sábado, 27 de maio de 2017

Av1 - Ser Social - Instrumentalidade em Serviço Social

1)
"Trata-se de um instrumento que propõe mudanças. O chamamos de finito por ter início, meio e fim pré-determinados. Ele apresenta objetivos específicos, recursos, orçamento, como também uma série de atividades articuladas em uma seqüência de fases."
A citação faz  menção ao conceito de:

Alternativas:
  • a)
    projeto de intervenção
    Alternativa assinalada
  • b)
    projeto ético-político
  • c)
    projeto societário
  • d)
    plano governamental
  • e)
    projeto piloto
2)
A Lei 8.662, de 1993, de regulamentação do Serviço Social, trata, em seu art. 5º , inciso I, sobre as atribuições privativas do Assistente Social. Assinale alternativa que apresenta uma (algumas) atribuição privativa da profissão: 

Alternativas:
  • a)
    coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de psicossocial
  • b)
    emitir relatórios de ordem pedagógica e sociológica, que analise socioeconomicamente a realidade do usuário
  • c)
    coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social
    Alternativa assinalada
  • d)
    Coordenar campanhas de cunho social
  • e)
    Coordenar projetos de responsabilidade social empresarial, bem como elaborar programas e projetos.
3)
Sobre a profissão de Serviço Social, assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    O Serviço Social é uma prática de ajuda e de arte.
  • b)
    O Serviço Social é uma vocação, um dom.
  • c)
    O Serviço Social é a ajuda ao próximo, em uma perspectiva assistencialista. 
  • d)
    O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão socio-técnica do trabalho.
    Alternativa assinalada
  • e)
    O Serviço Social é um trabalho voluntário que visa a solidariedade
4)
"apresenta a auto-imagem da profissão, elege os valores que o legitimam e prescrevem normas para o comportamento dos profissionais. Todo projeto profissional tem vincularão a um projeto societário."
A citação faz menção ao conceito de:

Alternativas:
  • a)
    instrumentos e técnicas
  • b)
    projeto profissional
    Alternativa assinalada
  • c)
    método
  • d)
    metodologia
  • e)
    sigilo profissional
5)
"Representa uma imagem de sociedade a ser construída, que, por sua vez, reclamam determinados valores para justificá-la e que privilegiam certos meios (materiais e culturais) para concretizá-la."
A afirmativa faz menção ao conceito de:

Alternativas:
  • a)
    projeto organizacional
  • b)
    projeto ético-político
  • c)
    projeto sociológico
  • d)
    projeto institucional
  • e)
    projeto societário
    Alternativa assinalada

Av2 - Ser Social - Instrumentalidade em Serviço Social

1)
Ter uma visão fatalista significa:

Alternativas:
  • a)
    naturalizar a exploração e o trabalho infantil
  • b)
    acreditar que a realidade já está dada e não pode ser mudada
    Alternativa assinalada
  • c)
    acreditar na possibilidade de mudança da realidade social
  • d)
    atuar em uma perspectiva messiânica
  • e)
    atuar em uma perspectiva materialista histórica
2)
A linguagem é um dos principais instrumentos do Assistente Social. Sobre a linguagem, analise as afirmativas abaixo:
I - Palavras preconceituosas, termos vulgares, ou mesmos desrespeitosos não cabem em nenhuma situação, ainda mais num ambiente profissional em que atuam pessoas com as mais variadas situações.
II - É fundamental que o Assistente Social saiba articular a linguagem oral e escrever de forma correta criando uma identidade social e se fortalecendo como um profissional competente.
III -  Os Assistentes Sociais devem possuir uma linguagem e argumentos embasados no senso comum, para que sejam entendidos. 
Está correto o que se afirma em: 

Alternativas:
  • a)
    somente I
  • b)
    somente I e III
  • c)
    somente I e II
    Alternativa assinalada
  • d)
    Somente III
  • e)
    Todas as afirmativas estão corretas
3)
Assinale a alternativa correta

