segunda-feira, 17 de outubro de 2016

AV2 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Questão 1

Nota: Não gerada
Paulo Freire apresenta a reflexão de que a escola não é a única produtora de conhecimentos. Com esta afirmação ele não desvaloriza a escola, mas apenas a desmistifica.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    Paulo Freire propôs uma educação a partir de uma prática aristocrática, fundamentada no convívio político partidário, com vistas à participação do cidadão nas eleições governamentais.
  • 2 -
    Para Paulo Freire a alfabetização é entendida como ato criador, ato político, problematizador e permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.
  • 3 -
    Paulo Freire entende a Educação Bancária como uma prática que inibe o poder criador dos alunos, porém de caráter autenticamente reflexivo. Essa tendência pedagógica favorece o constante ato de desvelar a realidade.
  • 4 -
    A educação se torna "domesticadora" na medida em que incentiva a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação ao seu próprio processo de libertação.
  • 5 -
    Para Paulo Freire a Educação Bancária refere-se à educação na formação profissional do aluno para atuar na realidade em que estão inseridos.

Sua resposta

2 -
Para Paulo Freire a alfabetização é entendida como ato criador, ato político, problematizador e permite a leitura do mundo e da realidade transformada em palavra.

Questão 2

Nota: Não gerada
Atualmente a Educação de Jovens e Adultos se pauta no discurso em que se afirma a necessidade de restaurar um direito negado ao cidadão. Leia as proposições abaixo, relacionadas ao aluno da Educação de Jovens e Adultos, e assinale a alternativa correta:
I – Tem o direito de ter acesso e frequentar o espaço escolar.
II – Tem direito a um modelo de educação que atenda às suas reais e específicas necessidades de aprendizagem.
III – Tem direito a uma educação que ignore seus conhecimentos prévios de forma permanente.
IV – Tem direito a uma educação que favoreça sua inserção no mundo do trabalho, na vida social e cultural.

Alternativas

  • 1 -
    Estão corretas as alternativas I, II, e III, apenas.
  • 2 -
    Estão corretas as alternativas II e III, apenas.
  • 3 -
    Estão corretas as alternativas I e III, apenas.
  • 4 -
    Estão corretas as alternativas I, II e IV, apenas.
  • 5 -
    Estão corretas as alternativas III e IV, apenas.

Sua resposta

4 -
Estão corretas as alternativas I, II e IV, apenas.

Questão 3

Nota: Não gerada
Ao tratar a educação da escola tradicional, numa concepção autoritária, Paulo Freire apresenta reflexões acerca da postura do professor, permeada de autoritarismo. Nesse direcionamento, baseando-se nessa perspectiva de ensino, as pessoas são consideradas objetos e não sujeitos no processo de construção do conhecimento.
Preencha a lacuna e em seguida assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
Paulo Freire reitera que é condição importante para o diálogo que aqueles que dialogam estejam numa relação de _________________ e nunca verticalidade, sem que se perca a riqueza das diferenças entre educador e educando.

Alternativas

  • 1 -
    hierarquia
  • 2 -
    dominação
  • 3 -
    horizontalidade
  • 4 -
    poder
  • 5 -
    superioridade

Sua resposta

3 -
horizontalidade

Questão 4

Nota: Não gerada
Paulo Freire defendeu o conhecimento popular e reconheceu sua importância como elemento educativo.
Sobre o conhecimento, assinale a alternativa correta de acordo com o posicionamento de Paulo Freire:

Alternativas

  • 1 -
    Paulo Freire defendeu o conhecimento já adquirido pelo aluno como base para a construção de outro conhecimento.
  • 2 -
    Paulo Freire propôs que o conhecimento científico e artístico não tinha validade para o processo de construção do conhecimento dos alunos.
  • 3 -
    Paulo Freire defendeu que apenas o conhecimento popular deveria ser considerado na Educação de Jovens e Adultos.
  • 4 -
    Paulo Freire defendeu os conteúdos programáticos desenvolvidos no Sistema Educacional Brasileiro.
  • 5 -
    Paulo Freire propôs que o professor é quem determina os conteúdos a serem estudados, para eficácia do processo de aquisição e desenvolvimento do conhecimento, sem compreender a realidade dos alunos.

Sua resposta

1 -
Paulo Freire defendeu o conhecimento já adquirido pelo aluno como base para a construção de outro conhecimento.

