estudo dos fenômenos educativos.

Questão 3

Nota: Não gerada
Na Psicologia da Educação existem vários paradigmas sobre a aprendizagem que influenciam muito a educação, destacando-se: Psicologia Cognitiva,  Behaviorismo, Psicologia Humanista, Psicanálise e Psicologia Histórico-Cultural. Relacione a primeira coluna de acordo com a segunda, conforme segue:
1. Psicologia cognitiva
2. Behaviorismo
3. Psicologia humanista
4. Psicanálise
5. Psicologia histórico-cultural
(  ) corrente europeia da Psicologia, traz para a Educação diversas colaborações, dentre elas as ideias de que educadores devem promover fortalecimento e equilíbrio do Ego de seus alunos, de que devem levar em consideração relações entre professores e alunos como potencialmente transferenciais e de que o modo de educar deve ser adequado aos diferentes estágios do desenvolvimento da personalidade.
(  ) segundo essa abordagem americana da Psicologia, cabe aos educadores organizar aquilo que denominam como contingências (relações entre estímulos ambientais e comportamentos) favoráveis para a manifestação de comportamentos funcionais (aqueles que funcionam bem por possibilitar o melhor ajuste possível entre a pessoa e os ambientes em que ela vive).
(  ) corrente que traz muitas colaborações para a Educação, uma vez que se debruça sobre a maneira como as pessoas em diferentes idades e sob diversas e diferentes circunstâncias fazem para coletar informações, trabalhar essas informações, produzir e aprender respostas para solucionar problemas e adaptar-se aos ambientes.
(  ) sua importância para a Educação parte da ideia de que a relação histórico-dialética de transformação mútua entre homem e ambiente, cujo objetivo último é a manutenção da vida do homem, não seria uma relação direta, mas sim mediada por ferramentas culturais (tecnologias) e instrumentos psicológicos (linguagem) que aprendemos a usar graças à internalização provocada pela intervenção cultural.
(  ) sua principal colaboração para a Educação é a ideia de que a escola deve favorecer a autorrealização dos alunos e para isso deve possibilitar condições para que livremente todos possam escolher e determinar seus próprios caminhos de formação, buscando aquilo que lhes dá seu sentido próprio de vida. 
Assinale a alternativa com a sequência correta.

Alternativas

  • 1 -
    1-2-3-4-5.
  • 2 -
    5-4-3-2-1.
  • 3 -
    2-4-5-1-3.
  • 4 -
    4-2-1-5-3.
  • 5 -
    2-4-1-5-3.

Sua resposta

4 -
4-2-1-5-3.

Questão 4

Nota: Não gerada
Sobre as questões relacionadas ao desenvolvimento e à aprendizagem, estudadas pela Psicologia da Educação, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Para a abordagem interacionista, o ser humano não é produto apenas de seus genes nem produto apenas dos estímulos do ambiente. Ele é uma construção de ambos.
( ) As teorias interacionistas da Psicologia abordam a questão do desenvolvimento humano, dando explicações ao processo por conta da ênfase dada somente ao fator biológico.
( ) Para a abordagem interacionista, é na interação entre crescimento orgânico e estímulos ambientais, que o ser humano se desenvolverá nas dimensões Físico-Perceptiva, Cognitiva, Linguística, Social e da Personalidade, todas interdependentes.
( ) Por aprendizagem entende-se que é a aquisição ou mudança (quantitativa ou qualitativa) de comportamentos e processos mentais, de acordo com a Psicologia da Educação.
( ) Aprendizagem é um complexo processo neuropsicológico que não envolve mais nenhum outro processo, como percepção, atenção, memória, motivação.

Alternativas

  • 1 -
    V-V-V-F-F.
  • 2 -
    V-F-V-F-V.
  • 3 -
    V-F-V-V-F.
  • 4 -
    F-F-V-V-F.
  • 5 -
    F-V-F-V-F.

Sua resposta

3 -
V-F-V-V-F.

Questão 5

Nota: Não gerada
Sobre as questões relacionadas a Psicologia, marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O "pai" da Psicologia científica se chamava Wilhelm Wundt.
( ) Charles Darwin foi o fundador da Psicologia experimental.
( ) Sigmund Freud é considerado o pai da Psicologia histórico-cultural.
( ) O termo Psicologia é derivado do grego e significa psykhè (alma) + logos (estudo). 