Alternativas:
  • a)
    Os instrumentos ditam os objetivos profissionais.  O instrumental nada mais é do que a capacidade criativa em utilizá-lo da forma mais coerente e eficaz para uma pratica interventiva de qualidade e com responsabilidade profissional.
  • b)
    O método não pode significar mais ao profissional do que os objetivos concretos que a realidade social apresenta, o instrumental nada mais é do que a capacidade criativa em utilizá-lo da forma mais coerente e eficaz para uma pratica interventiva de qualidade e com responsabilidade profissional.
  • c)
    Os instrumentos podem significar mais ao profissional do que os objetivos concretos que a realidade social apresenta, o instrumental se configura como a capacidade criativa em utilizá-lo da forma mais coerente e eficaz para uma pratica interventiva de qualidade e com responsabilidade profissional.
  • d)
    Os instrumentos não podem significar mais ao profissional do que os objetivos concretos que a realidade social apresenta, o instrumental nada mais é do que a capacidade criativa em utilizá-lo da forma mais coerente e eficaz para uma pratica interventiva de qualidade e com responsabilidade profissional. 
    Alternativa assinalada
  • e)
    A instrumentalidade não pode significar mais ao profissional do que os instrumentos concretos cotidianos. O instrumental nada mais é do que a capacidade criativa em utilizá-lo da forma mais coerente e eficaz para uma pratica interventiva de qualidade e com responsabilidade profissional.
4)
São instrumentos de trabalho direto. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
(  ) relatório
(  ) visita domiciliar
(  ) entrevista
(  ) parecer social
As alternativas são, respectivamente:

Alternativas:
  • a)
    V, F, F, V
    Alternativa assinalada
  • b)
    V, V, F, V
  • c)
    F, F, V, V
  • d)
    F, F, F, F
  • e)
    V, V, V, V
5)
Atas de reunião, livro de registro, diário de campo, são instrumentos:

Alternativas:
  • a)
    diretos
  • b)
    indiretos
    Alternativa assinalada
  • c)
    face a face
  • d)
    neutros
  • e)
    obrigatórios

Av1 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1) Observando as afirmativas abaixo assinale a alternativa que corresponde as afirmativas corretas
I - Os cientistas sociais, que pesquisam os significados das ações sociais de outros indivíduos e deles próprios, são sujeitos e objeto de suas pesquisas.
II – A visão positivista de objetividade e de separação radical entre sujeito e objeto da pesquisa, é natural que cientistas sociais se interessem por pesquisar aquilo que valorizam.
III – Os cientistas sociais, que pesquisam os significados das ações sociais de outros indivíduos e deles próprios, são sujeitos mas não objetos de suas pesquisas.
IV – Os cientistas sociais buscam compreender os valores, crenças, motivações e sentimentos humanos, compreensão que só pode ocorrer se ação é colocada dentro de um contexto significado.

Alternativas:
  • a)
    I, II e III estão corretas.
  • b)
    I, III e IV estão corretas.
  • c)
    II, III e IV estão corretas.
  • d)
    Somente a III está correta.
  • e)
    I, II e IV estão corretas.
    Alternativa assinalada
2)
Existe uma discussão que se dá na disputa por definir se pesquisa qualitativa tem maior validade científica ou a pesquisa quantitativa, no entanto, de acordo com o material da web é possível verificar que "nenhuma das pesquisas é mais ou menos ____________ que a outra..." (Minayo e Sanches, 1993, p.247) Complete a lacuna com a expressão abaixo que corretamente completa a sentença.

Alternativas:
  • a)
    Importante.
  • b)
    Científica
    Alternativa assinalada
  • c)
    Relevante
  • d)
    Questionadora
  • e)
    Verdadeira
3)
A concretização de um projeto de pesquisa passa por etapas das mais diversas, e torna-se uma construção a partir de referenciais teórico-metodológicos ao longo do percurso acadêmico. Somos impelidos a refletir e dialogar com nossas concepções socialmente construídas, e travamos um verdadeiro combate com nossas "certezas e dúvidas" presentes em nosso mundo interior. Considerando que toda pesquisa prevê motivações à sua realização. Quais das alternativas abaixo corresponde a motivações possíveis à pesquisa em Serviço Social?

Alternativas:
  • a)
    Transformação social da realidade para além de sua descrição.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Trabalhar a realidade em si.
  • c)
    Colaborar a partir de uma visão completa e total da realidade.
  • d)
    Descrição da realidade social.
  • e)
    Mediação da realidade sem intenção de transformação.
4)
De acordo com Goldenberg, existem dois principais conceitos que diferenciam o método da ciências naturais, que busca as generalizações e a descoberta de regularidade, do das ciências sociais que visa a compreensão interpretativa das experiências dos indivíduos dentro do contexto em que foram vivenciadas. Assim pode-se afirmar que: 

