quinta-feira, 6 de abril de 2017

Av1 - PED - Lic - Ensino de Matemática

1)
O trabalho com a Resolução de Problemas implica em selecionar situações problemáticas, cotidianas e interessantes que possam estimular os alunos a participar ativamente das atividades. Uma das principais ideias dessa alternativa pedagógica é que os alunos:

Alternativas:
  • a)
    trabalhem com exercícios mecânicos.;
  • b)
    aprendam Matemática para resolver problemas;
  • c)
    aprendam algoritmos;
  • d)
    trabalhem individualmente;
  • e)
    aprendam Matemática resolvendo problemas;
    Alternativa assinalada
2)
De acordo com texto da psicopedagoga Clara Geni Berlin, intitulado "Repensando a Matemática: preparo docente precisa tornar-se elemento de compreensão do mundo", a Matemática que os alunos aprendem na escola deve dar acesso a:

Alternativas:
  • a)
    listas de procedimentos;
  • b)
    novos meios de pensar;
    Alternativa assinalada
  • c)
    aprendizagem de técnicas;
  • d)
    regras complexas;
  • e)
    novas fórmulas.
3)
Ao obter algum sucesso na resolução de exercícios matemáticos observando um exemplo resolvido é possível que, mesmo percebendo a estrutura do algoritmo presente na resolução, não se compreenda o conceito presente e nem a lógica desse algoritmo. O que se requer do aluno para que ele aprenda Matemática?

Alternativas:
  • a)
    Interesse, investigação e reflexão.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Ficar em silêncio.
  • c)
    Memorizar resultados, algoritmos e fórmulas.
  • d)
    Ler a teoria.
  • e)
    Copiar todo o conteúdo no caderno.
4)
No ensino da Matemática voltado a criação e a construção do conhecimento, em que velhas práticas de sala de aula que levavam os alunos a reproduzirem e treinarem uma Matemática tida como pronta e acabada não existem, qual papel o aluno deve ocupar?

Alternativas:
  • a)
    Mediador
  • b)
    Ouvinte
  • c)
    Receptor de conhecimento
  • d)
    Protagonista de sua aprendizagem
    Alternativa assinalada
  • e)
    Indivíduo passivo do processo
5)
No processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Resolução de Problemas, o professor tem o papel de orientar e o aluno a de resolver o problema como um todo. Nessa perspectiva, quando um problema cumpre seu papel na sala de aula?

Alternativas:
  • a)
    Quando é trabalhado em várias aulas.
  • b)
    Quando ele possui uma única resposta correta.
  • c)
    Quando o aluno se interessa em resolvê-lo.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Quando se esgota o assunto matemático em uma única aula.
  • e)
    Quando o aluno não consegue resolvê-lo.

quarta-feira, 5 de abril de 2017

OS CINCO PARÂMETROS

·         Configuração das Mãos
·         Pontos de Articulação
·         Orientação
·         Movimento
·         Expressão Facial e/ou corporal

Sinais

Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros.

Nas línguas de sinais podem ser encontrados os seguintes parâmetros:

- Configuração das Mãos




São formas das mãos, que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante (mão direita para os destros), ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador. Os sinais APRENDERLARANJA e ADORAR tem a mesma configuração de mão.



Configuração das Mãos (CM)
Pontos de Articulação (PA)
Movimento (M)

- Ponto de Articulação

É o lugar onde incide a mão predominante configurada, podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical (do meio do corpo até à cabeça) e horizontal (à frente do emissor). Os sinais TRABALHARBRINCARCONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECERAPRENDER e PENSAR são feitos na testa.



  
- Movimento

Os sinais podem ter um movimento ou não. Os sinais citados acima tem movimento, com exceção de PENSAR que, como os sinais AJOELHAREM-PÉ, não tem movimento.

 
- Orientação

Os sinais podem ter uma direção e a inversão desta pode significar ideia de oposição, contrário ou concordância número-pessoal, como os sinais QUERER e QUERER-NÃOIR e VIR.

 

- Expressão facial e/ou corporal

Muitos sinais, além dos quatro parâmetros mencionados acima, em sua configuração têm como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal, como os sinais ALEGRE e TRISTE. Há sinais feitos somente com a bochecha como LADRÃOATO-SEXUAL.



