terça-feira, 27 de março de 2018

Av 2 - Inclusão no Ensino Regular

1)
Segundo Carvalho (1999) o conceito de inclusão é "um processo de educar conjuntamente e de maneira incondicional, nas classes do ensino comum, alunos ditos normais com alunos – portadores ou não de deficiências – que apresentem necessidades educacionais especiais".
A ideia da autora sobre inclusão é a de que: 

Alternativas:
  • a)
    O processo educacional dos portadores de deficiência é difícil e complicado, pois demanda muito apoio especializado.
  • b)
    Assim serão cultivados valores como: respeito à diferença, cooperação e solidariedade em prol de uma sociedade igualitária e justa com direito e acesso a recursos e serviços para todos.
    Alternativa assinalada
  • c)
    O conceito de inclusão é subjetivo e cada governo aplica as leis de acordo com as necessidades, atingindo a todos.
  • d)
    Incluir alunos especiais é tarefa fácil atualmente, pois não há mais preconceito por parte das famílias dos alunos ditos normais.
  • e)
    Educar conjuntamente significa que a família do deficiente deverá acompanhar todo o processo de ensino aprendizagem desse aluno.
2)
Sabemos que a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.
Diante dessa consideração, qual é a alternativa correta?

Alternativas:
  • a)
    A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.
  • b)
    A Educação especial já foi fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determinando formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados nos testes psicométricos que, por meio de diagnósticos, definiam as práticas escolares para os alunos com deficiência.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com deficiência.
  • d)
    A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com altas habilidades.
  • e)
    A educação especial atualmente se fundamenta na ideia de que todos são diferentes.
3)
Integração e Inclusão muitas vezes se confundem. É preciso verificar qual modelo educacional é adotado para poder entender e diferenciar.
De acordo com as ideias de Mantoan, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    Integração é mais abrangente e depende do perfil da turma, o nível de capacidade de adaptação às opções da escola não é verificado, ou seja, tudo é mantido como antes, o esquema não é questionado. Inclusão é a inserção mais restrita do aluno especial, o objetivo é incluir quem foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá se adaptar às necessidades da sala regular ou classe especial.
  • b)
    Integração é mais restrita e depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola (sala regular, classe especial ou instituição especializada), ou seja, tudo é mantido como antes, o esquema não é questionado. Inclusão é a inserção mais radical, completa e sistemática do aluno especial cujo objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos.
    Alternativa assinalada
  • c)
    Integração é mais complexa, mas não depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola é testado e ele decide se frequentará a sala regular, a classe especial ou instituição especializada. Inclusão é a inserção mais radical, completa e sistemática do aluno especial cujo objetivo é atender na instituição e na escola o aluno que foi anteriormente excluído, as atividades deverão se adaptar às particularidades de todos os alunos.
  • d)
    Integração é mais restrita e depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola (sala regular, classe especial ou instituição especializada), ou seja, tudo é adaptado em função desse aluno. Inclusão é a inserção mais complexa, difícil e necessária do aluno especial cujo objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, deixar ninguém de fora do sistema escolar somente aqueles que as famílias não concordarem com as adaptações para atender a todos os alunos.
  • e)
    Integração é mais ampla e não depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola não precisa ser levado em conta, o aluno será encaminhado primeiro à sala regular e depois à classe especial. Inclusão é a inserção mais fácil do ponto de vista escolar, o objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá ser questionado a todo momento a fim de se adaptar às particularidades dos alunos especiais.
4)
Leia com atenção:
I – Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II – Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III – Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV – Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V – Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI – Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII – Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII – Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Assinale a alternativa correta em relação ao que foi descrito acima:

