segunda-feira, 12 de setembro de 2016

AV2 - LICENCIATURAS - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Questão 1

Nota: Não gerada
No que diz respeito a construção do projeto pedagógico o mesmo passa pela relativa autonomia da escola, de sua habilidade em desenhar a própria identidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 já prevê, em seu artigo 12, inciso I, a necessidade de toda escola, preparar e executar seu projeto pedagógico.
As experiências recomendáveis na construção de um projeto político pedagógico, EXCETO:

Alternativas

  • 1 -
    Determinar um quadro de referência teórica que articule práticas e entendimentos numa proposta global para a escola.
  • 2 -
    A Superação da cultura de gestão autoritária, acontece tão logo, o debate e a construção de um trabalho coletivo se inicie.
  • 3 -
    Estabelecer o tempo pedagógico através da preparação de um calendário escolar, prevendo espaço para reuniões e estudos.
  • 4 -
    Construir um referencial teórico arraigado num diagnóstico concreto da realidade da escola.
  • 5 -
    Promover encontros de integração com a comunidade escolar, procurando convencê-la das prioridades da escola.

Sua resposta

5 -
Promover encontros de integração com a comunidade escolar, procurando convencê-la das prioridades da escola.

Questão 2

Nota: Não gerada
O projeto político-pedagógico tem como condição necessária para sua efetivação a participação coletiva e a problematização da realidade. Acreditamos na sua materialização por meio de reuniões pedagógicas como meio de provocar questionamentos diversos para o encaminhamento de transformações futuras e a consolidação de ideais do grupo participante. De acordo com Vasconcellos (2000) sua elaboração envolve três etapas.
Assinale a alternativa que contemple corretamente essas etapas.

Alternativas

  • 1 -
    Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.
  • 2 -
    Marco Referencial, Diagnóstico e Lógica.
  • 3 -
    Marco Inicial, Análise e Programação.
  • 4 -
    Marco Inicial, Diagnóstico e Programação.
  • 5 -
    Marco Referencial, Análise e Lógica.

Sua resposta

1 -
Marco Referencial, Diagnóstico e Programação.

Questão 3

Nota: Não gerada
A gestão democrática é um caminho para a o aprendizado da democracia, onde a participação vai permitir um conhecimento maior sobre o funcionamento da escola, o que gera um conhecimento mútuo. A busca por uma escola autônoma, que pratique a gestão democrática tem encontrado diversas barreiras de cunho: ideológico, pedagógico, administrativo e financeiro. Um novo modelo precisa ser construído, adaptado às características locais pelas próprias comunidades. Construir um novo projeto de escola exige rever: legislação, currículos, programas, histórico da escola, mudança de postura da direção, para envolver todos os seguimentos da comunidade escolar. (Livro da Disciplina, Web Aula 1, p.1).
Analise as asserções abaixo e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A gestão democrática implica também em criar órgãos colegiados para garantir a participação efetiva de toda a comunidade escolar.
( ) A gestão democrática favorece a participação efetiva dos pedagogos, pois só eles conhecem a legislação vigente.
( ) A gestão democrática significa apenas conceder o direito ao voto dos pais.
( ) A gestão democrática ainda é uma utopia e não contribui para romper com o sistema autoritário vigente.
( ) A gestão democrática foi fortalecida na Constituição Federal de 1988.

Alternativas

  • 1 -
    V-V-F-F-F.
  • 2 -
    V-F-V-F-F.
  • 3 -
    F-F-V-V-V.
  • 4 -
    V-F-F-F-V.
  • 5 -
    V-F-V-V-V.

Sua resposta

4 -
V-F-F-F-V.

Questão 4

Nota: Não gerada
É necessário garantir na escola formas de estimular a participação de todos, garantindo transparência nas decisões, através de um processo de gestão democrática, o que envolve na escola: eleição para escolha de diretores e representantes de turma, colegiados com representações de pais e alunos, associação de pais e mestres, grêmio estudantil, planejamento e avaliação continuada. (Livro da Disciplina, Web Aula 2, p.1)
Assinale a alternativa correta , para que a gestão democrática do ensino público possa ser praticada .