Questão 5

Nota: Não gerada
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) necessitam de uma prática correspondente às suas necessidades. Desta forma, cabe ao professor conhecer sua realidade, as experiências de vida, enfim compreender as histórias de vida do aluno e de seu (re) ingresso no espaço escolar.
Sobre a EJA na perspectiva Freireana, assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    A EJA é um local de ensino e aprendizagem e que não necessita de metodologias adequadas.
  • 2 -
    A EJA se consolida por meio da escolarização, e não deve auxiliar o aluno em seu preparo para a prática social.
  • 3 -
    A EJA, entendida como modalidade educacional, atende principalmente a elite e tem como finalidade o compromisso com a formação humana.
  • 4 -
    A EJA não se pauta em aprimoramento da consciência crítica, atitudes éticas e compromisso político para o desenvolvimento de autonomia intelectual.
  • 5 -
    A  EJA deve ser entendida como uma prática educativa não autoritária, crítica, e que pode transformar a sociedade.

Sua resposta

5 -
A  EJA deve ser entendida como uma prática educativa não autoritária, crítica, e que pode transformar a sociedade.

AV1 - PEDAGOGIA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Questão 1

Nota: Não gerada
Segundo Ferraro (2002, p.27) "o analfabetismo, portanto, emergiu no Brasil como uma questão política, não como uma questão econômica". Diante desta citação, leia as proposições apresentadas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso, sobre a história da educação em nosso país.
FERRARO, A. R. Analfabetismo e níveis de letramento no Brasil: o que dizem os censos?. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas, SP, v. 23, n.81, p. 21-47, 2002.
( ) O modelo educacional brasileiro carrega historicamente, em seus princípios, "a segregação". Ou seja, há a marca da desigualdade para diferentes grupos e em diferentes tempos.
( ) A partir do período Republicano começam inúmeras campanhas, normalmente de curta duração, descontínuas, sem grande sistematização e buscando sempre o apoio e a parceria das diferentes instâncias da sociedade civil.
( ) No Brasil, desde a Colônia até a Primeira República, verifica-se uma grande preocupação do governo, ligada ao atendimento das classes populares, no que se refere principalmente à educação.
( ) Com a ditadura militar, em 1964, os movimentos de conscientização popular são desativados e seus líderes punidos por serem considerados subversivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas

  • 1 -
    V, V, V, F
  • 2 -
    F, F, V, V
  • 3 -
    F, F, F, V
  • 4 -
    V, V, F, V
  • 5 -
    V, F, V, F

Sua resposta

4 -
V, V, F, V

Questão 2

Nota: Não gerada
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), após a segunda Guerra Mundial (1945), divulgou uma proposta de educação de jovens e adultos como possibilidade de contribuir com o desenvolvimento das nações que eram consideradas atrasadas.
Complete as lacunas, em seguida assinale a alternativa que preenche corretamente a frase a seguir:
A partir de uma concepção  educativa, a UNESCO defendia a educação como forma de ________________, mas ainda sem visão crítica. Suas posteriores sugestões contribuíram para a discussão e implementação de ações referentes ao __________________, à educação de adultos e às __________________ mundiais.

Alternativas

  • 1 -
    integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.
  • 2 -
    opressão– processo educativo – desigualdades sociais.
  • 3 -
    opressão – analfabetismo – desigualdades sociais.
  • 4 -
    integração social - aluno – condições econômicas.
  • 5 -
    opressão – analfabetismo – condições econômicas.

Sua resposta

1 -
integração social – analfabetismo – desigualdades sociais.

Questão 3

Nota: Não gerada
A partir da década de 1950, surge um novo paradigma pedagógico sendo referência Paulo Freire. Sobre a proposta de educação de Paulo Freire é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Considera a educação popular uma saída longínqua para a sociedade reprimida.
  • 2 -
    Considera o analfabetismo um caminho sem volta, mesmo com o envolvimento popular.
  • 3 -
    Considera que a Educação de Jovens e Adultos não precisa se diferenciar da educação de crianças.
  • 4 -
    Considera o papel do professor mais importante que a atuação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.
  • 5 -
    Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.

Sua resposta

5 -
Considera a educação um ato político, podendo servir para a submissão ou libertação de um povo.