Alternativas:
  • a)
    São atribuições do professor que atua em sala de comum e presta o atendimento educacional especializado, indicadas na Lei 5.692/71.
  • b)
    São atribuições do professor que atua em sala de recursos das APAEs, indicadas na Lei 7.853 de 24/10/1989.
  • c)
    São atribuições do professor que atua na educação básica e presta o atendimento educacional adaptado, indicadas no Art. 13 da Resolução n. 4 de 02/10/2009.
  • d)
    São atribuições do professor que atua em sala de recursos especiais e presta o atendimento educacional especializado, indicadas na resolução CNE/CEB N.2 DE 2001.
  • e)
    São atribuições do professor que atua em sala de recursos multifuncionais e presta o atendimento educacional especializado, indicadas no Art. 13 da Resolução n. 4 de 02/10/2009.
    Alternativa assinalada
5)
[...] é uma tarefa a ser dividida entre pais e profissionais. Uma atitude positiva da parte dos pais favorece a integração escolar e social. Pais necessitam de apoio para que possam assumir seus papéis de pais de uma criança com necessidades especiais. O papel das famílias e dos pais deveria ser aprimorado através da provisão de informação necessária em linguagem clara e simples; ou enfoque na urgência de informação e de treinamento em habilidades paternas constitui uma tarefa importante em culturas aonde a tradição de escolarização seja pouca (BRASIL, 1994, p.14).
De acordo com o exposto acima, podemos entender que o êxito no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular vai depender do seu desenvolvimento. Por isso, podemos afirmar que:

Alternativas:
  • a)
    A educação inclusiva depende do trabalho e esforço dos professores.
  • b)
    A integração da família é importante, mas não imprescindível.
  • c)
    A educação de crianças com necessidades educacionais especiais não se limita ao ambiente escolar.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Os alunos devem ser analisados pela escola e seus pais devem ser orientados a ajudar nas tarefas.
  • e)
    O ensino regular não consegue suprir todas as necessidades dos alunos com NEE.

Av 1 - Inclusão no Ensino Regular

1)
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I - Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial, algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras;
II - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo;
III - Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas;
IV - A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos;
V - As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros.
Assinale a alternativa correta em relação às afirmativas acima:

Alternativas:
  • a)
    Todas estão corretas.
  • b)
    Somente a afirmativa IV está correta.
    Alternativa assinalada
  • c)
    II e V estão corretas.
  • d)
    I, III e IV estão incorretas.
  • e)
    Somente V está correta.
2)
O humanismo filosófico, que defende a inclusão escolar de pessoas com deficiências, nos mostra que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes.
Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que: 

Alternativas:
  • a)
    A inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio.
  • b)
    A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva.
    Alternativa assinalada
  • c)
    A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva.
  • d)
    A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais.
  • e)
    A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente.
3)
Sobre a APAE assinale a alternativa correta:

Alternativas:
  • a)
    Associação dos Pais e Amigos dos Especiais, criada em 1910 em São Paulo, junto ao hospital do Juquiri.
  • b)
    Atendimento aos Pais e Alunos Especiais, criada em 1942 no Rio de Janeiro, anexa ao hospital psiquiátrico.
  • c)
    Amigos e Pais de Alunos Excepcionais, criada em 1898 em Franco da Rocha.
  • d)
    Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, criada em 1954 no Rio de Janeiro, devido à presença de um casal de americanos do Narc (Association National Children Retard).
    Alternativa assinalada
  • e)
    Associação dos Pais e Alunos Excepcionais, criada em 1942 em São Paulo pelo médico Dr. Franco da Rocha.
4)
Na Idade Média havia muita ignorância, crendices e crenças populares em relação à questão da deficiência.
Assinale a alternativa correta que explica como eram vistos os deficientes tanto pelo povo quanto pelas classes abastadas:

Alternativas:
  • a)
    Os deficientes eram vistos como desumanos e seres lendários.
  • b)
    Os deficientes eram vistos como nobres criaturas, possuídos por espíritos desumanos.
  • c)
    Os deficientes eram vistos como castigos de Deus, resultado da ira celeste, possuídos por maus espíritos ou pelo demônio.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Os deficientes eram vistos como ineducáveis, pois eram possuídos por maus espíritos.
  • e)
    Os deficientes eram vistos como castigos de Deus para suas famílias e deveriam passar a vida mendigando por comida e bebida.
5)
"O homem de qualquer das famílias de tua linhagem que tiver deformidade corporal não oferecerá pães ao seu Deus, e nem se aproximará de seu Ministério; se for cego, se coxo, se tiver nariz pequeno ou grande, ou torcido; se tiver um pé quebrado ou a mão; se for corcunda [...]". Moisés (apud SILVA, 1987, p. 74)
SILVA, Otto Marques da. A epopéia ignorada – a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
De acordo com o trecho acima, podemos dizer que, para os hebreus, as doenças crônica, física e mental e as deformidades indicavam:

Alternativas:
  • a)
    Uma característica desagradável.
  • b)
    Um castigo celestial.
  • c)
    Um grau de impureza ou pecado.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Uma discriminação da igreja.
  • e)
    Uma questão médica.

segunda-feira, 12 de março de 2018

RELAÇÃO DE INSCRITOS EM PROCESSO SELETIVO DE JUAZEIRO-BA

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou, nesta segunda-feira (05), a relação de inscrições deferidas para o processo seletivo da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).
O Processo Seletivo Simplificado, realizado para atender às necessidades excepcionais de manutenção dos serviços essenciais da SEDUC, oferece 57 vagas para cargos demédio e superior. Mais informações através do telefone (74) 3612-5674.
Abaixo as listas dos candidatos que tiveram suas inscrições deferidas e indeferidas.



domingo, 4 de março de 2018

Av1 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
O assistente social, ao desenvolver uma pesquisa deve partir da compreensão de que:

Alternativas:
  • a)
    a metodologia inclui concepções teóricas, que se traduz no conjunto de técnicas e no potencial criativo do pesquisador. 
    Alternativa assinalada
  • b)
     a  pesquisa é uma atitude e prática teórica de busca que define um processo acabado e eventual
  • c)
     a pesquisa remete ao processo de produção do conhecimento, em que o sujeito busca confirmar uma realidade
  • d)
     a pesquisa envolve uma abordagem teórica que capta e apreende a complexidade e as articulações da realidade de maneira total e completa.
  • e)
     o objeto da pesquisa são as pessoas, foco da análise que provoca a indagação, constituídas como matéria inerte
2)
Sabendo-se que a pesquisa, no Serviço Social, expressa a dimensão investigativa da profissão, considere as afirmações abaixo. 
I - A pesquisa permite conhecer as reais condições de trabalho da categoria dos(as) Assistentes Sociais. 
II - A pesquisa permite identificar as condições de vida da população usuária dos serviços prestados. 
III - A pesquisa permite construir conhecimento definitivo, a-histórico e incontestável. 
Quais estão corretas?

Alternativas:
  • a)
    Apenas I
  • b)
    Apenas II
  • c)
    Apenas III
  • d)
    Apenas I e II
    Alternativa assinalada
  • e)
    Apenas II e III
3)
Ana Clara é assistente social e trabalha em uma Organização Não Governamental (ONG) que desenvolve ações com famílias em situação de vulnerabilidade social. A instituição na qual trabalha recebeu uma Carta Convite para apresentação de uma proposta de projeto social de uma organização internacional. Como pré- requisito, o projeto deve efetuar um estudo socioeconômico cujo resultado irá subsidiar a posterior avaliação de impacto. Ana Clara foi incumbida de realizar esse trabalho.Considerando que uma parte considerável da pesquisa será efetuada com base em situações vividas ou em relatos verbais, assinale a opção que indica as técnicas que Ana Clara deverá usar em sua pesquisa.

Alternativas:
  • a)
     Acompanhamento social e anamnese social.
  • b)
    Entrevista social e análise documental.
  • c)
    Questionário e observação sistemática.
    Alternativa assinalada
  • d)
    Grupo focal e análise do universo a ser estudado.
  • e)
    Coleta de dados e amostra do universo a ser estudado.
4)
 Um dos pressupostos que fundamentam o uso de metodologias qualitativas de pesquisa é

Alternativas:
  • a)
     a ênfase no número de pessoas que vai prestar a informação.
  • b)
      o diálogo crítico e criativo com a realidade.
  • c)
     a necessidade de interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento
  • d)
      o modelo experimental e investigativo.
  • e)
     o reconhecimento da importância de se conhecer a experiência social do sujeito.
    Alternativa assinalada
5)
É uma das etapas do processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa. 