Alternativas

  • 1 -
    Participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios em órgãos colegiados.
  • 2 -
    Centralização do poder nas mãos do diretor e associação de pais.
  • 3 -
    Centralização do processo educacional, com base na legislação vigente.
  • 4 -
    Favorecer a participação efetiva dos pedagogos, pois só eles conhecem a legislação vigente.
  • 5 -
    Este tipo de gestão ainda é uma utopia e não contribui para romper com o sistema autoritário vigente.

Sua resposta

1 -
Participação dos segmentos da comunidade escolar nos processos decisórios em órgãos colegiados.

Questão 5

Nota: Não gerada
O Projeto Político Pedagógico é um procedimento que colabora com a concretização da democracia e autonomia da escola, pois garante a construção de sua identidade. Versa uma ação intencional, com compromissos deliberados coletivamente e esses conjecturam a realidade e proporcionam possibilidades para o futuro. Portanto concebido, o Projeto Político Pedagógico constitui-se como:

Alternativas

  • 1 -
    Um instrumento legitimador das ações normativas da equipe de gestores.
  • 2 -
    A fixação de diretrizes e princípios que explicam as práticas do presente e projetam o vir a ser da escola.
  • 3 -
    O incremento de ações espontâneas sugeridas pela comunidade escolar.
  • 4 -
    A implementação da composição organizacional objetivando a administração interna da escola.
  • 5 -
    O bem coletivo sempre sobrepondo a individualidade.

Sua resposta

2 -
A fixação de diretrizes e princípios que explicam as práticas do presente e projetam o vir a ser da escola.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Grandes beneficios de la sandía para la salud ¡Que no conocías!!!

beneficios de la sandía
Una de las mas deliciosas frutas es la sandía que  también nos refresca y contiene antioxidante, vitaminas como la C y A. Asimismo, nos protege del riesgo de sufrir cáncer. ahora vamos a mostrate los grandes beneficios de la sandía para nuestra salud que nos ofrece esta deliciosa fruta.

BENEFICIOS DE LA SANDÍA

1 ES MUY BUENO PARA CORAZÓN
Estudio de 2012, publicado por Figueroa también, confimaba que tales suplementos ayudaban a aliviar la presión arterial en adultos obesos de mediana edad. Estudios preliminares han encontrado que la sandía combate la acumulacion de placa en las arterias que podría provocar un ataque al corazón.

2 PARA LOS OJOS
Esta fruta rica una maravillosa fuente de beta caroteno el cual se convierte en el organismo en vitamina A. Esta vitamina ayuda a producir los pigmentos en la retina del ojo y protege contra la degeneración macular relacionada con la edad. También previene la ceguera nocturna. La sandía también contiene vitamina C, un antioxidante que podría reducir el riesgo de desarrollar cataratas.

3 CÁNCER DE PRÓSTATA
Estudios demuestran que un mayor consumo de licopeno se asocia con una mejor salud de la próstata y menos riesgo de desarrollar cáncer de próstata.

4 COMBATIR LA INFLAMACIÓN
Ayuda a reducir la inflamación crónica, la cual se sospecha que causa enfermedades tales como el asma, la diabetes, la artritis, la enfermedad coronaria y ciertos tipos de cáncer.

5 NOS AYUDA A BAJAR DE PESO
Esta fruta es baja en grasa y calorías(soló 30 calorías por 100 g de sandía) pero rica en numerosos fitonutrientes y antioxidantes que son esenciales para una salud óptima. Cuando tengamos hambre, lo mejor es comer sandía.

6 FUNCIONA COMO VIAGRA NATURAL
La sandía es rica en citrulina, un aminoácido de relaja y dilata los vasos sanguíneos de la misma manera que el viagra y otras medicinas para tratar la disfunción eréctil.

7 PERMITE REJUVENECER
Con consumir tan sólo 2 tazas de sandía al día la piel se puede ver más joven. Una investigación demostró que la sandía reduce el riesgo de daños en la piel relacionados con el sol en un 40%. Esto se debe al alto contenido de licopeno de la sandía.

Luego que saber sobre los beneficios de la sandía hay que incluirlos en nuestras comidas diarias, así mantener una dieta sana.