Questão 4

Nota: Não gerada
Durante os 21 anos de ditadura militar no Brasil, as músicas foram uma importante forma de resistência. Apesar da censura sofrida a partir do AI-5, os artistas continuaram a tentar burlar a repressão e dar seus recados".
Nesse contexto da Ditadura Militar, os movimentos de conscientização popular foram desativados, extintos, dando lugar para:

Alternativas

  • 1 -
    A Conferência Nacional de Educação.
  • 2 -
    O Plano Nacional de Educação para o Desenvolvimento Nacional.
  • 3 -
    O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.
  • 4 -
    O Fundo Nacional de Assistência ao Estudante Brasileiro.
  • 5 -
    O Movimento Nacional de Analfabetos.

Sua resposta

3 -
O Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral.

Questão 5

Nota: Não gerada
Na década de 1930 o entendimento era que o adulto analfabeto representava, naquele momento histórico, uma doença ou vergonha que deveria ser banida da sociedade. De acordo com esta concepção, sobre o adulto analfabeto, na década de 1930, é correto afirmar:

Alternativas

  • 1 -
    Era um sujeito desprovido de religiosidade, por falta de afinidade com sua cultura.
  • 2 -
    Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.
  • 3 -
    Era um indivíduo que ignorava regras básicas de higiene, contraindo malária frequentemente.
  • 4 -
    Era um cidadão culto, cuja religiosidade era demonstrada de maneira aparente.
  • 5 -
    Era um cidadão de condição econômica abastada, que não fazia diferença ser alfabetizado ou não.

Sua resposta

2 -
Era um sujeito que não possuía a habilidade de codificar o próprio nome.

AV 1 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Questão 1

Nota: Não gerada
Implica em leitura e interpretação daquilo que se lê, não só na escola, em exercícios de aprendizagem, como também na leitura de mundo. Implica atenção em diferentes lugares e sob condições e contextos diferenciados. É informar-se através da leitura, é interpretar notícias nos jornais, é interagir com fatos indicados pela imprensa, é fazer uso dela.
O trecho acima descreve o que? Assinale a alternativa correta:

Alternativas

  • 1 -
    A alfabetização.
  • 2 -
    O trabalho do aluno.
  • 3 -
    O Ensino.
  • 4 -
    O letramento.
  • 5 -
    O trabalho do professor.

Sua resposta

4 -
O letramento.

Questão 2

Nota: Não gerada
O Programa Brasil Alfabetizado, visava a superação do analfabetismo, pela Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade – SECAD. Surge daí um Departamento de Educação de Jovens e Adultos que se torna responsável pelo fomento de políticas educacionais de formação de professores, incentivo à produção do livro didático e coordenação de projetos. Em que governo tal programa foi proposto e implementado?

Alternativas

  • 1 -
    Governo de Fernando Collor de Melo.
  • 2 -
    Governo de Fernando Henrique Cardoso.
  • 3 -
    Governo de Luís Inácio Lula da Silva.
  • 4 -
    Governo de José Sarney. 
  • 5 -
    Governo de Dilma Rousseff.

Sua resposta

3 -
Governo de Luís Inácio Lula da Silva.

Questão 3

Nota: Não gerada
Leia e analise o trecho abaixo:
Para Paulo Freire, a educação não é apenas um trabalho técnico e pedagógico, a alfabetização de adultos não é algo _______________. Toda educação se apresenta carregada de intenção ________________. O trabalho de alfabetizar (parte do trabalho de educar) prepara o sujeito ________________, instrumentalizando-o através da leitura e escrita.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:

Alternativas

  • 1 -
    Fácil; libertadora; completamente.
  • 2 -
    Legal; pedagógica; racionalmente.
  • 3 -
    Satisfatório; educacional; indefinidamente. 
  • 4 -
    Neutro; política; político.
  • 5 -
    Partidário; opressora; sabiamente.

Sua resposta

1 -
Fácil; libertadora; completamente.

Questão 4

Nota: Não gerada
Sobre palavras geradoras, considere as afirmações abaixo:
I. Cada palavra associa um núcleo de questões existenciais (ligadas à vida) e políticas (ligadas aos determinantes sociais das condições da vida).
II. Precisam ser muitas, no mínimo 100.
III. Contribui para o desvelamento da realidade.
IV. Incluem-se, além dos fonemas da Língua Portuguesa, todas as dificuldades gramaticais, ligadas à pronúncia e escrita, tais como: s, ss, ch, x, lh.
Estão CORRETAS somente as afirmações:

Alternativas

  • 1 -
    I, II, III e IV.
  • 2 -
    I, III e IV.
  • 3 -
    I e II.
  • 4 -
    II, III e IV.
  • 5 -
    I, II e III.

Sua resposta

3 -
I e II.