Exemplo de parâmetro:




Fonte: LIBRAS em contexto (FENEIS)
Fonte das imagens: Google


sábado, 1 de abril de 2017

Av 1 - Parâmetros Curriculares Nacionais Para o Ensino Fundamental e Médio

1)
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9.394/96, os objetivos para a educação básica (ensino fundamental) são:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
IV. o desenvolvimento da capacidade de lidar com as inovações tecnológicas, de forma técnica, dominando os valores mercadológicos.
V. o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Quais afirmativas estão corretas? 

Alternativas:
  • a)
    As afirmativas corretas são I, II, IV.
  • b)
    As afirmativas corretas são I, III, V.
  • c)
    As afirmativas corretas são II, III, IV, V.
  • d)
    As afirmativas corretas são I, II, III, V.
    Alternativa assinalada
  • e)
    As afirmativas corretas são I, III, IV, V.
2)
"O _________________________________ foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do _________________________ para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios".
Fonte: http://portal.inep.gov.br/. Acesso em: 01 de mai. de 2016.
Assinale a alternativa cujo enunciado completa corretamente as lacunas acima:

Alternativas:
  • a)
    Programa Universidade para Todos – ProUni.
  • b)
    Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
    Alternativa assinalada
  • c)
    Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
  • d)
    Provinha Brasil.
  • e)
    Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
3)
Com relação às modalidades, a LDB atual apresenta também na Educação Básica, de forma transversal, a Educação Especial e a Educação a Distância.
Em relação à Educação Especial, o que foi incluído no documento em 2013 por meio da lei n. 12.796?

Alternativas:
  • a)
    Educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
    Alternativa assinalada
  • b)
    Educação escolar que reconhecendo os "alunos excepcionais" integrantes, dentro do possível, no sistema geral de educação, onde estão incluídos tanto os serviços educacionais comuns como os especiais.
  • c)
    A "educação de excepcionais" como educação escolar. Sem abandonar a visão terapêutica de prestação de serviços às pessoas com deficiência e elegeram os aspectos corretivos e preventivos dessas ações.
  • d)
    O Ministério da Educação adota o termo "portadores de necessidades educacionais especiais" – PNEE ao se referir a alunos que necessitam de educação especial.
  • e)
    O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino".
4)
De acordo com a LBD atual, Resolução n. 2 de 30/01/2012, são também conteúdos obrigatórios para o Ensino Médio:
I - ___________________, de oferta obrigatória pelas unidades escolares, embora facultativa para o estudante (Lei nº 11.161/2005);
II - Com tratamento transversal e integradamente, permeando todo o currículo, no âmbito dos demais componentes curriculares: _____________________ (Lei nº 11.947/2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica); ____________________, respeito e valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria (Lei nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso); ___________________ (Lei nº 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental); ______________________ (Lei nº 9.503/97, que institui o Código de Trânsito Brasileiro); _______________________ (Decreto nº 7.037/2009, que institui o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3).
Assinale a alternativa com a sequência das palavras corretas: 

Alternativas:
  • a)
    Língua francesa; educação alimentar e nutricional; processo de envelhecimento; educação indígena; educação para o trânsito; educação em direitos humanos.
  • b)
    Língua inglesa; educação alimentar e nutricional; educação infantil; educação para o trânsito; educação ambiental; educação em direitos humanos.
  • c)
    Língua espanhola; educação alimentar e nutricional; processo de envelhecimento; educação ambiental; educação para o trânsito; educação em direitos humanos.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Língua espanhola; educação de primeiros socorros; processo de envelhecimento; educação militar; educação para o trânsito; educação em direitos humanos.
  • e)
    Língua francesa; educação alimentar e nutricional; processo de envelhecimento; educação ambiental; educação para o trânsito; educação em direitos humanos.
5)
De acordo com as metas da Lei nº 13.005/2014 (Lei do PNE), faça a correspondência da forma adequada:
(1) Educação infantil
(2) Ensino fundamental
(3) Ensino médio
(4) Educação especial
(5) Tempo integral
( ) oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, cinquenta por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, vinte e cinco por cento dos(as) alunos(as) da educação básica.
( ) universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, cinquenta por cento das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE.
( ) universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de seis a quatorze anos e garantir que pelo menos noventa e cinco por cento dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE.
( ) universalizar, para a população de quatro a dezessete anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
( ) universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento.
Assinale a sequencia correta de cima para baixo: 

Alternativas:
  • a)
    1, 3, 5, 2, 4.
  • b)
    2, 4, 5, 1, 3.
  • c)
    5, 1, 2, 4, 3.
    Alternativa assinalada
  • d)
    4, 3, 5, 2, 1.
  • e)
    5, 3, 2, 1, 4.

quarta-feira, 29 de março de 2017

DICAS: LIMÃO

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Corte 1 limão e coloque no seu quarto na hora de dormir - aqui está o porquê!