Alternativas

  • 1 -
    V-V-F-F.
  • 2 -
    V-F-V-F.
  • 3 -
    V-F-F-V.
  • 4 -
    F-V-F-V.
  • 5 -
    F-F-V-V.

Sua resposta

3 -
V-F-F-V.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O corpo do ator Domingos Montegner é encontrado a 30 metros de profundidade

Equipes de buscas estão trabalhando no rio São Francisco (Foto: Helcio Eduardo Lima Gomes)Equipes de buscas trabalharam no resgate (Foto: Helcio Eduardo Lima Gomes)












O Corpo do ator Domingos Montagner mergulhou no Rio São Francisco, na divisa entre Sergipe e Alagoas, é considerado um dos mais perigosos segundo o delegado da cidade. O corpo foi encontrado a 18 metros de profundidade e a 35 metros da prainha de Candindé do São Francisco, onde ele foi visto pela última vez.
Segundo o delegado, os atores que estavam de folga das gravações da novela procuravam o lugar para mergulhar. “Eles acharam que o local escolhido era o mais seguro, mas na verdade era um dos mais perigosos para o banho. Esta é uma parte do rio em Canindé que não é comum ser utilizada pelos banhistas”, disse o delegado Antônio Francisco Filho.

O delegado disse ainda que no depoimento da atriz Camila Pitanga ela contou que o acidente aconteceu por volta das 14 horas. “Ela disse que foram mergulhar na beira do rio quando Domingos foi arrastado por uma correnteza. O ator ainda tentou nadar, mas cansado veio a submergir”, declarou. Além da atriz, o delegado ouviu duas pessoas que tentaram socorrer o ator e o motorista que acompanhava a equipe.
Foi montada uma operação com mais de 50 pessoas entre Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA), composta por um helicóptero e um avião bimotor, além de uma equipe de mergulhadores realizam as buscas pelo ator.
Montagner tinha 54 anos e começou sua carreira artística trabalhando no teatro e em circos. Além de "Velho Chico", ele atuou em seriados como "Força Tarefa", seu primeiro papel na Globo, e "Cordel Encantado", sua estreia em novelas.
Equipes do Samu estão no local  (Foto: Helcio Eduardo Lima Gomes)Mais de 50 profissionais participaram das buscas pelo ator  (Foto: Helcio Eduardo Lima Gomes)
Buscas estão sendo realizadas no Rio São Francisco (Foto: Dênison Paiva)Moradores da região acompanharam buscas (Foto: Dênison Paiva)


AV1 - LICENCIATURAS - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Questão 1

Nota: Não gerada
Para planejar temos que ter claro o educando que queremos formar e a escola que temos e queremos, ter clareza quanto a nossa concepção de escola e sociedade. Implica em uma tomada de decisão, onde precisamos saber o que pretendemos (objetivos).
Considerando o ponto de vista didático, analise as asserções abaixo:
I. O conteúdo deve ser contextualizado e partir dos saberes prévios dos alunos;
II. Objetivos são elementos não utilizados em planos de ensino;
III. No planejamento de ensino deve haver uma relação direta entre objetivos, conteúdo e avaliação;
IV. A relação professor e aluno não influencia a qualidade do processo ensino-aprendizagem;
V. O conhecimento dos instrumentos de avaliação é fator determinante na elaboração de provas e testes.

Assinale a sequência que apresenta somente afirmações CORRETAS.

Alternativas

  • 1 -
    Apenas as afirmações II,  III e V estão corretas.
  • 2 -
    Apenas as afirmações II e IV estão corretas.
  • 3 -
    Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
  • 4 -
    Apenas as afirmações I , II e IV estão corretas.
  • 5 -
    Apenas as afirmações I e III estão corretas.

Sua resposta

3 -
Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.