Questão 5

Nota: Não gerada
Podem ser entendidos como toda a forma de mobilização e organização de pessoas das classes populares diretamente vinculadas ao processo produtivo, tanto na cidade quanto no campo. Também são lugares de educação política do povo. O texto acima refere-se ao que?

Alternativas

  • 1 -
    Movimentos populares.
  • 2 -
    Alfabetização social.
  • 3 -
    Realidade escola.
  • 4 -
    Formação de agente social.
  • 5 -
    Educação dialógica.

Sua resposta

1 -
Movimentos populares.

AV2 - LICENCIATURAS - SEMINÁRIO DA PRÁTICA II

Questão 1

Nota: Não gerada
Na contemporaneidade somos muitas vezes conduzidos a pensar na corrupção como uma prática isolada, como se não estivesse presente nas pequenas atitudes do dia a dia. Assim sendo, é interessante refletir que uma sociedade só consegue romper definitivamente com práticas ligadas a corrupção quando:

Alternativas

  • 1 -
    deflagra prisões sistêmicas contra os verdadeiros culpados desta prática, os políticos. Só assim para alguma mudança ocorrer.
  • 2 -
    punições mais severas são colocadas em prática, como a proposta de lei que visa diminuir a idade daqueles que podem ser presos, por exemplo.
  • 3 -
    a sociedade passa a agir punindo por conta própria aqueles que supostamente cometeram crimes contra a sociedade.
  • 4 -
    a classe política deixa de existir e a sociedade passa a ter o controle total e absoluto das decisões políticas.
  • 5 -
    seus cidadãos se dão conta que para eliminar tal prática é necessário atuar em suas causas essenciais e não apenas aparente.

Sua resposta

5 -
seus cidadãos se dão conta que para eliminar tal prática é necessário atuar em suas causas essenciais e não apenas aparente.

Questão 2

Nota: Não gerada
Prática ou ato que possibilita ao indivíduo manifestar suas ideias, seus sentimentos, seus valores e demais perspectivas ou situações presente em regimes governamentais democráticos. Deve ser entendida como um poderoso instrumento a ser utilizado no dia a dia escolar. Estamos nos referindo a qual conceito presente nas alternativas a seguir?

Alternativas

  • 1 -
    Desempatia.
  • 2 -
    Contextualização
  • 3 -
    Exteriorização.
  • 4 -
    Alteridade.
  • 5 -
    Reflexão.

Sua resposta

3 -
Exteriorização.

Questão 3

Nota: Não gerada
A Educação Ambiental pode ser compreendida como um paradigma importante de se trabalhar nas escolas, uma concepção extremamente relevante para a reflexão dos alunos. Desse modo, questões ligadas ao meio ambiente, ao trato com a água, ecologia, energia renovável, dentre outros assuntos devem ser constantemente vinculado nas aulas:

Alternativas

  • 1 -
    de modo isolado, ou seja, criando-se momentos particulares com os alunos, como as feiras escolares, por exemplo.
  • 2 -
    de modo interdisciplinar, interligando assim as disciplinas em temas pertinentes a temática Educação Ambiental.
  • 3 -
    como uma disciplina independente das demais, com liberdade pra se trabalhar todos os aspectos ligados a Educação Ambiental.
  • 4 -
    de modo transdisciplinar, porém sem a necessidade de analisar com profundidade os impactos de nossas atitudes de consumidores.
  • 5 -
    de modo sucinto e superficial, haja vista a dificuldade de contemplar temas que não estão presentes nos currículos escolares.

Sua resposta

2 -
de modo interdisciplinar, interligando assim as disciplinas em temas pertinentes a temática Educação Ambiental.

Questão 4

Nota: Não gerada
Os produtos que não podem ser reciclados e, portanto, deveriam ser os únicos a ir para os aterros sanitários (como papel higiênico, fraldas e plásticos, por exemplo) causam sérios danos ao meio ambiente e por este motivo não poderiam ser confundidos com lixos reciclados ou que podem ser reaproveitados para compostagem. Estamos nos referindo aos:

Alternativas

  • 1 -
    Rejeitos.
  • 2 -
    Orgânicos.
  • 3 -
    Biodegradáveis.
  • 4 -
    Biocombustíveis.
  • 5 -
    Resíduos.

Sua resposta

1 -
Rejeitos.