Alternativas:
  • a)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e a formulação de leis generalizantes como nas ciência físicas e matemáticas.
  • b)
    Para as ciências sociais, não compete o estudo de casos particulares e sim a formulação de leis generalizantes como nas ciências físicas e matemáticas.
  • c)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de questões gerais e a formulação de leis generalizantes assim como nas ciências físicas e matemáticas.
  • d)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e não a formulação de leis generalizantes como nas ciências físicas e matemáticas.
    Alternativa assinalada
  • e)
    Para as ciências sociais, cabe o estudo de casos particulares e não formulação de leis específicas como nas ciências físicas e matemáticas.
5)
A metodologia da pesquisa científica nas ciências humanas e sociais segundo Demo se estabelece por três principais aspectos. Dentre as afirmativas abaixo quais podem representar esses aspectos?
I – Os grandes cientistas, reconhecidos por sua produtividade e criatividade no campo teórico e até da prática, não se preocuparam com a questão do método.
II – A exigência acadêmica de professores e pesquisadores quanto o domínio e correto uso da metodologia científica dos alunos/pesquisadores.
III – A questão do método é sem dúvida, um crivo central na definição do que é ou não ciência.

Alternativas:
  • a)
    Apenas II está correta
  • b)
    Apenas I está correta
  • c)
    II e III estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas III está correta
  • e)
    I e III estão corretas

Av2 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
Qual alternativa abaixo identifica as ações da segunda etapa da MP (Metodologia da Problematização) ?

Alternativas:
  • a)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, independente dos critérios, somente os aspectos que não serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • b)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema e possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
    Alternativa assinalada
  • c)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • d)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema e identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir pontos importantes da reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, com critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
  • e)
    refletir a respeito do problema; identificar possíveis fatores associados ao problema sem identificar possíveis determinantes maiores do problema; redigir toda reflexão, extraindo o seu sentido para o estudo, pelas possíveis explicações da existência do problema; eleger, independente de critérios, aqueles aspectos que serão estudados na etapa seguinte; redigir os pontos-chave.
2)
A Metodologia da Problematização (MP) com o Arco de Maguerez é a nomenclatura dada por Berbel desde 1995 para denominar uma alternativa metodológica que procura problematizar a realidade, ou um recorte dela, com vistas à sua transformação, em algum grau. O Arco de Maguerez, utilizado na Metodologia da Problematização, é constituído de cinco etapas. Escolha entre as alternativas abaixo qual a que representa corretamente essas etapas. 

Alternativas:
  • a)
    Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Certeza de Solução e Aplicação à Realidade.
  • b)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Analise; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade.
  • c)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Hipóteses de Solução, Cientificidade, e Aplicação à Realidade
  • d)
    Observação da Realidade; Pontos-Chave; Teorização; Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade
    Alternativa assinalada
  • e)
    Observação da Teoria; Pontos-Chave, Teorização, Hipóteses de Solução e Aplicação à Realidade.
3)
A MP (Metodologia da problematização) prevê 5 etapas de desenvolvimento. Os processos da terceira, quarta e quinta etapas podem ser identificados, respectivamente como:

Alternativas:
  • a)
    Hipóteses de Solução, Teorização, Aplicação à Realidade.
  • b)
    Aplicação à Realidade, Hipóteses de Solução, Teorização.
  • c)
    Hipóteses de Análise, Teorização, Aplicação à Realidade.
  • d)
    Teorização, Hipóteses de Análise, Aplicação à Realidade.
  • e)
    Teorização, Hipóteses de Solução, Aplicação à Realidade.
    Alternativa assinalada
4)
Considere V para verdadeiro e F para falso para cada afirmativa abaixo e após relacione qual das alternativas corresponde a resposta correta:
I – A primeira etapa da MP se caracteriza pela observação da realidade e definição do problema. É nesse momento que o sujeito que utiliza essa metodologia inicia um olhar crítico sobre o foco da realidade escolhida.
II – A segunda etapa da MP é a definição dos pontos-chave, que consiste em dois momentos principais, refletir sobre os possíveis fatores associados e possíveis determinantes maiores.
III – Após refletir e redigir os possíveis fatores associados e os maiores determinantes do problema, o momento seguinte da segunda etapa da MP é a definição dos pontos-chave, que na verdade não serão os pontos de estudo, mas justamente o inverso.
IV – A partir dos saberes existenciais atuais o indivíduo percebe que não é possível realizar uma leitura criteriosa a partir de uma simples observação, sendo necessário apropriar-se de técnicas e instrumentos de caráter cientifico. 