Questão 2

Nota: Não gerada
Na organização do trabalho pedagógico deve ser apreciada a ação de planejar, nesta situação, alguns aspectos básicos devem permear o planejamento de uma boa aula, para que aconteça o desenvolvimento e a aprendizagem.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas

  • 1 -
    Saber cuidar dos alunos e conhecer as suas famílias.
  • 2 -
    Conhecer o aluno e conhecer o conteúdo que ensina.
  • 3 -
    Saber educar os alunos e conhecer a direção escolar.
  • 4 -
    Conhecer as famílias e saber cuidar dos alunos.
  • 5 -
    Conhecer a equipe escolar e a comunidade escolar.

Sua resposta

2 -
Conhecer o aluno e conhecer o conteúdo que ensina.

Questão 3

Nota: Não gerada
É sabido que a avaliação precisa estar contida na organização do trabalho pedagógico, uma vez que demonstra as aprendizagens e as dificuldades do aluno, a fim de orientar o trabalho do docente.
Face ao exposto, assinale a alternativa que apresenta o tipo de avaliação que o educador deve utilizar no seu planejamento diário para formar novos conhecimentos e novas aprendizagens em seus alunos.

Alternativas

  • 1 -
    Avaliação terapêutica.
  • 2 -
    Avaliação quantitativa.
  • 3 -
    Avaliação formativa.
  • 4 -
    Avaliação somativa.
  • 5 -
    Avaliação prognóstica.

Sua resposta

3 -
Avaliação formativa.

Questão 4

Nota: Não gerada
O processo de avaliação faz parte da organização do trabalho pedagógico do educador, o que é preciso é que ele compreenda qual é a sua finalidade.
Assinale a alternativa que descreve, o objetivo da avaliação da aprendizagem na ação do educador.

Alternativas

  • 1 -
    Apontar as dificuldades dos alunos.
  • 2 -
    Apontar as aprendizagens dos alunos.
  • 3 -
    Demonstrar para os pais e para a direção o que o educador trabalhou.
  • 4 -
    Distinguir a capacidade do educador.
  • 5 -
    Auxiliar o educador ensinar melhor e o educando a aprender mais.

Sua resposta

2 -
Apontar as aprendizagens dos alunos.

Questão 5

Nota: Não gerada
O projeto político-pedagógico, indica um avanço quando verificamos, consensualmente, que sua elaboração se deu de forma participativa. Participação essa que abrangeu conflitos e negociações, resolvidas a partir de decisões majoritárias, recomendando uma nova forma de organização escolar, que rejeita o caráter hierárquico historicamente estabelecido.
Marques L. R. O projeto político-pedagógico e a construção da autonomia e da democracia nas representações dos conselheiros. In: Educação e Sociedade, 83(24): 577-97, 2003 (com adaptações).
Assinale a alternativa que não corresponde as finalidades do Projeto político-pedagógico.

Alternativas

  • 1 -
    Ser elemento estruturante da identidade da instituição.
  • 2 -
    Possibilitar a gestão democrática da escola: ser um canal de participação efetiva.
  • 3 -
    Mobilizar pessoas em torno de uma causa comum, gerando solidariedade e parceria.
  • 4 -
    Possibilitar a delegação de responsabilidades somente para ao diretor e a não transparência em suas ações.
  • 5 -
    Ajudar a conquistar e consolidar a autonomia da escola.

Sua resposta

4 -
Possibilitar a delegação de responsabilidades somente para ao diretor e a não transparência em suas ações.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Em uma perseguição policial, três homens atropelam um casal em Petrolina-PE.


Um homem e uma mulher, de 51 anos, ficaram em estado grave após um atropelamento durante uma perseguição policial na noite desta terça-feira (13), em  Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O acidente ocorreu na Rua Tobias Barreto, no Centro da cidade.
Segundo a Polícia Militar, a perseguição começou quando três homens foram flagrados furtando produtos de um estabelecimento comercial. Durante a fuga, o carro dos assaltantes bateu em um outro veículo, atropelando duas pessoas.

O homem atingido foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mulher ficou presa embaixo do carro e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros com suspeita de traumatismo craniano. As duas vítimas foram encaminhadas para o Hospital Universitário.
Dois suspeitos, um de 31 anos e outro de 21 anos foram presos. O terceiro envolvido conseguiu fugir. Com eles a polícia encontrou um notebook, três aparelhos de celular, duas carteiras, uma câmera digital, a quantia de R$ 731 e 12 gramas de maconha pronta para o consumo. A ocorrência foi registrada na 1ª Delegacia de Polícia Civil, no bairro Ouro Preto.