Questão 5

Nota: Não gerada
Durante a conferência Eco-92, ou Rio-92, evento mundial que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1992, um dos principais resultados desse encontro de lideranças mundiais que discutiram sobre as questões ligadas a preocupação para com o meio ambiente foi a Agenda 21, que pode ser definida como:

Alternativas

  • 1 -
    mais uma proposta de governos autoritaristas que visam controlar as informações e cercear a autonomia do sujeito.
  • 2 -
    uma ideia que alcançou certo sucesso no momento de sua implantação, mas que se demonstrou incapaz de atender aos interesses de um mundo sustentável.
  • 3 -
    uma lei intolerante que não respeitou as subjetividades de cada região do mundo, e por isso foi abandonada por governantes de todo mundo.
  • 4 -
    um mapeamento dos locais globais com maiores índices de poluição mais que foi abandonado por se demonstrar ineficaz.
  • 5 -
    um instrumento de planejamento para sociedades sustentáveis podendo ser organizada em diferentes segmentos de atuação.

Sua resposta

5 -
um instrumento de planejamento para sociedades sustentáveis podendo ser organizada em diferentes segmentos de atuação.

AV1 - LICENCIATURAS - SEMINÁRIO DA PRÁTICA II

Questão 1

Nota: Não gerada
Na atualidade podemos constatar que a prática do bullying nas escolas é muitas vezes confundida com brincadeiras ou com o que os alunos gostam de chamar de "zoações". Mas por trás desta atitude esconde-se algo muito danoso a qualquer ser humano, já que o bullying deve ser entendido:

Alternativas

  • 1 -
    Como uma prática comum entre crianças e adolescentes em função da pouca idade e da consequente falta de maturidade.
  • 2 -
    Como algo que deve ser constantemente evitado, mas é importante as crianças enfrentarem como propósito de amadurecimento.
  • 3 -
    Como um comportamento dirigido ao outro com a intenção deliberada de intimidar e consequentemente causar profundo sofrimento.
  • 4 -
    Como uma prática comum para a idade dos estudantes, portanto o professor não deve interferir quando se deparar com situações ligadas ao bullying.
  • 5 -
    Como algo que deve ser punido de modo severo, se possível com a expulsão dos praticantes e o impedimento de futuras matrículas em outros ambientes escolares.

Sua resposta

3 -
Como um comportamento dirigido ao outro com a intenção deliberada de intimidar e consequentemente causar profundo sofrimento.

Questão 2

Nota: Não gerada
Na ânsia por solucionar problemas ligados ao desrespeito e a prática do bullying, muitos questionamentos e dúvidas se fazem presente na prática cotidiana dos profissionais envolvidos com a educação na contemporaneidade. Assim, é primordial aos profissionais envolvidos com a educação se atentar a seguinte premissa:

Alternativas

  • 1 -
    É preciso saber gerenciar o comportamento dos alunos ao invés de tentar controlar a disciplina.
  • 2 -
    Para se combater a prática do bullying, uma educação pautada no autoritarismo é primordial.
  • 3 -
    Apenas punições severas aos praticantes do bullying pode eliminar definitivamente este comportamento.
  • 4 -
    A melhor solução seria deixar os alunos resolverem sozinhos qualquer situação de adversidade que se faça presente.
  • 5 -
    As práticas do bullying só serão combatidas quando políticas estatais forem desenvolvidas para esta finalidade.

Sua resposta

1 -
É preciso saber gerenciar o comportamento dos alunos ao invés de tentar controlar a disciplina.

Questão 3

Nota: Não gerada
Nas práticas cotidianas que envolvem o bullying algumas variáveis presentes no ambiente escolar acabam, ao invés de auxiliar a minar definitivamente ou quem sabe eliminar por completo tal prática, contribuindo para a disseminação de atitudes ligadas ao desrespeito entre os estudantes. Nas alternativas a seguir, assinale as variáveis que devem ser evitadas por professores:

Alternativas

  • 1 -
    O constante diálogo entre aluno e professor, o respeito mútuo e a competição sem regras.
  • 2 -
    Aulas interdisciplinares, atividades em grupo e o respeito para com a pluralidade de ideias.
  • 3 -
    Regras que punem em excesso, trabalhos em dupla ou grupo e a ideia de que o fim justifica os meios.
  • 4 -
    A competição desmedida, regras punitivas e não reflexivas e a conquista de algo a qualquer custo.
  • 5 -
    A aproximação com os alunos, a compreensão do contexto social do educando e o constante diálogo.

Sua resposta

4 -
A competição desmedida, regras punitivas e não reflexivas e a conquista de algo a qualquer custo.