O limão é conhecido por seus benefícios à saúde.Porém seus poderes vão muito mais além.Seu cheiro único é associado à limpeza e frescura do ambiente e diz-se que ele tem a capacidade de melhorar o humor.



O limão é conhecido por seus benefícios à saúde.


Porém seus poderes vão muito mais além.


Seu cheiro único é associado à limpeza e frescura do ambiente e diz-se que ele tem a capacidade de melhorar o humor.
É por isso que esta fruta cítrica, na medicina natural, muitas vezes é utilizada para auxiliar no tratamento de ansiedade e depressão.
Além disso, o limão atua como um antisséptico e seu potente suco é largamente utilizado como agente de limpeza.
Segundo especialistas, o suco de limão também funciona como limpador natural do couro cabeludo.
E muitas pessoas usam esse suco para tratar problemas de pele, como manchas escuras e acne.
No caso do escurecimento da pele, corte um limão ao meio e esfregue-o sobre os joelhos e cotovelos para suavizar e clarear essas áreas.
Além disso, você pode usar suco de limão para clarear as unhas, aliviar os pés doloridos e refrescar o hálito.
Mas, sempre que usar suco de limão externamente, não se exponha ao sol.

Limão para a saúde

O suco de limão é extremamente benéfico para problemas de saúde como indigestão, artrite e reumatismo.
O consumo regular de limonada ajuda a eliminar as toxinas do corpo e também impede a formação de pedras nos rins.
Além disso, o limão tem a capacidade de purificar o sangue e, assim, é ótimo para auxiliar no tratamento de doenças como chicungunha, malária e cólera.
É um fato bem conhecido que essa fruta é uma fonte incrível de vitamina C.

No entanto, é muito pouco conhecido o fato de que ele contém muitos outros nutrientes, como cobre, magnésio, ferro, potássio, cromo, vitamina A e vitamina E.
Além disso, o limão é abundante em antioxidantes que combatem o envelhecimento.

E agora uma superdica!

O cheiro do limão é incrível, não é?
Por esse motivo ele é muito melhor do que os purificadores de ambiente em spray, que são produtos altamente nocivos à saúde.
O limão é diferente: purifica e perfuma o ar sem nenhum produto químico e tóxico e não agride o meio ambiente.
Quer dormir com o ar mais puro, o que vai ajudar a melhorar seu sono e elevar a imunidade?
Corte um limão em quatro (como na foto) e deixe em um prato durante a noite ao lado da sua cama.
Pode ser mais de um limão (quanto mais, melhor).
E de qualquer variedade.
Isso vai deixar o ar do seu quarto limpo e purificado, sem o uso de sprays tóxicos.
Mais importante: sentir o ar natural de limão durante a noite ajuda a respirar melhor, especialmente quando se trata de pessoas com alergias ou asma.
Deixe um limão cortado sobre a cabeceira e, ao acordar, você terá a garganta limpa e a cabeça mais clara.


sábado, 25 de março de 2017

Av1 - PED - Lic - Ensino de Língua Portuguesa

1)
Ao longo dos anos, a discussão entre alfabetização e letramento tem sido cada vez maior e mais efetiva na educação.
Com base nesta comparação, assinale a alternativa que apresenta a diferença entre os dois processos:

Alternativas:
  • a)
    Alfabetização é o domínio da leitura e letramento o domínio da escrita.
  • b)
    Alfabetização é o domínio da norma padrão da língua portuguesa, enquanto o letramento absorve as práticas de variação de informalidade.
  • c)
    Alfabetização é saber escrever, enquanto o letramento consiste na prática de escrever de forma crítica e dentro das normas da língua portuguesa.
  • d)
    Alfabetização é o processo de construção de elementos textuais, enquanto o letramento é a construção de saberes linguísticos formais.
  • e)
    Alfabetização é a aquisição do sistema linguístico e letramento é o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita socialmente construídas.
    Alternativa assinalada
2)
Observe o texto:
Letramento é uma palavra "recém-chegada ao vocabulário da Educação e das Ciências Lingüísticas" (SOARES, 2004, p. 15)
Dessa forma, observe as afirmações a seguir e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO:
(   ) Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever.
(   ) Alfabetização consiste na prática de ensinar o sistema de códigos da língua.
(   ) Letrado é aquele indivíduo que reconhece as letras e sílabas.
(   ) Letrado é aquele indivíduo que, além de saber ler e escrever, usa socialmente a leitura e a escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:
  • a)
    F-F-F-V.
  • b)
    V-V-F-F.
  • c)
    F-V-V-F.
  • d)
    V-F-V-F.
  • e)
    V-V-F-V.
    Alternativa assinalada
3)
Leia o fragmento abaixo:
"Vivemos em uma sociedade grafocêntrica onde se dá grande importância às habilidades de ler e escrever. Mas, de acordo com Soares (1998), adquirir a leitura e a escrita, ou ser alfabetizado somente, não basta, é necessário fazer o uso dessas linguagens, envolver-se com as práticas sociais de escrita".
(MARTINS, Kelly Cristina Costa; ESPÍNDOLA, Ana Lucia. Alfabetização e letramento na escola: práticas possíveis? COLE – Congresso de Leitura do Brasil. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem10pdf/sm10ss09_03.pdf Acesso em 29 de setembro de 2015)
Dessa forma é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    o conhecimento que deve ser considerado é o da escrita, baseado em norma padrão e presente na sala de aula.
  • b)
    o conhecimento que deve ser considerado é o exclusivamente verbal, sem a necessidade das demais linguagens serem abordadas.
  • c)
    o conhecimento adquirido deve relacionar-se às práticas sociais reais que necessitam do uso da leitura, da escrita e da linguagem.
    Alternativa assinalada
  • d)
    o conhecimento adquirido deve relacionar-se às práticas pedagógicas que circulam exclusivamente no ambiente escolar.
  • e)
    o conhecimento adquirido deve relacionar-se às novas tecnologias, visto que a linguagem escrita não é mais utilizada.
4)
"A expressão letramento escolar refere-se aos usos, às práticas e aos significados da língua escrita no contexto escolar. Tal designação decorre da compreensão de que o letramento varia de acordo com o contexto em que ocorrem eventos de letramento. Ler e escrever na escola são processos que se diferenciam de ler e escrever fora da escola, pois o quê, como, quando, para que se lê ou se escreve na escola são aspectos definidos a partir das especificidades dessa instituição, que visa, em última instância, ao ensino e à aprendizagem. A expressão letramento escolar, portanto, aponta para diferenças entre práticas de leitura e escrita desenvolvidas dentro e fora da escola".
(CASTANHEIRA, Maria Lucia. Verbete: Letramento Escolar. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceal... Acesso em 28 de setembro de 2015)
Dessa forma, é correto afirmar que o professor que deseja propiciar um ensino alicerçado no letramento deve:

Alternativas:
  • a)
    propiciar práticas relacionadas ao uso da forma padrão da língua materna, de forma a desenvolver a competência gramatical de seus alunos;
  • b)
    propiciar um ambiente rico em materiais variados, adequados e relevantes, no qual a criança tenha condições de ler e escrever relacionado às práticas sociais;
    Alternativa assinalada
  • c)
    propiciar práticas de alfabetização baseadas em conhecimentos descontextualizados e que não se relacionam às práticas sociais;
  • d)
    propiciar um ambiente de mediação, onde o aluno irá receber as informações e conhecimentos e reproduzi-las sem pensamento crítico ou discussões.
  • e)
    propiciar práticas de leitura e escrita num contexto exclusivamente formal, uma vez que os letramentos devem ser realizados na norma culta da Língua.
5)
Observe o texto abaixo:
"Cada pessoa é importante e possui sua forma peculiar de ser. Na escola, com crianças e adolescentes, não é diferente, pois cada um traz consigo uma bagagem cultural adquirida através do contato com a família, bem como com outras pessoas do seu meio social".
Dessa forma é correto afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Todas as crianças possuem bagagens culturais e linguísticas que devem ser consideradas e inseridas no contexto do ensino.
    Alternativa assinalada
  • b)
    As crianças possuem bagagens linguísticas, contudo, tratam-se das variações linguísticas e, estas, não são ensináveis na escola.
  • c)
    As crianças possuem bagagens culturais, contudo, no que concerne à aquisição da língua, elas ainda não possuem construções.
  • d)
    Todas as crianças, devido à inexperiência relativa à faixa etária, possuem bagagens, mas isto deve ser desconsiderado nas práticas pedagógicas.
  • e)
    As crianças possuem bagagens importantes para seu convívio com as demais crianças, mas isso não reflete no seu processo de ensino-aprendizagem.