Dois suspeitos pelas mortes das duas jovens em Petrolina, foram presos na manhã de hoje 08/09





Três dias após o bárbaro assassinato das adolescentes Bruna de Souza Torres e Taiane de Souza Rocha, ambas de 19 anos, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) agiu rápido. Dois suspeitos pelo crime que chocou a população de Petrolina na última segunda-feira (5) já estão presos.
A ação foi realizada por policiais civis da 25ª Delegacia de Homicídios e da 26ª Delegacia Seccional da Diretoria do Interior 2/Sertão. Em nota, a assessoria da PC informou que os suspeitos foram presos na madrugada desta quinta-feira (8)
Os detidos são Lindolfo Nunes da Silva, 40 anos, e Lucas Conceição Santos, 38. Segundo informações do repórter Evanílson Barbosa, o ‘Cancãozinho, Lucas é natural de Salvador (BA) e estava residindo no Bairro Antonio Cassimiro, zona norte de Petrolina. Um dos suspeitos já confessou o crime com riquezas de detalhes. A polícia continua as ouvidas quanto ao segundo elemento. Mais detalhes sobre o crime serão repassados durante uma entrevista coletiva prevista para esta sexta-feira (9), em hora e local a ser definidos até a tarde de hoje.

Revolta

Eles ainda foram para o velório de uma das jovens.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Candidata à vereadora, NATHÁLIA COELHO (PSC), apresenta propostas de campanha.

QUEM É NATHÁLIA COELHO?
Aos 31 anos, NATHÁLIA COELHO (PSC) se candidata ao Legislativo pela primeira vez. Moradora do Bairro Cohab Massangano, é Administradora de Empresas e especialista em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Com 15 anos de experiências com crianças e adolescentes, foi proponente e coordenadora de projetos voltados a capacitação de adolescentes para a entrada no Mercado de Trabalho, atuou também durante 2 anos como Conselheira Tutelar da Cidade de Petrolina/PE, tendo assim a oportunidade de conhecer mais profundamente os anseios da população no que tange as suas crianças.

QUAIS AS SUAS PROPOSTAS?
Caso seja eleita no dia 2 de outubro, NATHÁLIA COELHO (PSC) levantará a bandeira em prol do desenvolvimento da cidade. Em entrevista ao blog, a candidata afirmou que sua prioridade será “Investir em Políticas Públicas destinadas ao atendimento prioritário e preferencial de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, em cumprimento ao disposto na Lei e na Constituição Federal”. Afirmou também que trabalhará com propostas críveis, para as áreas de Educação, Infraestrutura e Juventude, obviamente que dentro da perspectiva do seu cargo. A candidata frisou que pretende criar formas de geração de primeiro emprego para adolescentes, através de capacitação gratuita, conforme trabalho já realizado em outras oportunidades, com resultado eficaz, pela própria candidata. Por fim, a candidata NATHÁLIA COELHO (PSC) destacou a proposta pela Escola de Ensino Fundamental em tempo integral. “Essa é uma proposta muito importante, pois a criança sai da creche numa idade ainda crítica e os pais não têm o que fazer, tendo que por muitas vezes desembolsar um valor – que faz falta – para pagar alguém para olhá-la no contra turno, ou mesmo deixa-la sozinha.”



Proposta de Campanha Nathália Coelho

Precisamos juntos, mudar essa história!


As ocupações irregulares são formadas, por população de baixa renda, que, em geral, não tem acesso à habitação formal, essa população vive em situação de insegurança, não têm título de propriedade, não podem acessar linhas de crédito para realizar melhorias na sua moradia e, muitas vezes, não contam com serviços básicos como distribuição de água, energia elétrica e saneamento.
Essa proposta visa exatamente a regularização fundiária, através de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais. Regularizando assim, assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia.


segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Duas jovens sairam para ir trabalhar foram encontradas mortas em Petrolina - PE




Duas jovens, de 19 anos, que estavam desaparecidas desde o início da manhã desta segunda-feira (5), foram encontradas mortas. Os corpos foram localizados pelo tio de uma das vítimas, no Distrito Industrial, Zona Oeste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. 


De acordo com as informações iniciais da polícia, as duas jovens saíram para trabalhar, por volta das 6h30, mas não chegaram até a empresa. A Polícia Militar (PM) foi comunicada do desaparecimento por familiares por volta das 10h.

O tio de uma das vítimas achou os corpos em um matagal, no Distrito Industrial, próximo a uma pista de motocross e acionou a polícia. As duas jovens estavam com as mãos amarradas e apresentavam perfurações no pescoço. A suspeita da polícia é de que elas foram violentadas.

A Polícia Civil confirmou a informação de que a família de uma as vítimas prestou queixa sobre o desaparecimento na manhã desta segunda-feira (5).