Alternativas:
  • a)
      a análise quantitativa dos resultados obtidos, confirmando ou não as hipóteses definidas e os resultados com os conceitos teóricos.
  • b)
    o processo de conhecimento com o uso de técnicas que buscam a objetividade por meio de uma lógica formal e neutralidade no processo de investigação.
  • c)
     a metodologia da experimentação, buscando a veracidade ou a falsidade de hipóteses, validadas por processos dedutivos matemáticos, do tipo causa e efeito.
  • d)
    o objeto da pesquisa qualitativa é o mundo das representações, das relações e da intencionalidade enquanto parte do universo da produção humana.
e)
o conjunto de procedimentos que valoriza, compreende e interpreta os dados empíricos, sem contudo, relaciona-los  com a teoria.

Av2 - Ser Social - Pesquisa Social e Oficina de Formação

1)
 Essa  etapa, quando organizada, facilita o desenvolvimento e assegura uma lógica (passo a passo) na execução da pesquisa social. Então, reforçamos que ela se inicia com a consolidação e aplicação do instrumental e das técnicas escolhidas, em conformidade com o método.
Estamos nos referindo a qual etapa:



Alternativas:
  • a)
    Coleta de dados 
    Alternativa assinalada
  • b)
    Seleção
  • c)
    Codificação
  • d)
    Tabulação
  • e)
    Operação
2)
 Uma unidade de atendimento socioeducativo de semiliberdade tem a seguinte composição em seu quadro técnico: 01 assistente social, 01 psicólogo e 01 pedagogo. O assistente social, visando elaborar o seu projeto de intervenção profissional, decide fazer uma pesquisa com os adolescentes da referida unidade como forma de aprofundar o seu conhecimento a respeito dos usuários dos serviços da instituição. Em seu projeto o assistente social opta pela modalidade de pesquisa que "trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores, das atitudes" (MINAYO, 2009, p.21). A modalidade de pesquisa escolhida pelo assistente social é a pesquisa:


Alternativas:
  • a)
     quantitativa
  • b)
    bibliográfica
  • c)
     qualitativa
    Alternativa assinalada
  • d)
    descritiva
  • e)
     iconográfica;
3)
 Há uma particularidade histórica na concepção e no modo de pesquisar no âmbito do exercício profissional do Assistente Social. A pesquisa é concebida como:

Alternativas:
  • a)
    interlocução da teoria, desconsiderando a interação com os sujeitos.
  • b)
    simples trajetória de um método a ser seguido, com fins a serem alcançados e, posteriormente, avaliados.
  • c)
    constitutiva de objetividade, desqualificando a subjetividade e o social.
  • d)
    mediação constitutiva da identidade e do exercício profissional do Assistente Social, inerente, portanto, ao projeto ético-político da profissão.
    Alternativa assinalada
  • e)
    processo investigativo em que o documento final a ser produzido desconsidera o loco social em que foi realizada.
4)
 O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social privilegia o contato do pesquisador com o sujeito e prioriza os fatos que estão mais próximos do sujeito e que repercutem na sua vida, considerando seus sentimentos, valores, crenças, costumes e práticas sociais cotidianas. O uso desta metodologia nos remete a um pressuposto que se expressa

Alternativas:
  • a)
     na busca para entender os fatos a partir da interpretação do pesquisador.
  • b)
      no conhecimento do sujeito, o contexto em que ele vive e o juízo de valor sobre a sua prática social.
  • c)
      na vivência dos sujeitos, operando com pressuposições em relação ao significado.
  • d)
     na objetivação do fenômeno, ou seja, uma tentativa de neutralidade do pesquisador em relação ao objeto de estudo. 
    Alternativa assinalada
  • e)
     a partir de um distanciamento relativo dos sujeitos pesquisados.
5)
Sobre o planejamento de uma pesquisa, assinale a afirmativa correta.

Alternativas:
  • a)
    Consiste em uma proposta, na qual são registrados os fundamentos, as diretrizes e as decisões a serem tomadas no decorrer da sua execução.
  • b)
    É um processo de reflexão e tomada de decisão acerca dos objetos e procedimentos a serem adotados.
  • c)
    É um documento formado por título e tema, justificativa, problema, objetivos, metodologia, resultados esperados, cronograma e orçamento.
    Alternativa assinalada
  • d)
    É a etapa de um projeto que decide, com objetividade e clareza, o que se pretende pesquisar
  • e)
    Consiste em um cronograma que estabelece as ações e as etapas a serem realizadas por meio de uma planilha detalhada do orçamento.