Alternativas:
  • a)
    I – V; II – V; III – F; IV – V
    Alternativa assinalada
  • b)
    I – V; II – V; III – V; IV – V
  • c)
    I – V; II – V; III – V; IV – F
  • d)
    I – V; II – F; III – V; IV – V
  • e)
    I – F; II – V; III – V; IV – V
5)
O Arco de Maguerez indica um movimento que parte da realidade, percorre as etapas do Arco e retorna a ela com um novo olhar e com uma proposta de intervenção que busca transformá-la em algum grau. Tal caminho percorrido provoca um "novo" Arco que, por sua vez, ocasionará outro, e assim por diante. Quais afirmativas abaixo podem ser consideradas corretas na comparação com a dialética?
I – Se a realidade é um movimento constante e dialético, o método do materialismo histórico e o conceito de liberdade de pensamento como um de seus desdobramentos teórico-metodológicos está para a MP (Metodologia da Problematização) como uma opção para leitura da realidade.
II – Se a realidade é um movimento constante e dialético, o método do materialismo histórico e o conceito de práxis como um de seus desdobramentos teórico-metodológicos está para a MP (Metodologia da Problematização) como uma opção para leitura da realidade.
III – O processo de ação/reflexão do recorte da realidade, parte do concreto para o abstrato e retorna ao concreto, caracterizando a MP (Metodologia da Problematização).
IV – O processo de ação independente da reflexão, do recorte da realidade, parte do concreto para o abstrato e retorna ao concreto mas sem alteração, caracterizando a MP (Metodologia da Problematização).

Alternativas:
  • a)
    Apenas IV está correta
  • b)
    Apenas I está correta
  • c)
    II e III estão corretas
    Alternativa assinalada
  • d)
    Apenas III está correta
  • e)
    I e III estão corretas

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Semelhança de Polígonos


Introdução
    Observe as figuras:
Figura A
Figura B
Figura C
    Elas representam retângulos com escalas diferentes. Observe que os três retângulos tem a mesma forma, mas de tamanhos diferentes.
    Dizemos que esse mapas são figuras semelhantes.
    Nessas figuras podemos identificar:
             AB        - distância entre A e B (comprimento do retângulo)
            CD         - distância entre C e D (largura do retângulo)
               -  ângulos agudos formados pelos segmentos 
   Medindo os segmentos de reta  e os ângulos () das figuras, podemos organizar a seguinte tabela:
m ()m ()ângulo
Fig. C3,9 cm1,3 cm= 90º
Fig. B4,5 cm1,5 cm= 90º
Fig. A6,0 cm2,0 cm= 90º
    Observe que:
  • Os ângulos correspondente nas três figuras têm medidas iguais;
  • As medidas dos segmentos correspondentes são proporcionais;
                                                
    Desse exemplo, podemos concluir que duas ou mais figuras são semelhantes em geometria quando:
  • os ângulos correspondentes têm medidas iguais ;
  • as medidas dos segmentos correspondentes são proporcionais;
  • os elementos das figuras são comuns.
        Outro exemplos de figuras semelhantes:


têm formas iguais e tamanhos diferente

Semelhança de Polígonos
Polígonos Semelhantes
    Considere os polígonos ABCD e A'B'C'D', nas figuras:
    Observe que:
  • os ângulos correspondentes são congruentes:
                            
  • os lados correspondentes (ou homólogos) são proporcionais:
                            
                                                ou
                                   
    Podemos concluir que os polígonos ABCD e A'B'C'D' são semelhantes e indicamos:
ABCD ~ A'B'D'C' (lê-se "polígonos ABCD é semelhante ao polígono A'B'D'C' ")
   Ou seja:
Dois polígonos são semelhantes quando os ângulos correspondentes são congruentes e os lados correspondentes são proporcionais.
   A razão entre dois lados correspondentes em polígonos semelhante denomina-se razão de semelhança, ou seja:
    A razão de semelhança dos polígonos considerados é 
    Obs: A definição de polígonos semelhantes só é válida quando ambas as condições são satisfeitas: Ângulos correspondentes congruentes e lados correspondentes proporcionais. Apenas uma das condições não é suficiente para indicar a semelhança entre polígonos.

Propriedades
Se dois polígonos são semelhantes, então a razão entre seus perímetros é igual à razão entre as medidas de dois lados homólogos quaisquer dos  polígonos.
Demonstração:
Sendo ABCD ~ A'B'C'D', temos que:
Os perímetros desses polígonos podem ser assim representados:
Perímetro de ABCDE (2p) = AB + BC + CD + DE + EA
   
       Perímetro de A'B'C'D'E' (2p') = A'B' + B'C' + C'D' + D'E' + E'A'
Por uma propriedade das proporções, podemos afirmar que:

    Exemplo:
  • Os lados de um triângulo medem 3,6 cm, 6,4 cm e 8 cm. Esse triângulo é semelhante a um outro cujo perímetro mede 45 cm. calcule os lados do segundo triângulo.
          Solução
   
       Razão de semelhança = 

            
    Logo, os lados do segundo triângulo são 9cm, 16cm e 20cm.