Segundo familiares as duas  meninas trabalhavam como Jovem-Aprendiz, em uma empresa na região e todos os dias passavam pelo local onde foram encontradas mortas.

domingo, 4 de setembro de 2016

Filmes Especiais


Marcas do Destino (1985) –  O filme é baseado na história real de Roy L. “Rocky” Dennis, um menino que sofria de displasia craniodiafisária, uma doença óssea extremamente rara que causa deformação facial e a redução da expectativa de vida.  Com a ajuda do amor descompromissado e a inabalável determinação de sua mãe, Rocky enfrenta a dor, a solidão e os preconceitos para emergir como um extraordinário jovem que se torna uma inspiração para seus colegas e professores.

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Colegas (2012) – Stallone , Aninha  e Márcio eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para pessoas com síndrome de Down. Certo dia, surge a ideia de realizar o sonho individual de cada um, e para isso,  fogem com  o carro do jardineiro. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia sai à procura dos fujões, delegando para o trabalho,  dois policiais trapalhões. Os jovens, que só querem realizar  seus sonhos, estão dispostos a viver uma grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.
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Vermelho Como o Céu  (2006) – O filme se passa na década de 1970. Mirco  é um menino que vive na Toscana e tem  10 anos, ele é apaixonado por cinema. Entretanto, após um acidente perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal,  é enviado para um instituto que atende deficientes visuais. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar histórias sonoras.
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O Homem Elefante (1980) – A história real de John Merrick,  cidadão da Inglaterra nos idos de 1870, portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla já registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação fez com que passasse toda a sua vida sendo exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente acreditavasse que tinha deficiência intelectual pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves, o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível e agradável. Porém,  membros da sociedade londrina iam visitá-lo só por curiosidade e não faziam questão nenhuma de trata-lo com dignidade. O médico sensibilizou a coroa britânica, que pediu que Merrick fosse amparado para o resto da vida.
Filem O Homem Elefante
filme O homem Elefante
Como as estrelas no céu, cada criança é especial (2007) – O filme é indiano e com longa duração. Conta a história emocionamte de Ishaan Awathi, um menino de 9 anos que sofre com dislexia e já repetiu uma vez por não conseguir ler e escrever. Ele não consegue acompanhar as aulas e nem focar sua atenção. Por conta da dislexia, Ishaan sofre  na escola e em casa, pois para o pai o problema de Ishaan é falta de disciplina. Matriculado num orfanato, o menino perde totalmente o interesse pelas pessoas e pela arte (ele adora desenhar)
Tudo começa a mudar quando um professor substituto de artes (que também é dislexo) percebe que o comportamneto de Ishaan não é normal. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro pra ele, o que o leva a colocar em prática um plano de resgatar o menino.
como estrelas no céu, toda  criança é especial
Como as Estrelas no Céu, Cada Criança é Especial
Amor Verdadeiro (2005) – O filme conta uma história sensível estrelada por Andie MacDowell. Andie é Rachel Simon, uma fotógrafa de moda famosa em Nova York .Quando seu pai morre, precisa aprender a enfrentar  problemas familiares que sempre tentou esquecer. Agora, Rachel deve voltar para seu passado e começar a conhecer melhor sua  irmã com deficiência intelectual. A  irmã vivia sozinha sob a vigilância do pai mas agora Rachel,  se vê sem saber o que fazer e sem meios de  sustentá-la. Com o tempo, as duas passam a se conhecer e uma ligação que sempre esteve escondida nasce entre elas. Ao mesmo tempo, Rachel percebe que sua irmã criou uma família que realmente se importa com ela em suas viagens diárias de ônibus. A trama revela muita sensibilidade ao contar uma história de tolerância e passa uma mensagem positiva sobre a amizade e o amor entre familiares e estranhos.
Mônica e David (2010) – Documentário sobre o 1º ano de casamento de  Mônica e David, ambos com Síndrome de Down. O filme mostra a expectativa do casal e o apoio das famílias. Visite o site (em inglês):