Questão 4

Nota: Não gerada
Algumas atitudes colocadas em práticas pelos profissionais da educação impactam positivamente no sentido de minar as prática que envolvem o bullying entre os estudantes. Dentre estas atitudes podemos destacar a compaixão, que basicamente consiste em refletir na seguinte premissa:

Alternativas

  • 1 -
    Envolve pensar que a educação na atualidade só funciona dentro de prerrogativas que atendem aos pressupostos ligados ao assistencialismo estatal.
  • 2 -
    Pressupor que se as pessoas tem a possibilidade de serem instrumentalizadas para tomar boas decisões poderiam optar pelo respeito ao próximo.
  • 3 -
    Leva o indivíduo a conjecturar ideias vinculadas ao ato de ter dó, pena pelo próximo, sentimento essencial para a erradicação total e plena do bullyin nas escolas. 
  • 4 -
    Implica na tentativa de se colocar em prática ideias voltadas a uma atitude mais próxima do autoritarismo, já que exercer a autoridade só com o diálogo não resolve.
  • 5 -
    Tentar compreender o contexto do qual o aluno faz parte para, assim, envolvê-lo em prática escolares homogêneas, sendo assim mais fácil controlar a indisciplina dos alunos.

Sua resposta

2 -
Pressupor que se as pessoas tem a possibilidade de serem instrumentalizadas para tomar boas decisões poderiam optar pelo respeito ao próximo.

Questão 5

Nota: Não gerada
Em uma sociedade como a nossa, repleta de conflitos e interesses subjetivos, o despertar para a reflexão ética e moral de nossas atitudes no cotidiano é um caminho interessante de se trabalhar com os alunos. Sendo assim, qual alternativa a seguir apresenta a importância de se estudar questões ligadas a valores éticos e morais para formação social de nossos alunos?

Alternativas

  • 1 -
    Para fazer com que nossos alunos entendam a importância de decorar as regras e leis instituídas na sociedade para posteriormente coloca-las em prática sem questionar.
  • 2 -
    Esta no fato de buscar alternativas que visem romper com práticas heterogêneas e, portanto, de respeito para com a diversidade presente no ambiente escolar.
  • 3 -
    A Importância se deve ao fato do despertar para a percepção de que a todo instante podemos refletir sobre os efeitos das nossas atitudes no dia a dia.
  • 4 -
    É interessante este trabalho já que pode muito bem ser utilizado no dia a dia das relações escolares. Uma pena que, na sociedade em si, reflexões deste tipo não funcionam.
  • 5 -
    Ética e moral são temas que podem ser trabalhados apenas com alunos do Ensino Médio, devido a maturidade adquirida por estes estudantes ao longo de anos de estudo.

Sua resposta

3 -
A Importância se deve ao fato do despertar para a percepção de que a todo instante podemos refletir sobre os efeitos das nossas atitudes no dia a dia.

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Abertas 389 vagas para cursos técnico e de qualificação no Senai Petrolina

No Sertão de Pernambuco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Petrolina abriu 389 vagas distribuídas em 19 cursos, sendo um técnico e os demais de qualificação e aperfeiçoamento profissional. O período de inscrição vai até o dia do início das aulas de cada curso.

Estão disponíveis, na modalidade de técnico, o curso de 'Eletrotécnica'. Na qualificação, os curso são de 'Mecânico de Manutenção de Motocicleta', 'Torneiro Mecânico'.

Já na área de Aperfeiçoamento existem vagas de 'Operações com empilhadeira', 'Operações com empilhadeira Atualização', 'NR10 básico', 'NR10SEP', 'NR10 Atualização', 'NR35', 'Segurança na Operação de Caldeira', 'Segurança na Operação de Caldeira - Reciclagem', 'Panificação', 'Fabricação de Panetones', 'Fabricação de Folhados e Semi Folhados', 'Processo de Soldagem Eletrodo Revestido', 'Desenho Assistido por Computador /Construção Civil', 'Básico de Refrigeração e Climatização', 'Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC'.