Fonte: Do G1 Petrolin

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

AV2 - LICENCIATURAS - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Questão 1

Nota: Não gerada
No que diz respeito a construção do projeto pedagógico o mesmo passa pela relativa autonomia da escola, de sua habilidade em desenhar a própria identidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 já prevê, em seu artigo 12, inciso I, a necessidade de toda escola, preparar e executar seu projeto pedagógico.
As experiências recomendáveis na construção de um projeto político pedagógico, EXCETO:

Alternativas

  • 1 -
    Determinar um quadro de referência teórica que articule práticas e entendimentos numa proposta global para a escola.
  • 2 -
    A Superação da cultura de gestão autoritária, acontece tão logo, o debate e a construção de um trabalho coletivo se inicie.
  • 3 -
    Estabelecer o tempo pedagógico através da preparação de um calendário escolar, prevendo espaço para reuniões e estudos.
  • 4 -
    Construir um referencial teórico arraigado num diagnóstico concreto da realidade da escola.
  • 5 -
    Promover encontros de integração com a comunidade escolar, procurando convencê-la das prioridades da escola.

Sua resposta

5 -
Promover encontros de integração com a comunidade escolar, procurando convencê-la das prioridades da escola.

Questão 2

Nota: Não gerada
O projeto político-pedagógico tem como condição necessária para sua efetivação a participação coletiva e a problematização da realidade. Acreditamos na sua materialização por meio de reuniões pedagógicas como meio de provocar questionamentos diversos para o encaminhamento de transformações futuras e a consolidação de ideais do grupo participante. De acordo com Vasconcellos (2000) sua elaboração envolve três etapas.
Assinale a alternativa que contemple corretamente essas etapas.

Alternativas

  • 1 -
    Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.
  • 2 -
    Marco Referencial, Diagnóstico e Lógica.
  • 3 -
    Marco Inicial, Análise e Programação.
  • 4 -
    Marco Inicial, Diagnóstico e Programação.
  • 5 -
    Marco Referencial, Análise e Lógica.

Sua resposta

1 -
Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.

Questão 3

Nota: Não gerada
A gestão democrática é um caminho para a o aprendizado da democracia, onde a participação vai permitir um conhecimento maior sobre o funcionamento da escola, o que gera um conhecimento mútuo. A busca por uma escola autônoma, que pratique a gestão democrática tem encontrado diversas barreiras de cunho: ideológico, pedagógico, administrativo e financeiro. Um novo modelo precisa ser construído, adaptado às características locais pelas próprias comunidades. Construir um novo projeto de escola exige rever: legislação, currículos, programas, histórico da escola, mudança de postura da direção, para envolver todos os seguimentos da comunidade escolar. (Livro da Disciplina, Web Aula 1, p.1).
Analise as asserções abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A gestão democrática implica também em criar órgãos colegiados para garantir a participação efetiva de toda a comunidade escolar.
( ) A gestão democrática favorece a participação efetiva dos pedagogos, pois só eles conhecem a legislação vigente.
( ) A gestão democrática significa apenas conceder o direito ao voto dos pais.
( ) A gestão democrática ainda é uma utopia e não contribui para romper com o sistema autoritário vigente.
( ) A gestão democrática foi fortalecida na Constituição Federal de 1988.

Alternativas

  • 1 -
    V-V-F-F-F.
  • 2 -
    V-F-V-F-F.
  • 3 -
    F-F-V-V-V.
  • 4 -
    V-F-F-F-V.
  • 5 -
    V-F-V-V-V.

Sua resposta

4 -
V-F-F-F-V.

Questão 4

Nota: Não gerada
É necessário garantir na escola formas de estimular a participação de todos, garantindo transparência nas decisões, através de um processo de gestão democrática, o que envolve na escola: eleição para escolha de diretores e representantes de turma, colegiados com representações de pais e alunos, associação de pais e mestres, grêmio estudantil, planejamento e avaliação continuada. (Livro da Disciplina, Web Aula 2, p.1)
Assinale a alternativa correta , para que a gestão democrática do ensino público possa ser praticada .