 O Guardião de Memórias (2008) –  A história do filme passa em 1964, quando  Dr. David Henry teve um casal de filhos gêmeos. Ele separou a menina  de seu irmão para esconder de sua esposa que a filha tinha Síndrome de Down. Entregou a garotinha aos cuidados de uma enfermeira, para que ela levassa a um orfanato mas esta fica desconfortável com o lugar e resolve adotar a menina. David corta todo o contato com ela e concentra-se nos cuidados da esposa e filho . Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e David vive o declínio  da família sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel.
Autismo – O Musical (2007) – O documentário “Autismo – O Musical”  foi idealizado pela mãe de uma criança autista, Elaine Hall. São seis meses de gravações do trabalho desenvolvido por ela e uma equipe com cerca de 22 crianças portadoras de autismo, num projeto intitulado:  Miracle Project. Juntos, eles criam e encenam um musical.
 As Cores das Flores –  É um curta de 4 minutos que conta a história de um menino cego que tem o desafio de escrever uma redação sobre as cores das flores.
Na Ponta dos Pés (2003). Steven  e Carol formam um casal feliz. O relacionamento entra em crise quando ela diz que está grávida. Steven pede que a namorada faça um aborto e ela não entende porquê. Steven não contou  que descende de uma família de anões.
Nada que eu ouça (Sweet Nothing in My Ear – 2008). Este filme conta a história de um garoto que fica surdo na infância e da luta entre seus pais, sobre a possibilidade de um implante coclear. Os pais, Laura e Dan,  são felizes no casamento mas a sua relação começa a mudar quando seu único filho, Adam, tem a oportunidade de realizar um implante para ouvir novamente. Laura, que também é deficiente auditiva vê a cirurgia como algo desnecessário já que o filho sempre lidou bem com a deficiência e é feliz assim. Dan, por outro lado, que concordou com a esposa a princípio, começa a perceber que com a cirurgia seu filho poderia recuperar sua audição e viver uma vida mais normal. O caso vai parar nos tribunais.
Os Pássaros (For the Birds – 2008). Essa animação é uma sugestão de atividade em sala de aula, com crianças menores. Só tem 3 minutos e está num DVD lançado pela PIXAR, com outros desenhos…nesse, o passarinho pousa num fio de luz, onde é rejeitado pelos demais passarinhos por ser diferente deles. É uma maneira divertida de falar de inclusão e ser facilmente compreendido.

BRUNO ( 2000). Outra ótima sugestão para assistir com os alunos em sala de aula. Também não aborda o tema da deficiência mas a tolerância, a discriminação e a inclusão do garoto Bruno que vive com sua mãe e tem o estranho hábito de usar vestidos. Ele estuda numa escola católica onde seus colegas de classe caçoam dele por causa do seu tamanho e por causa de sua inteligência. Bruno não é afeminado, nem tem inclinações homossexuais apenas admira grandes personalidades da história que usam (e usaram) essa vestimenta. Ele quer ser como eles! Vale também, fazer um paralelo da vida de Bruno com as relações familiares (avó, pai e mãe) e de sua melhor amiga, uma menina que usa fantasias masculinas e é um tanto agressiva conforme seus motivos.
MONSTROS (Freaks – 1932). O filme tem uma história um tanto “clichê” , com moral da história e tudo,  mas tem a participação de atores com deficiência, apresentadas como “aberrações” num circo (lembre que por décadas as pessoas com deficiência eram realmente apresentadas em circos nessas condições) . Na época, o filme sofreu muitas criticas negativas, tendo cenas cortadas e apresentações proibidas em vários países. Vale muito a pena assistir!

O PRIMEIRO DA CLASSE (2007?) –  Esse filme é baseado na história real  do professor  Brad Cohen, diagnosticado com SINDROME DE TOURETTE. É um dos melhores filmes (na minha opinião!) para uma discussão bacana sobre inclusão, pois consegue abordar as diferentes relações: familiar,  escolar,  social, de trabalho,  amorosa… uma observação muito válida é a cena em que o diretor chama Brad para conversar e expor seu comportamento aos colegas da escola.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

AV1 - PEDAGOGIA - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE

O meu foi com sucesso, mas, é possível que tenha erros, não esta confiável o meu sistema, por isso confira antes do envio


Questão 1

Nota: Não gerada
O Sistema de Avaliação da Educação Básica, SAEB, é uma avaliação externa, em larga escala, que visa conhecer o sistema educacional brasileiro. De seus conhecimentos sobre o SAEB, julgue as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Além de coletar dados sobre a qualidade da educação, procura conhecer as condições internas e externas do processo de ensino e aprendizagem.
( ) Além da avaliação educacional aplicam-se questionários relativos às condições físicas da escola e dos recursos que ela dispõe.
( ) Visa discriminar o sistema educacional brasileiro em suas condições indesejáveis e delimitar fatores que possam interferir no desempenho do aluno.
( ) O SAEB, junto à Prova Brasil, compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Alternativas

  • 1 -
    F, F, V, V.
  • 2 -
    V, V, F, V.
  • 3 -
    F, V, V, F.
  • 4 -
    V, F, F, V.
  • 5 -
    V, V, V, V.