Os cursos tem valores a partir de R$ 85 com parcelas a partir de R$ 50. Confira abaixo o investimento e o início dos cursos:
TÉCNICO
Eletrotécnica:
Investimento: 21 parcelas de R$ 354,00
Pagamento até dia 05 de cada mês: R$ 336,30
Inicio: 17/10/2016
QUALIFICAÇÃO

Mecânico de Manutenção de Motocicleta - 176h
Investimento: 12 x R$ 109,10
Inicio: 10/10/2016
Torneiro Mecânico - 180h
Investimento: 12 x R$ 111,57
Inicio: 26/10/2016
APERFEIÇOAMENTO
Operações com Empilhadeira - 24h
Investimento: 04 x R$ 55,80 no cartão de crédito
Inicio: 24/10/2016
 
Operações com Empilhadeira Atualização - 12h
Investimento: 02 x R$ 83,68
Inicio: 19/10/2016
NR10 Básico - 40h
Investimento: 04 x R$ 59,70
Inicio: 24/10/2016
 
NR10 SEP - 40h
Investimento: 04 x R$ 59,70
Inicio: 27/10/2016
NR10 Atualização - 16h
Investimento: R$ 95,20 
Inicio: 31/10/2016
NR35 - 08h
Investimento: R$ 85,00 
Inicio: 27/10/2016
NR20- 16h
Investimento: R$ 95,20
Inicio: 25/10/2016
 
Segurança na Operação de Caldeira - 40h
Investimento: 04 x R$ 59,70
Inicio: 31/10/2016
 
Segurança na Operação de Caldeira - Reciclagem - 16h
Investimento: R$ 95,20
Inicio: 25/10/2016
Panificação - 100h
Investimento: 12 x R$ 56,70
Inicio: 17/10/2016
 
Fabricação de Panetones - 20h
Investimento: 02 x R$ 68,00
Inicio: 24/10/2016
Fabricação de Folhados e Semi Folhados - 20h
Investimento: 02 x R$ 68,00
Inicio: 31/10/2016
Processo de Soldagem Eletrodo Revestido - 64h
Investimento: 09 x R$ 52,90
Inicio: 17/10/2016
Desenho Assistido por Computador  - Construção  Civil - 40h
Investimento: 05 x R$ 59,50
Inicio: 18/10/2016
Básico de Refrigeração e Climatização - 60h
Investimento: 08 x R$ 55,80
Inicio: 26/10/2016
Plano de Manutenção, Operação e Controle - PMOC - 16h
Investimento: 02 x R$ 59,50
Inicio: 31/10/2016

Fonte: Do G1 Petrolina

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Abertas inscrições para a Semana da Conciliação em Petrolina, PE

Será realizada a Semana da Conciliação entre os dias 21 a 25 de novembro em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ideia é resolver as causas de forma amigável e dar celeridade aos processos judiciais.  No município, 79% dos 189 processos que são atendidos por mês, 79% são resolvidos com a conciliação.
A inscrição pode ser feita até o dia 17 de outubro, na Central de Conciliação que fica na Avenida São Francisco, no bairro Atrás da Banca. Também podem ser feitas pela internet preenchendo um formulário online que fica disponível http://www.tjpe.jus.br/. Já os magistrados que quiserem se inscrever, basta acessar o sistema do TJ-PE, que eles já possuem acesso.
O coordenador da Central de Conciliação, o juiz Francisco Josafá Moreira, explica que a conciliação é o caminho mais curto de resolução dos conflitos. "As partes são chamadas a se sentarem em uma mesa, através de um mediador, de um conciliador ou do próprio juiz e nessa conversa são apresentadas as propostas e em média 80% a 85% saem as conciliações, é um processo rápido e consensual, que é a restauração da paz entre as partes. É um caminho mais curto de resolução de conflitos e mais eficiente, porque as partes que se conciliam não esperam para que seja executado esse processo”.
De acordo com o juiz, as conciliações que sejam cadastradas na Central de Conciliação se resolvem na central. Já os processos cadastrados no site, que se refere a processos antigos e que estão cadastrados nas varas, se resolvem nas varas, onde o processo está tramitando.
O Hospital Dom Tomáz está sendo construído na Rua da Paz, no bairro Gercino Coelho.

Fonte: Do G1 Petrolina

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Visitantes do canal youtube, agradecimentos




Olá, muito boa noite a todos!
Estou aqui para agradecer a todos vocês que visitas o meu canal no youtube, já estou com mais de 800.000 visualizações.
Meu muito obrigada de todo o meu coração... Estou muito feliz e grata por isso.
Continue visualizando o meu canal, inscreva-se, compartilhe e divulgue... Ficarei desde já então muito grata.

40 opções de atividades físicas – escolha a sua!