Alternativas

  • 1 -
    Participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios em órgãos colegiados.
  • 2 -
    Centralização do poder nas mãos do diretor e associação de pais.
  • 3 -
    Centralização do processo educacional, com base na legislação vigente.
  • 4 -
    Favorecer a participação efetiva dos pedagogos, pois só eles conhecem a legislação vigente.
  • 5 -
    Este tipo de gestão ainda é uma utopia e não contribui para romper com o sistema autoritário vigente.

Sua resposta

1 -
Participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios em órgãos colegiados.

Questão 5

Nota: Não gerada
O Projeto Político Pedagógico é um procedimento que colabora com a concretização da democracia e autonomia da escola, pois garante a construção de sua identidade. Versa uma ação intencional, com compromissos deliberados coletivamente e esses conjecturam a realidade e proporcionam possibilidades para o futuro. Portanto concebido, o Projeto Político Pedagógico constitui-se como:

Alternativas

  • 1 -
    Um instrumento legitimador das ações normativas da equipe de gestores.
  • 2 -
    A fixação de diretrizes e princípios que explicam as práticas do presente e projetam o vir a ser da escola.
  • 3 -
    O incremento de ações espontâneas sugeridas pela comunidade escolar.
  • 4 -
    A implementação da composição organizacional objetivando a administração interna da escola.
  • 5 -
    O bem coletivo sempre sobrepondo a individualidade.

Sua resposta

2 -
A fixação de diretrizes e princípios que explicam as práticas do presente e projetam o vir a ser da escola.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Grandes beneficios de la sandía para la salud ¡Que no conocías!!!

beneficios de la sandía
Una de las mas deliciosas frutas es la sandía que  también nos refresca y contiene antioxidante, vitaminas como la C y A. Asimismo, nos protege del riesgo de sufrir cáncer. ahora vamos a mostrate los grandes beneficios de la sandía para nuestra salud que nos ofrece esta deliciosa fruta.

BENEFICIOS DE LA SANDÍA

1 ES MUY BUENO PARA CORAZÓN
Estudio de 2012, publicado por Figueroa también, confimaba que tales suplementos ayudaban a aliviar la presión arterial en adultos obesos de mediana edad. Estudios preliminares han encontrado que la sandía combate la acumulacion de placa en las arterias que podría provocar un ataque al corazón.

2 PARA LOS OJOS
Esta fruta rica una maravillosa fuente de beta caroteno el cual se convierte en el organismo en vitamina A. Esta vitamina ayuda a producir los pigmentos en la retina del ojo y protege contra la degeneración macular relacionada con la edad. También previene la ceguera nocturna. La sandía también contiene vitamina C, un antioxidante que podría reducir el riesgo de desarrollar cataratas.

3 CÁNCER DE PRÓSTATA
Estudios demuestran que un mayor consumo de licopeno se asocia con una mejor salud de la próstata y menos riesgo de desarrollar cáncer de próstata.

4 COMBATIR LA INFLAMACIÓN
Ayuda a reducir la inflamación crónica, la cual se sospecha que causa enfermedades tales como el asma, la diabetes, la artritis, la enfermedad coronaria y ciertos tipos de cáncer.

5 NOS AYUDA A BAJAR DE PESO
Esta fruta es baja en grasa y calorías(soló 30 calorías por 100 g de sandía) pero rica en numerosos fitonutrientes y antioxidantes que son esenciales para una salud óptima. Cuando tengamos hambre, lo mejor es comer sandía.

6 FUNCIONA COMO VIAGRA NATURAL
La sandía es rica en citrulina, un aminoácido de relaja y dilata los vasos sanguíneos de la misma manera que el viagra y otras medicinas para tratar la disfunción eréctil.

7 PERMITE REJUVENECER
Con consumir tan sólo 2 tazas de sandía al día la piel se puede ver más joven. Una investigación demostró que la sandía reduce el riesgo de daños en la piel relacionados con el sol en un 40%. Esto se debe al alto contenido de licopeno de la sandía.

Luego que saber sobre los beneficios de la sandía hay que incluirlos en nuestras comidas diarias, así mantener una dieta sana.