Sua resposta

4 -
V, F, F, V.

Questão 2

Nota: Não gerada
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Sobre ele, assinale as sentenças, a seguir, que representam funções e objetivos do INEP, em seguida, marque a alternativa correta:
I.Tem como missão promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro.
II.Tem como objetivo subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade.
III.Tem como foco desviar ações de políticas públicas para a educação, desamparados por parâmetros de uma educação de qualidade.
IV.Tem como meta produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.

Alternativas

  • 1 -
    I e II apenas.
  • 2 -
    II, III e IV apenas.
  • 3 -
    I, II e IV apenas.
  • 4 -
    III e IV apenas.
  • 5 -
    I e IV apenas.

Sua resposta

4 -
III e IV apenas.

Questão 3

Nota: Não gerada
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação externa em larga escala que visa realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro. Sobre o SAEB, assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    As avaliações do Saeb identificam as escolas com maior desempenho educacional e que, por conseguinte, serão beneficiadas por recursos provindos de fonte estatal, além dos estabelecidos por lei.
  • 2 -
    As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por regiões, redes de ensino pública e privada nos estados e no Distrito Federal.
  • 3 -
    As avaliações do Saeb ocorrem a cada cinco anos, sendo aplicadas em amostra de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
  • 4 -
    As avaliações do Saeb ocorrem a cada três anos a todos os alunos da Educação Básica e visam a proficiência em Matemática e em Língua Portuguesa, especificamente a leitura.
  • 5 -
    As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por redes de ensino público de cada cidade do país.

Sua resposta

2 -
As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por regiões, redes de ensino pública e privada nos estados e no Distrito Federal.

Questão 4

Nota: Não gerada
As avaliações em larga escala influenciam diretamente no desenvolvimento do trabalho das escolas brasileiras. O Sistema Nacional de Avaliação Educacional brasileiro, especificamente no que se refere à Educação Básica, compõe-se de quais avaliações?

Alternativas

  • 1 -
    SINAES.
  • 2 -
    ENADE.
  • 3 -
    SAEB, ENEM e Prova Brasil.
  • 4 -
    SINAES e ENADE.
  • 5 -
    SAEB e ENCCEJA.

Sua resposta

3 -
SAEB, ENEM e Prova Brasil.

Questão 5

Nota: Não gerada
A Provinha Brasil visa a utilização dos resultados obtidos para intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade da alfabetização. Sobre a Provinha Brasil, julgue as sentenças a seguir como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Não visa a melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
( ) Avalia o nível de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental.
( ) Diagnostica possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.
( ) Busca o investimento em medidas que distorçam o aprendizado.
( ) Visa o desenvolvimento de ações para o fortalecimento das distorções verificadas.

Alternativas

  • 1 -
    F, F, V, V, V.
  • 2 -
    V, V, F, F, V.
  • 3 -
    F, V, V, F, F.
  • 4 -
    F, V, V, V, F.
  • 5 -
    V, V, F, F, F.

Sua resposta

3 -
F, V, V, F, F.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE

O meu foi com sucesso, mas, é possível que tenha erros, não esta confiável o meu sistema, por isso confira antes do envio.

Questão 1

Nota: Não gerada
Criado na década de 1990, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação em larga escala muito utilizada. Qual a sua função?

Alternativas

  • 1 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso ao ensino superior exclusivamente de Instituições Particulares.
  • 2 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas de pós-graduação oferecidos pelo Governo Federal.
  • 3 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É utilizado para conferir título de conclusão dessa modalidade de ensino a todos os alunos do 3º ano.
  • 4 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior.
  • 5 -
    Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a cursos tecnológicos exclusivamente de Instituições Particulares.

Sua resposta

4 -
Avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio. É também utilizado para o acesso a programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior.