Sua saúde é a coisa mais importante que você tem, não espere perdê-la para entender isto. Para ajudar quem ainda não encontrou uma atividade física que goste, aí vai uma lista enorme com muitas opções de exercícios, a descrição e os benefícios de cada um:

1) Yoga

O grande benefício da yoga são as transformações mentais e psicológicas, o bem-estar, a paz interior e a qualidade de vida, mas ela é também uma atividade física que trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, aliando os benefícios para o corpo e a mente. É a atividade que escolhi para chamar de “minha” e posso recomendá-la de olhos fechados, porque está mudando a minha vida para melhor ao mesmo tempo em que me tira do sedentarismo.

yoga

2) Ballet fitness

Abdominais, agachamentos e exercícios localizados com movimentos inspirados no ballet clássico. As aulas são feitas de sapatilha, com apoio nas barras e foco na postura, mas não é uma aula de dança, a intenção é tonificar os músculos de uma forma diferente e mais empolgante do que os exercícios comuns de academia.

3) Crossfit

Atividade super intensa, mas todo mundo que faz diz que ama e não troca por nada. Envolve vários tipos de exercícios misturados: corrida, levantamento de peso, agachamento, exercícios com bolas, cordas, barras, argolas, elásticos e correntes. As aulas variam muito, inclusive podem ser feitas no espaço fechado e também ao ar livre, por isso, ao contrário da academia, é difícil enjoar do Crossfit.

4) Circo

Tecido, trapézio, cambalhotas, cama elástica, malabares…a arte circense é única, não existe nada igual. As aulas têm exercícios no solo e aéreos, que trabalham força, equilíbrio e coordenação.  As atividades são variadas, divertidas e desafiadoras, então não há monotonia e o stress vai embora.

5) Hidroginástica

Idosa de 77 anos que estava desaparecido, foi encontrada morta em Petrolina-PE.

Idosa desaparecida é encontrada morta em Petrolina, PE (Foto: Amanda Franco / TV Grande Rio)Idosa desaparecida é encontrada morta em Petrolina, PE (Foto: Amanda Franco / TV Grande Rio)
Uma idosa de 77 anos que estava desaparecida há seis dias foi encontrada morta, nesta segunda-feira (3), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O corpo foi localizado por populares dentro da Caatinga, próximo ao residencial Vivendas. A causa da morte ainda não foi esclarecida.
De acordo com informações da Polícia Militar o corpo estava em estado de decomposição. O Instituto de Criminalística (IC) esteve no local e após os procedimentos periciais removeu o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML). Até a manhã desta terça-feira (4), a necrópsia ainda não tinha sido realizada.
Familiares informaram que a idosa desapareceu por volta das 11h do dia 28 de setembro, quando ela saiu da Rua 7, do Bairro Vila Marcela, Zona Leste de Petrolina. Segundo a família, a mulher foi vista circulando pelas ruas do Bairro Areia Branca. No dia 30 de setembro os familiares foram à delegacia e registraram o boletim de ocorrência. A Polícia Civil estava investigando o caso.
“A gente tem, extraoficial, tanto o resultado do IML, como do IC e não há indícios de que a idosa tenha sido assassinada. Tudo indica que tenha sido uma morte acidental, ou natural no momento em que ela estava pedida. É o que apontam as investigações iniciais”, disse o delegado Marceone Ferreira, responsável pelo caso.


Fonte: oo G1 Petrolina

domingo, 2 de outubro de 2016

Vereadores Eleitos em Petrolina



1 – Osório Siqueira – 4.743 votos
2 – Maria Elena – 3.540 votos
3 – Zenildo do Alto do Cocar – 3.476 votos
4 – Edilsão do Trânsito – 3.061 votos
5 – Elias Jardim – 3.050 votos
6 – Major Enfermeiro – 2.934 votos
7 – Manoel da ACOSAP – 2.930 votos
8 – Paulo Valgueiro – 2.734 votos
9 – Gilberto Melo – 2.581 votos
10 – Professor Zé Batista – 2.492 votos
11 – Gaturiano Cigano – 2.406 votos
12 – Gabriel Menezes – 2.346 votos
13 – Elismar Gonçalves – 2.264 votos
14 – Domingos de Cristália – 2.056 votos
15 – Osinaldo – 1.926 votos
16 – Cristina Costa – 1.856 votos
17 – Ronaldo Cancão – 1.852 votos
18 – Alex de Jesus – 1.798 votos
19 – Professor Gilmar Santos – 1.622 votos
20 – Cícero Freire – 1.619 votos
21 – Ronaldo Silva – 1.560 votos
22 – Ruy Wanderley – 1.355 votos
23 – Rodrigo Araújo – 887 votos

Prefeito Eleito
Miguel Coelho