Questão 2

Nota: Não gerada
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação em larga escala que visa avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. Sobre o ENEM, analise as sentenças, a seguir, como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta:
( ) Avalia conhecimentos obtidos até o término do Ensino Médio. Ele é usado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.
( ) Foi criado em 1998 com a proposta de se tornar uma avaliação nacional do ensino médio no Brasil. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismos de seleção para o ingresso no ensino superior.
( ) É aplicada obrigatoriamente a todos os alunos no ano de conclusão do Ensino Médio. Permite controlar o número de alunos que concluem a Educação Básica por ano e a qualidade da formação oferecida pelo sistema público.
( ) É elaborado com base em uma perspectiva disciplinar de Ensino Médio, isto é, de grades disciplinares. Dessa forma, cada questão tem o objetivo de compreender o conhecimento do aluno dentro de uma área específica. 

Alternativas

  • 1 -
    V, F, F, F.
  • 2 -
    V, V, V, F.
  • 3 -
    F, F, F, F.
  • 4 -
    V, V, F, F.
  • 5 -
    V, V, V, V.

Sua resposta

4 -
V, V, F, F.

Questão 3

Nota: Não gerada
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Além desse objetivo, quais sentenças a seguir, também apresentam objetivos e metas do ENADE.
I. Os cursos de graduação são divididos em três áreas de conhecimento que são avaliadas a cada três anos. 
II. Como o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENADE é facultativo aos alunos de graduação. 
III. Avalia o desempenho dos estudantes de graduação com base nos conteúdos previstos nas suas diretrizes curriculares. 
IV. Avalia o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Alternativas

  • 1 -
    I e III apenas.
  • 2 -
    I, III e IV apenas.
  • 3 -
    II e III apenas.
  • 4 -
    I, II e IV apenas.
  • 5 -
    III e IV apenas.

Sua resposta

2 -
I, III e IV apenas.

Questão 4

Nota: Não gerada
O PISA é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes em que participam mais de trinta países e que tem influenciado as políticas educacionais mundiais. Qual a sua finalidade?

Alternativas

  • 1 -
    Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países subdesenvolvidos, visando angariar recursos para suas populações.
  • 2 -
    Avaliar e comparar internacionalmente os melhores alunos em cada país do continente americano, visando melhorar as condições de estudo destes ótimos alunos.
  • 3 -
    Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países, visando produzir indicadores de desempenho estudantil e políticas educacionais.
  • 4 -
    Avaliar e comparar internacionalmente os melhores alunos em cada país que compõe a Eurásia, visando melhorar as condições de estudo dos alunos que vivem em pobreza extrema.
  • 5 -
    Avaliar e comparar a cada cinco anos conhecimentos, habilidades e competências escolares produzidas por alunos na faixa etária dos 10 anos ao redor do mundo.

Sua resposta

3 -
Avaliar e comparar aptidões ou competências de estudantes com faixa etária dos 15 anos em vários países, visando produzir indicadores de desempenho estudantil e políticas educacionais.

Questão 5

Nota: Não gerada
A avaliação institucional constitui a autoavaliação ou avaliação interna da unidade escolar e tem como fim nortear ações futuras com vistas à implementação e aprimoramento do ensino. Além disso, pode-se afirmar que:

Alternativas

  • 1 -
    A Avaliação Institucional deve relegar a participação da comunidade escolar no processo educacional e desresponsabilizar os envolvidos nas decisões escolares.
  • 2 -
    A Avaliação Institucional deve acobertar as fragilidades da escola e esquivar-se de alternativas para enfrentá-las, alimentando a tomada de decisão, de autoconhecimento, exercício da autonomia e identidade escolar.
  • 3 -
    A Avaliação Institucional deve ser parte integrante do Projeto Político Pedagógico, contribuindo com o processo de democratização da gestão escolar.
  • 4 -
    A Avaliação Institucional deve discriminar os parâmetros a serem mensurados, classificando a participação de todas as instâncias e atores do processo escolar.
  • 5 -
    A Avaliação Institucional deve descaracterizar o currículo da escola, as instalações e outros elementos da escola como os gestores e dirigentes, professores, funcionários, alunos, pais e comunidade escolar em geral.

Sua resposta

3 -
A Avaliação Institucional deve ser parte integrante do Projeto Político Pedagógico, contribuindo com o processo de democratização da gestão escolar.